Procedimento de diagnóstico para processo crítico: aplicação em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

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Main Author: Costa, Michelle de Oliveira
Publication Date: 2020
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Download full: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15818
http://dx.doi.org/10.22409/PPGA.2020.mp.72901896120
Summary: Este trabalho tecnológico aborda um procedimento de diagnóstico como solução para o problema de processo crítico do departamento de ensino de um campus do Instituto Federal em detrimento dos resultados esperados para uma gestão efetiva do órgão público federal. Neste sentido, a situação problema de pesquisa deste estudo delineouse em torno do desafio de conseguir que um departamento acompanhe processos mapeados identificando pontos críticos para propor possíveis soluções. Partiu-se então, do seguinte questionamento: Como diagnosticar processo crítico de modo a ter um acompanhamento de processos mapeados mais eficiente? No intuito de responder a essa questão, a presente pesquisa teve por objetivo geral propor um plano de diagnóstico ao campus do Instituto Federal. Método para a solução do problema: Esta pesquisa qualitativa, de natureza aplicada, tem abordagem conceitual na evolução da ciência do projeto, Design Science, onde a partir do ambiente de atuação profissional foi desenvolvido um produto funcional. Os objetivos alinharam-se com a descrição de como os fenômenos ocorrem e na prescrição de como operacionalizar a proposta de solução. Para a coleta dos dados utilizou-se de estratégia de triangulação da fundamentação teórica, pesquisa documental e entrevistas em profundidade e para tratamento dos dados, análise documental e procedimentos sistemáticos de descrição de conteúdo - análise de conteúdo, à luz da teoria. Resultados: A pesquisa percorreu os caminhos analíticos da gestão de processos em relação à sua criticidade, mapeamento de processos no que tange ao diagnóstico, melhoria de processos quanto as possíveis intervenções e agregou valor com a avaliação dos resultados obtidos quanto às possibilidades de diagnóstico periódico, qualidade e facilidade de uso do material esperado pelos interessados, dando origem ao produto tecnológico com a modelagem do método para diagnosticar processo crítico e ao objetivo geral proposto com o desenvolvimento do plano de diagnóstico. Possíveis implicações práticas: O produto desta pesquisa impacta a administração pública federal enquanto viabiliza qualidade e utilidade para os agentes tais como o conhecimento dos processos possibilitando agilidade e redução no tempo de execução das tarefas, transparência e eficiência na condução do fluxo, eliminação de barreiras, melhoria da produtividade, satisfação do usuário com o serviço prestado, segurança nas informações repassadas, estabelecimento de prazos, definição de prioridades, dentre outros. Proposta de originalidade e contribuições: Se desenvolve a partir de uma abordagem metodológica inovadora em desenvolvimento de projetos na área da administração pública, com implicações práticas, a partir da propositura de um produto tecnológico funcional. Sua aplicação no contexto profissional combina conhecimentos seminal e estudos empíricos da gestão de processos em órgãos públicos, mapeamento de processos e melhoria de processos, com experiências distintas a um determinado grupo interessado em solucionar o problema. Além disso, existe a possibilidade de disseminação das práticas organizacionais aqui angariadas em outros processos críticos da mesma organização e em outras Instituições Federais de Ensino. Suas contribuições têm aderência com a linha de atuação científico-tecnológica: Organizações e Sociedade. Projeção da produção Técnica/Tecnológica: O plano de diagnóstico de processo crítico como forma de acompanhamento de processos é o principal produto técnico/tecnológico derivado do estudo. Enquadra-se como Produto Técnico/Tecnológico: Processos de Gestão, pertencente ao Eixo 1 – Produtos e Processos. A produção apresenta aplicabilidade pois contribui com melhorias na qualidade da prestação do serviço, é de interesse dos participantes dos processos, apresentará retorno benéfico para os usuários e têm a aprovação pelo principal gestor do campus estudado. O produto tecnológico também traz inovação, visto que almeja propor implementação de modelo de acompanhamento de processos mapeados, algo ainda inexistente na realidade institucional e de grande relevância para o controle eficiente das atividades desempenhadas pela administração pública, em especial nas Instituições Federais de Ensino.
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Partiu-se então, do seguinte questionamento: Como diagnosticar processo crítico de modo a ter um acompanhamento de processos mapeados mais eficiente? No intuito de responder a essa questão, a presente pesquisa teve por objetivo geral propor um plano de diagnóstico ao campus do Instituto Federal. Método para a solução do problema: Esta pesquisa qualitativa, de natureza aplicada, tem abordagem conceitual na evolução da ciência do projeto, Design Science, onde a partir do ambiente de atuação profissional foi desenvolvido um produto funcional. Os objetivos alinharam-se com a descrição de como os fenômenos ocorrem e na prescrição de como operacionalizar a proposta de solução. Para a coleta dos dados utilizou-se de estratégia de triangulação da fundamentação teórica, pesquisa documental e entrevistas em profundidade e para tratamento dos dados, análise documental e procedimentos sistemáticos de descrição de conteúdo - análise de conteúdo, à luz da teoria. Resultados: A pesquisa percorreu os caminhos analíticos da gestão de processos em relação à sua criticidade, mapeamento de processos no que tange ao diagnóstico, melhoria de processos quanto as possíveis intervenções e agregou valor com a avaliação dos resultados obtidos quanto às possibilidades de diagnóstico periódico, qualidade e facilidade de uso do material esperado pelos interessados, dando origem ao produto tecnológico com a modelagem do método para diagnosticar processo crítico e ao objetivo geral proposto com o desenvolvimento do plano de diagnóstico. Possíveis implicações práticas: O produto desta pesquisa impacta a administração pública federal enquanto viabiliza qualidade e utilidade para os agentes tais como o conhecimento dos processos possibilitando agilidade e redução no tempo de execução das tarefas, transparência e eficiência na condução do fluxo, eliminação de barreiras, melhoria da produtividade, satisfação do usuário com o serviço prestado, segurança nas informações repassadas, estabelecimento de prazos, definição de prioridades, dentre outros. Proposta de originalidade e contribuições: Se desenvolve a partir de uma abordagem metodológica inovadora em desenvolvimento de projetos na área da administração pública, com implicações práticas, a partir da propositura de um produto tecnológico funcional. Sua aplicação no contexto profissional combina conhecimentos seminal e estudos empíricos da gestão de processos em órgãos públicos, mapeamento de processos e melhoria de processos, com experiências distintas a um determinado grupo interessado em solucionar o problema. Além disso, existe a possibilidade de disseminação das práticas organizacionais aqui angariadas em outros processos críticos da mesma organização e em outras Instituições Federais de Ensino. Suas contribuições têm aderência com a linha de atuação científico-tecnológica: Organizações e Sociedade. Projeção da produção Técnica/Tecnológica: O plano de diagnóstico de processo crítico como forma de acompanhamento de processos é o principal produto técnico/tecnológico derivado do estudo. Enquadra-se como Produto Técnico/Tecnológico: Processos de Gestão, pertencente ao Eixo 1 – Produtos e Processos. A produção apresenta aplicabilidade pois contribui com melhorias na qualidade da prestação do serviço, é de interesse dos participantes dos processos, apresentará retorno benéfico para os usuários e têm a aprovação pelo principal gestor do campus estudado. O produto tecnológico também traz inovação, visto que almeja propor implementação de modelo de acompanhamento de processos mapeados, algo ainda inexistente na realidade institucional e de grande relevância para o controle eficiente das atividades desempenhadas pela administração pública, em especial nas Instituições Federais de Ensino.This technological work addresses a diagnostic procedure as a solution to a previously identified problem, monitoring of mapped processes, which comes to diagnose - based on empirical knowledge - a critical process in the teaching department of a campus of the Federal Institute in detriment of the results expected by management of the federal public agency. In this sense, the research problem situation of this study is outlined around the challenge of getting a department to follow mapped processes by identifying critical points to seek solutions. The question then started: How to diagnose a critical process in order to have a more efficient monitoring of mapped processes? In order to answer this question, the present research had the general objective of proposing a diagnostic plan for the Federal Institute campus. Method for solving the problem: It is a qualitative research, of an applied nature, with a conceptual approach in the evolution of the project science, Design Science, where a functional product was developed from the professional performance environment. The objectives were aligned with of how the phenomena occur and in the prescription of how to operationalize the proposed solutions. For data collection, a triangulation strategy of the theoretical foundation, documentary research and in-depth interviews were used and for data treatment, document analysis and systematic procedures for content description – content analysis, in the light of theory. Results: Bearing in mind that educational institutions in general, from the mapping of processes, do not have their proper monitoring, the objective is through practical experience of process executors to carry out a diagnosis of critical process aiming at improvements in monitoring and thus proposing the implantation of a procedure through a diagnostic plan to be submitted to the manager of the studied campus. The expected result is that from the campus under study and the diagnosis made, a model can be approved by the institution Possible practical implications: The product of this research impacts the federal public administration while enabling quality and usefulness for its executors, such as the knowledge of the processes, agility and reduction in the execution time of the tasks, transparency and efficiency in the conduct of the flow, elimination of barriers, improvement of productivity, user satisfaction with the service provided, security in the information transferred, establishment of deadlines, definition of priorities, among others. Originality proposal and contributions: The proposal presented is original because it develops from an innovative methodological approach in project development in the area of public administration, with practical implications, from the proposal of a functional technological product. Its application in the professional context combines seminal knowledge and empirical studies of process management in public agencies, process mapping and process modeling, with different experiences for a group interested in solving the problem. It unfolds from the impacts on the efficiency of a given process of a federal educational institution, which will provide more quality, reliability and will bring more security to servers / managers with regard to its operationalization and return to society. In addition, there is the possibility of disseminating the organizational practices gathered here in other critical processes of the same organization and in other federal educational institutions. The research project is linked to production. The research line is linked to production. His contributions are in line with the scientific-technological line of action: Organizations and Society. Projection of Technical / Technological production: The procedure implementation plan for the diagnosis of critical processes as a means of monitoring processes is the main technical / technological product derived from the study. It is classified as Technical / Technological Product: Management Processes, belonging to Axis 1 - Products and Processes. The production has applicability as it contributes to improvements in the quality of service provision, is of interest to the participants in the processes, will present a beneficial return for users and will be submitted for approval by the main manager of the studied campus. The technological product also brings innovation, since it aims to propose the implementation of a model for monitoring mapped processes, something that does not yet exist in the institutional reality and of great relevance for the efficient control of the activities performed by the public administration, especially in federal educational institutions122 f.Volta RedondaAbdalla, Márcio MoutinhoOliveira, Murilo AlvarengaOliveira, Leonel Gois Limahttp://lattes.cnpq.br/9037419932572627http://lattes.cnpq.br/4524218198273943http://lattes.cnpq.br/1138897474101598http://lattes.cnpq.br/4675072667161383Costa, Michelle de Oliveira2020-11-06T17:14:59Z2020-11-06T17:14:59Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOSTA, Michelle de Oliveira. Procedimento de diagnóstico para processo crítico: aplicação em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. 2020. 122 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, Rio de Janeiro, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15818Aluno de Mestradohttp://dx.doi.org/10.22409/PPGA.2020.mp.72901896120http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-05-12T17:00:03Zoai:app.uff.br:1/15818Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-05-12T17:00:03Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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