O processo de financiamento da educação no Brasil – Fundef, Fundeb e perspectivas futuras
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25996 |
Resumo: | A gestão dos recursos para educação básica no Brasil passa por um processo de transição e de incertezas; nesse contexto, o debate acerca do referido tema se mostra de grande relevância. O objetivo deste artigo é descrever a evolução histórica do financiamento da educação básica no Brasil, destacando os fundos criados para a manutenção e desenvolvimento da mesma – Fundef e Fundeb – mostrando os avanços que estes trouxeram e seus principais pontos críticos. Além disso, são apresentadas as novas propostas que estão em discussão nas casas legislativas. A consulta à legislação foi o principal procedimento metodológico utilizado, assim como a análise documental. A partir dessa análise, pode-se concluir que entre as características mais marcantes desse financiamento está a vinculação de recursos para a educação iniciada com a Constituição de 1934, assim como a participação e controle desses recursos por parte dos diversos setores da sociedade |
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O processo de financiamento da educação no Brasil – Fundef, Fundeb e perspectivas futurasEducação básicaFinanciamento da educaçãoFundefFundebGestão de recursosFundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Brasil)Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Brasil)A gestão dos recursos para educação básica no Brasil passa por um processo de transição e de incertezas; nesse contexto, o debate acerca do referido tema se mostra de grande relevância. O objetivo deste artigo é descrever a evolução histórica do financiamento da educação básica no Brasil, destacando os fundos criados para a manutenção e desenvolvimento da mesma – Fundef e Fundeb – mostrando os avanços que estes trouxeram e seus principais pontos críticos. Além disso, são apresentadas as novas propostas que estão em discussão nas casas legislativas. A consulta à legislação foi o principal procedimento metodológico utilizado, assim como a análise documental. A partir dessa análise, pode-se concluir que entre as características mais marcantes desse financiamento está a vinculação de recursos para a educação iniciada com a Constituição de 1934, assim como a participação e controle desses recursos por parte dos diversos setores da sociedade15 p.Kraemer, Carlos Frederico Bomhttp://lattes.cnpq.br/3550616358998633Bubnoff, Sirlei Aparecida de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/6318865878110866Leite, Gil Bracarensehttp://lattes.cnpq.br/6092529232054306Carla Guimarães Ferreira, Carla Guimarães Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/1926184569823372Freitas, João Pedro de LimaCoelho, Isis Matos MarquesAlmeida, Jessica Araujo N. de2022-08-03T19:10:42Z2022-08-03T19:10:42Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfALMEIDA, Jessica Araujo N. de; FREITAS, João Pedro de Lima; COELHO, Isis Matos Marques. O Processo de financiamento da educação no Brasil – Fundef, Fundeb e perspectivas futuras. 2020. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2020.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25996CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-08-04T19:14:31Zoai:app.uff.br:1/25996Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-08-04T19:14:31Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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