Financiamento da educação básica no Brasil : o caso FUNDEF/FUNDEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Guilherme Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/116248
Resumo: Este trabalho busca analisar a política recente de financiamento da educação básica pública no Brasil através de fundos. Em um contexto histórico de transferências de responsabilidades e da falta de planejamento, o FUNDEF surge como um marco ao tentar, de forma organizada, solucionar as principais dificuldades enfrentadas por uma etapa de ensino através da forma de subvinculação e repasse de recursos. Já com o FUNDEB a educação básica é atingida como um todo. Assim, é analisado o período de vigência destes dois fundos com o objetivo de descobrir se esta inovação na forma de financiamento realmente alcançou suas principais metas. Como foi possível verificar, houve melhoras no rendimento dos professores, diminuição das disparidades regionais e nos indicadores de universalização do ensino.
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