Reflexive diary of educative actions in cardiopulmonary resuscitation to a student community

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Bruno Araujo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Alencar, Rômulo da Nóbrega de, Ramos, Fernanda Ingrid Oliveira, Pantoja, Lydia Dayanne Maia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12737
Resumo: O projeto de extensão intitulado Primeiros Socorros para Leigos – Resgatando Vidas surge na perspectiva de gerar uma maior familiaridade com um dos principais temas de ameaça iminente à vida, o quadro de Parada Cardiorrespiratória (PCR), buscando orientar em seu reconhecimento e condutas capazes de aumentar as chances de sobrevida das vítimas. Assim, objetivou-se descrever as experiências do projeto em uma escola de ensino médio e em um evento científico universitário. Entre abril e dezembro de 2019, foram realizadas intervenções por meio de palestras com apresentações teóricas e atividades práticas. As informações apresentadas foram coletadas através de registro em diário reflexivo realizado pelo bolsista e voluntários do projeto. Nesse sentido, foi possível observar indícios que no ambiente escolar os alunos detêm pouco ou nenhum conhecimento de primeiros socorros. Desse modo, o empenho dos extensionistas durante o projeto os ensinou a importância de estarem atentos e comprometidos com o seu papel social e profissional na promoção de saúde, embora fossem estudantes da graduação. Por fim, verificou-se o impacto positivo dessa ação extensionista no despertar e na modificação de comportamentos, uma vez que os alunos do ensino médio expressaram ao final das intervenções que se sentem aptos para compartilhar os conhecimentos adquiridos. Palavras-chave: Extensão universitária; Parada cardíaca; Primeiros socorros Reflexive diary of educative actions in cardiopulmonary resuscitation to a student community Abstract: The extension project named "First Aid for Laypeople - Rescue Lives" (Primeiros Socorros para Leigos – Resgatando Vidas) arises from the perspective of generating proximity to one of the main themes of an imminent threat to life, Cardiopulmonary Arrest (CPA), seeking to guide in its recognition and conduct as a resource capable of increasing victims' chances of survival. Thus, the report aimed to describe the experiences of the project in a high school and at a university scientific event. Between April and December/2019, interventions were carried out through lectures and practical activities. The information presented was collected based on the attendance of the grantee and the project volunteers. In this sense, it was possible to observe evidence that students have little or no knowledge of first aid in the school environment. The commitment of the binders during the project taught them the importance of always being attentive and committed to their social and professional role in health promotion, although they were undergraduate students. Finally, it was verified the positive impact of the extension in the awakening and the modification of behaviors, since the high school students expressed at the end of the interventions that they feel able to share knowledge, as well as know the main behaviors in scenarios of recurrent emergencies outside the hospital environment. Keywords: University Extension; cardiac arrest; First Aid
id UFFS-1_0e7215d53676afe4424b2e47fd59dcd3
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12737
network_acronym_str UFFS-1
network_name_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository_id_str
spelling Reflexive diary of educative actions in cardiopulmonary resuscitation to a student communityDiário reflexivo de ações educativas em reanimação cardiopulmonar para a comunidade estudantilO projeto de extensão intitulado Primeiros Socorros para Leigos – Resgatando Vidas surge na perspectiva de gerar uma maior familiaridade com um dos principais temas de ameaça iminente à vida, o quadro de Parada Cardiorrespiratória (PCR), buscando orientar em seu reconhecimento e condutas capazes de aumentar as chances de sobrevida das vítimas. Assim, objetivou-se descrever as experiências do projeto em uma escola de ensino médio e em um evento científico universitário. Entre abril e dezembro de 2019, foram realizadas intervenções por meio de palestras com apresentações teóricas e atividades práticas. As informações apresentadas foram coletadas através de registro em diário reflexivo realizado pelo bolsista e voluntários do projeto. Nesse sentido, foi possível observar indícios que no ambiente escolar os alunos detêm pouco ou nenhum conhecimento de primeiros socorros. Desse modo, o empenho dos extensionistas durante o projeto os ensinou a importância de estarem atentos e comprometidos com o seu papel social e profissional na promoção de saúde, embora fossem estudantes da graduação. Por fim, verificou-se o impacto positivo dessa ação extensionista no despertar e na modificação de comportamentos, uma vez que os alunos do ensino médio expressaram ao final das intervenções que se sentem aptos para compartilhar os conhecimentos adquiridos. Palavras-chave: Extensão universitária; Parada cardíaca; Primeiros socorros Reflexive diary of educative actions in cardiopulmonary resuscitation to a student community Abstract: The extension project named "First Aid for Laypeople - Rescue Lives" (Primeiros Socorros para Leigos – Resgatando Vidas) arises from the perspective of generating proximity to one of the main themes of an imminent threat to life, Cardiopulmonary Arrest (CPA), seeking to guide in its recognition and conduct as a resource capable of increasing victims' chances of survival. Thus, the report aimed to describe the experiences of the project in a high school and at a university scientific event. Between April and December/2019, interventions were carried out through lectures and practical activities. The information presented was collected based on the attendance of the grantee and the project volunteers. In this sense, it was possible to observe evidence that students have little or no knowledge of first aid in the school environment. The commitment of the binders during the project taught them the importance of always being attentive and committed to their social and professional role in health promotion, although they were undergraduate students. Finally, it was verified the positive impact of the extension in the awakening and the modification of behaviors, since the high school students expressed at the end of the interventions that they feel able to share knowledge, as well as know the main behaviors in scenarios of recurrent emergencies outside the hospital environment. Keywords: University Extension; cardiac arrest; First AidUniversidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2022-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por parestextoapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1273710.36661/2358-0399.2022v13n3.12737Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 13 n. 3 (2022); 337-345Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 13 No 3 (2022); 337-345Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 13 Núm. 3 (2022); 337-3452358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12737/8627Copyright (c) 2022 Bruno Araujo Rocha, Rômulo da Nóbrega de Alencar, Fernanda Ingrid Oliveira Ramos, Lydia Dayanne Maia Pantojahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Bruno AraujoAlencar, Rômulo da Nóbrega deRamos, Fernanda Ingrid OliveiraPantoja, Lydia Dayanne Maia2023-04-24T20:27:14Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12737Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2023-04-24T20:27:14Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexive diary of educative actions in cardiopulmonary resuscitation to a student community
Diário reflexivo de ações educativas em reanimação cardiopulmonar para a comunidade estudantil
title Reflexive diary of educative actions in cardiopulmonary resuscitation to a student community
spellingShingle Reflexive diary of educative actions in cardiopulmonary resuscitation to a student community
Rocha, Bruno Araujo
title_short Reflexive diary of educative actions in cardiopulmonary resuscitation to a student community
title_full Reflexive diary of educative actions in cardiopulmonary resuscitation to a student community
title_fullStr Reflexive diary of educative actions in cardiopulmonary resuscitation to a student community
title_full_unstemmed Reflexive diary of educative actions in cardiopulmonary resuscitation to a student community
title_sort Reflexive diary of educative actions in cardiopulmonary resuscitation to a student community
author Rocha, Bruno Araujo
author_facet Rocha, Bruno Araujo
Alencar, Rômulo da Nóbrega de
Ramos, Fernanda Ingrid Oliveira
Pantoja, Lydia Dayanne Maia
author_role author
author2 Alencar, Rômulo da Nóbrega de
Ramos, Fernanda Ingrid Oliveira
Pantoja, Lydia Dayanne Maia
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Bruno Araujo
Alencar, Rômulo da Nóbrega de
Ramos, Fernanda Ingrid Oliveira
Pantoja, Lydia Dayanne Maia
description O projeto de extensão intitulado Primeiros Socorros para Leigos – Resgatando Vidas surge na perspectiva de gerar uma maior familiaridade com um dos principais temas de ameaça iminente à vida, o quadro de Parada Cardiorrespiratória (PCR), buscando orientar em seu reconhecimento e condutas capazes de aumentar as chances de sobrevida das vítimas. Assim, objetivou-se descrever as experiências do projeto em uma escola de ensino médio e em um evento científico universitário. Entre abril e dezembro de 2019, foram realizadas intervenções por meio de palestras com apresentações teóricas e atividades práticas. As informações apresentadas foram coletadas através de registro em diário reflexivo realizado pelo bolsista e voluntários do projeto. Nesse sentido, foi possível observar indícios que no ambiente escolar os alunos detêm pouco ou nenhum conhecimento de primeiros socorros. Desse modo, o empenho dos extensionistas durante o projeto os ensinou a importância de estarem atentos e comprometidos com o seu papel social e profissional na promoção de saúde, embora fossem estudantes da graduação. Por fim, verificou-se o impacto positivo dessa ação extensionista no despertar e na modificação de comportamentos, uma vez que os alunos do ensino médio expressaram ao final das intervenções que se sentem aptos para compartilhar os conhecimentos adquiridos. Palavras-chave: Extensão universitária; Parada cardíaca; Primeiros socorros Reflexive diary of educative actions in cardiopulmonary resuscitation to a student community Abstract: The extension project named "First Aid for Laypeople - Rescue Lives" (Primeiros Socorros para Leigos – Resgatando Vidas) arises from the perspective of generating proximity to one of the main themes of an imminent threat to life, Cardiopulmonary Arrest (CPA), seeking to guide in its recognition and conduct as a resource capable of increasing victims' chances of survival. Thus, the report aimed to describe the experiences of the project in a high school and at a university scientific event. Between April and December/2019, interventions were carried out through lectures and practical activities. The information presented was collected based on the attendance of the grantee and the project volunteers. In this sense, it was possible to observe evidence that students have little or no knowledge of first aid in the school environment. The commitment of the binders during the project taught them the importance of always being attentive and committed to their social and professional role in health promotion, although they were undergraduate students. Finally, it was verified the positive impact of the extension in the awakening and the modification of behaviors, since the high school students expressed at the end of the interventions that they feel able to share knowledge, as well as know the main behaviors in scenarios of recurrent emergencies outside the hospital environment. Keywords: University Extension; cardiac arrest; First Aid
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por pares
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12737
10.36661/2358-0399.2022v13n3.12737
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12737
identifier_str_mv 10.36661/2358-0399.2022v13n3.12737
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12737/8627
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 13 n. 3 (2022); 337-345
Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 13 No 3 (2022); 337-345
Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 13 Núm. 3 (2022); 337-345
2358-0399
1806-2695
reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
collection Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv ||contato.rbeu@gmail.com
_version_ 1789440363712217088