Reflexive diary of educative actions in cardiopulmonary resuscitation to a student community
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12737 |
Resumo: | O projeto de extensão intitulado Primeiros Socorros para Leigos – Resgatando Vidas surge na perspectiva de gerar uma maior familiaridade com um dos principais temas de ameaça iminente à vida, o quadro de Parada Cardiorrespiratória (PCR), buscando orientar em seu reconhecimento e condutas capazes de aumentar as chances de sobrevida das vítimas. Assim, objetivou-se descrever as experiências do projeto em uma escola de ensino médio e em um evento científico universitário. Entre abril e dezembro de 2019, foram realizadas intervenções por meio de palestras com apresentações teóricas e atividades práticas. As informações apresentadas foram coletadas através de registro em diário reflexivo realizado pelo bolsista e voluntários do projeto. Nesse sentido, foi possível observar indícios que no ambiente escolar os alunos detêm pouco ou nenhum conhecimento de primeiros socorros. Desse modo, o empenho dos extensionistas durante o projeto os ensinou a importância de estarem atentos e comprometidos com o seu papel social e profissional na promoção de saúde, embora fossem estudantes da graduação. Por fim, verificou-se o impacto positivo dessa ação extensionista no despertar e na modificação de comportamentos, uma vez que os alunos do ensino médio expressaram ao final das intervenções que se sentem aptos para compartilhar os conhecimentos adquiridos. Palavras-chave: Extensão universitária; Parada cardíaca; Primeiros socorros Reflexive diary of educative actions in cardiopulmonary resuscitation to a student community Abstract: The extension project named "First Aid for Laypeople - Rescue Lives" (Primeiros Socorros para Leigos – Resgatando Vidas) arises from the perspective of generating proximity to one of the main themes of an imminent threat to life, Cardiopulmonary Arrest (CPA), seeking to guide in its recognition and conduct as a resource capable of increasing victims' chances of survival. Thus, the report aimed to describe the experiences of the project in a high school and at a university scientific event. Between April and December/2019, interventions were carried out through lectures and practical activities. The information presented was collected based on the attendance of the grantee and the project volunteers. In this sense, it was possible to observe evidence that students have little or no knowledge of first aid in the school environment. The commitment of the binders during the project taught them the importance of always being attentive and committed to their social and professional role in health promotion, although they were undergraduate students. Finally, it was verified the positive impact of the extension in the awakening and the modification of behaviors, since the high school students expressed at the end of the interventions that they feel able to share knowledge, as well as know the main behaviors in scenarios of recurrent emergencies outside the hospital environment. Keywords: University Extension; cardiac arrest; First Aid |
id |
UFFS-1_0e7215d53676afe4424b2e47fd59dcd3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/12737 |
network_acronym_str |
UFFS-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexive diary of educative actions in cardiopulmonary resuscitation to a student communityDiário reflexivo de ações educativas em reanimação cardiopulmonar para a comunidade estudantilO projeto de extensão intitulado Primeiros Socorros para Leigos – Resgatando Vidas surge na perspectiva de gerar uma maior familiaridade com um dos principais temas de ameaça iminente à vida, o quadro de Parada Cardiorrespiratória (PCR), buscando orientar em seu reconhecimento e condutas capazes de aumentar as chances de sobrevida das vítimas. Assim, objetivou-se descrever as experiências do projeto em uma escola de ensino médio e em um evento científico universitário. Entre abril e dezembro de 2019, foram realizadas intervenções por meio de palestras com apresentações teóricas e atividades práticas. As informações apresentadas foram coletadas através de registro em diário reflexivo realizado pelo bolsista e voluntários do projeto. Nesse sentido, foi possível observar indícios que no ambiente escolar os alunos detêm pouco ou nenhum conhecimento de primeiros socorros. Desse modo, o empenho dos extensionistas durante o projeto os ensinou a importância de estarem atentos e comprometidos com o seu papel social e profissional na promoção de saúde, embora fossem estudantes da graduação. Por fim, verificou-se o impacto positivo dessa ação extensionista no despertar e na modificação de comportamentos, uma vez que os alunos do ensino médio expressaram ao final das intervenções que se sentem aptos para compartilhar os conhecimentos adquiridos. Palavras-chave: Extensão universitária; Parada cardíaca; Primeiros socorros Reflexive diary of educative actions in cardiopulmonary resuscitation to a student community Abstract: The extension project named "First Aid for Laypeople - Rescue Lives" (Primeiros Socorros para Leigos – Resgatando Vidas) arises from the perspective of generating proximity to one of the main themes of an imminent threat to life, Cardiopulmonary Arrest (CPA), seeking to guide in its recognition and conduct as a resource capable of increasing victims' chances of survival. Thus, the report aimed to describe the experiences of the project in a high school and at a university scientific event. Between April and December/2019, interventions were carried out through lectures and practical activities. The information presented was collected based on the attendance of the grantee and the project volunteers. In this sense, it was possible to observe evidence that students have little or no knowledge of first aid in the school environment. The commitment of the binders during the project taught them the importance of always being attentive and committed to their social and professional role in health promotion, although they were undergraduate students. Finally, it was verified the positive impact of the extension in the awakening and the modification of behaviors, since the high school students expressed at the end of the interventions that they feel able to share knowledge, as well as know the main behaviors in scenarios of recurrent emergencies outside the hospital environment. Keywords: University Extension; cardiac arrest; First AidUniversidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2022-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por parestextoapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1273710.36661/2358-0399.2022v13n3.12737Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 13 n. 3 (2022); 337-345Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 13 No 3 (2022); 337-345Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 13 Núm. 3 (2022); 337-3452358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12737/8627Copyright (c) 2022 Bruno Araujo Rocha, Rômulo da Nóbrega de Alencar, Fernanda Ingrid Oliveira Ramos, Lydia Dayanne Maia Pantojahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Bruno AraujoAlencar, Rômulo da Nóbrega deRamos, Fernanda Ingrid OliveiraPantoja, Lydia Dayanne Maia2023-04-24T20:27:14Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12737Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2024-05-21T19:56:12.463776Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexive diary of educative actions in cardiopulmonary resuscitation to a student community Diário reflexivo de ações educativas em reanimação cardiopulmonar para a comunidade estudantil |
title |
Reflexive diary of educative actions in cardiopulmonary resuscitation to a student community |
spellingShingle |
Reflexive diary of educative actions in cardiopulmonary resuscitation to a student community Rocha, Bruno Araujo |
title_short |
Reflexive diary of educative actions in cardiopulmonary resuscitation to a student community |
title_full |
Reflexive diary of educative actions in cardiopulmonary resuscitation to a student community |
title_fullStr |
Reflexive diary of educative actions in cardiopulmonary resuscitation to a student community |
title_full_unstemmed |
Reflexive diary of educative actions in cardiopulmonary resuscitation to a student community |
title_sort |
Reflexive diary of educative actions in cardiopulmonary resuscitation to a student community |
author |
Rocha, Bruno Araujo |
author_facet |
Rocha, Bruno Araujo Alencar, Rômulo da Nóbrega de Ramos, Fernanda Ingrid Oliveira Pantoja, Lydia Dayanne Maia |
author_role |
author |
author2 |
Alencar, Rômulo da Nóbrega de Ramos, Fernanda Ingrid Oliveira Pantoja, Lydia Dayanne Maia |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Bruno Araujo Alencar, Rômulo da Nóbrega de Ramos, Fernanda Ingrid Oliveira Pantoja, Lydia Dayanne Maia |
description |
O projeto de extensão intitulado Primeiros Socorros para Leigos – Resgatando Vidas surge na perspectiva de gerar uma maior familiaridade com um dos principais temas de ameaça iminente à vida, o quadro de Parada Cardiorrespiratória (PCR), buscando orientar em seu reconhecimento e condutas capazes de aumentar as chances de sobrevida das vítimas. Assim, objetivou-se descrever as experiências do projeto em uma escola de ensino médio e em um evento científico universitário. Entre abril e dezembro de 2019, foram realizadas intervenções por meio de palestras com apresentações teóricas e atividades práticas. As informações apresentadas foram coletadas através de registro em diário reflexivo realizado pelo bolsista e voluntários do projeto. Nesse sentido, foi possível observar indícios que no ambiente escolar os alunos detêm pouco ou nenhum conhecimento de primeiros socorros. Desse modo, o empenho dos extensionistas durante o projeto os ensinou a importância de estarem atentos e comprometidos com o seu papel social e profissional na promoção de saúde, embora fossem estudantes da graduação. Por fim, verificou-se o impacto positivo dessa ação extensionista no despertar e na modificação de comportamentos, uma vez que os alunos do ensino médio expressaram ao final das intervenções que se sentem aptos para compartilhar os conhecimentos adquiridos. Palavras-chave: Extensão universitária; Parada cardíaca; Primeiros socorros Reflexive diary of educative actions in cardiopulmonary resuscitation to a student community Abstract: The extension project named "First Aid for Laypeople - Rescue Lives" (Primeiros Socorros para Leigos – Resgatando Vidas) arises from the perspective of generating proximity to one of the main themes of an imminent threat to life, Cardiopulmonary Arrest (CPA), seeking to guide in its recognition and conduct as a resource capable of increasing victims' chances of survival. Thus, the report aimed to describe the experiences of the project in a high school and at a university scientific event. Between April and December/2019, interventions were carried out through lectures and practical activities. The information presented was collected based on the attendance of the grantee and the project volunteers. In this sense, it was possible to observe evidence that students have little or no knowledge of first aid in the school environment. The commitment of the binders during the project taught them the importance of always being attentive and committed to their social and professional role in health promotion, although they were undergraduate students. Finally, it was verified the positive impact of the extension in the awakening and the modification of behaviors, since the high school students expressed at the end of the interventions that they feel able to share knowledge, as well as know the main behaviors in scenarios of recurrent emergencies outside the hospital environment. Keywords: University Extension; cardiac arrest; First Aid |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por pares texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12737 10.36661/2358-0399.2022v13n3.12737 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12737 |
identifier_str_mv |
10.36661/2358-0399.2022v13n3.12737 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12737/8627 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 13 n. 3 (2022); 337-345 Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 13 No 3 (2022); 337-345 Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 13 Núm. 3 (2022); 337-345 2358-0399 1806-2695 reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||contato.rbeu@gmail.com |
_version_ |
1799874993190862848 |