Implicações de um processo Formativo de professores mediado por filmes, na constituição de uma visão ampliada de Saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11902 |
Resumo: | A formação de professores da área de Ciências da Natureza e a Saúde constitui, hoje, um campo de discussão e desafios ao ensino, porque os professores têm, geralmente, pouco conhecimento sobre as abordagens atuais em Saúde e em Educação em Saúde (ES). Daí a importância de pensar e repensar a formação em ES. Esta investigação é um recorte da pesquisa de doutorado. O objetivo foi investigar as implicações decorrentes de um processo formativo de professores mediado pelo uso de filmes comerciais, para a constituição de aprendizagens de uma visão ampliada de Educação em Saúde. A pesquisa é de natureza qualitativa, e teve como aporte teórico a abordagem histórico-cultural de Vigotski (2008), com a qual se buscou promover a elaboração, reelaboração e evolução conceitual do conhecimento (saúde) com um grupo de professores em formação inicial e continuada. O processo ocorreu durante oito meses, em sessões com filmes comerciais utilizadas para provocar a discussão e reflexão sobre saúde. Os dados coletados foram organizados em episódios, identificados em três categorias. A partir dos resultados foi possível reconhecer os indícios das implicações das interações vivenciadas pelos professores, em que um novo conhecimento pedagógico do conteúdo de saúde foi significado e (re)elaborado pelo grupo. |
id |
UFFS-2_c38ba164b00dbd9694ec7a66bbc34ad7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11902 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Implicações de um processo Formativo de professores mediado por filmes, na constituição de uma visão ampliada de SaúdeA formação de professores da área de Ciências da Natureza e a Saúde constitui, hoje, um campo de discussão e desafios ao ensino, porque os professores têm, geralmente, pouco conhecimento sobre as abordagens atuais em Saúde e em Educação em Saúde (ES). Daí a importância de pensar e repensar a formação em ES. Esta investigação é um recorte da pesquisa de doutorado. O objetivo foi investigar as implicações decorrentes de um processo formativo de professores mediado pelo uso de filmes comerciais, para a constituição de aprendizagens de uma visão ampliada de Educação em Saúde. A pesquisa é de natureza qualitativa, e teve como aporte teórico a abordagem histórico-cultural de Vigotski (2008), com a qual se buscou promover a elaboração, reelaboração e evolução conceitual do conhecimento (saúde) com um grupo de professores em formação inicial e continuada. O processo ocorreu durante oito meses, em sessões com filmes comerciais utilizadas para provocar a discussão e reflexão sobre saúde. Os dados coletados foram organizados em episódios, identificados em três categorias. A partir dos resultados foi possível reconhecer os indícios das implicações das interações vivenciadas pelos professores, em que um novo conhecimento pedagógico do conteúdo de saúde foi significado e (re)elaborado pelo grupo.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1190210.36661/2595-4520.2020v3i5.11902Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 5 (2020): Revista Insignare Scientia; 517-5392595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11902/7594Copyright (c) 2020 Eliane Gonçalves dos Santos, Maria Cristina Pansera de Araújohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Eliane Gonçalves dosAraújo, Maria Cristina Pansera de2021-07-13T05:21:52Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11902Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:21:52Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Implicações de um processo Formativo de professores mediado por filmes, na constituição de uma visão ampliada de Saúde |
title |
Implicações de um processo Formativo de professores mediado por filmes, na constituição de uma visão ampliada de Saúde |
spellingShingle |
Implicações de um processo Formativo de professores mediado por filmes, na constituição de uma visão ampliada de Saúde Santos, Eliane Gonçalves dos |
title_short |
Implicações de um processo Formativo de professores mediado por filmes, na constituição de uma visão ampliada de Saúde |
title_full |
Implicações de um processo Formativo de professores mediado por filmes, na constituição de uma visão ampliada de Saúde |
title_fullStr |
Implicações de um processo Formativo de professores mediado por filmes, na constituição de uma visão ampliada de Saúde |
title_full_unstemmed |
Implicações de um processo Formativo de professores mediado por filmes, na constituição de uma visão ampliada de Saúde |
title_sort |
Implicações de um processo Formativo de professores mediado por filmes, na constituição de uma visão ampliada de Saúde |
author |
Santos, Eliane Gonçalves dos |
author_facet |
Santos, Eliane Gonçalves dos Araújo, Maria Cristina Pansera de |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Maria Cristina Pansera de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Eliane Gonçalves dos Araújo, Maria Cristina Pansera de |
description |
A formação de professores da área de Ciências da Natureza e a Saúde constitui, hoje, um campo de discussão e desafios ao ensino, porque os professores têm, geralmente, pouco conhecimento sobre as abordagens atuais em Saúde e em Educação em Saúde (ES). Daí a importância de pensar e repensar a formação em ES. Esta investigação é um recorte da pesquisa de doutorado. O objetivo foi investigar as implicações decorrentes de um processo formativo de professores mediado pelo uso de filmes comerciais, para a constituição de aprendizagens de uma visão ampliada de Educação em Saúde. A pesquisa é de natureza qualitativa, e teve como aporte teórico a abordagem histórico-cultural de Vigotski (2008), com a qual se buscou promover a elaboração, reelaboração e evolução conceitual do conhecimento (saúde) com um grupo de professores em formação inicial e continuada. O processo ocorreu durante oito meses, em sessões com filmes comerciais utilizadas para provocar a discussão e reflexão sobre saúde. Os dados coletados foram organizados em episódios, identificados em três categorias. A partir dos resultados foi possível reconhecer os indícios das implicações das interações vivenciadas pelos professores, em que um novo conhecimento pedagógico do conteúdo de saúde foi significado e (re)elaborado pelo grupo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11902 10.36661/2595-4520.2020v3i5.11902 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11902 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2020v3i5.11902 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11902/7594 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Eliane Gonçalves dos Santos, Maria Cristina Pansera de Araújo http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Eliane Gonçalves dos Santos, Maria Cristina Pansera de Araújo http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 5 (2020): Revista Insignare Scientia; 517-539 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221612887474176 |