Implicações de um processo Formativo de professores mediado por filmes, na constituição de uma visão ampliada de Saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Eliane Gonçalves dos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Araújo, Maria Cristina Pansera de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11902
Resumo: A formação de professores da área de Ciências da Natureza e a Saúde constitui, hoje, um campo de discussão e desafios ao ensino, porque os professores têm, geralmente, pouco conhecimento sobre as abordagens atuais em Saúde e em Educação em Saúde (ES). Daí a importância de pensar e repensar a formação em ES. Esta investigação é um recorte da pesquisa de doutorado. O objetivo foi investigar as implicações decorrentes de um processo formativo de professores mediado pelo uso de filmes comerciais, para a constituição de aprendizagens de uma visão ampliada de Educação em Saúde. A pesquisa é de natureza qualitativa, e teve como aporte teórico a abordagem histórico-cultural de Vigotski (2008), com a qual se buscou promover a elaboração, reelaboração e evolução conceitual do conhecimento (saúde) com um grupo de professores em formação inicial e continuada. O processo ocorreu durante oito meses, em sessões com filmes comerciais utilizadas para provocar a discussão e reflexão sobre saúde. Os dados coletados foram organizados em episódios, identificados em três categorias. A partir dos resultados foi possível reconhecer os indícios das implicações das interações vivenciadas pelos professores, em que um novo conhecimento pedagógico do conteúdo de saúde foi significado e (re)elaborado pelo grupo.
id UFFS-2_c38ba164b00dbd9694ec7a66bbc34ad7
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11902
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Implicações de um processo Formativo de professores mediado por filmes, na constituição de uma visão ampliada de SaúdeA formação de professores da área de Ciências da Natureza e a Saúde constitui, hoje, um campo de discussão e desafios ao ensino, porque os professores têm, geralmente, pouco conhecimento sobre as abordagens atuais em Saúde e em Educação em Saúde (ES). Daí a importância de pensar e repensar a formação em ES. Esta investigação é um recorte da pesquisa de doutorado. O objetivo foi investigar as implicações decorrentes de um processo formativo de professores mediado pelo uso de filmes comerciais, para a constituição de aprendizagens de uma visão ampliada de Educação em Saúde. A pesquisa é de natureza qualitativa, e teve como aporte teórico a abordagem histórico-cultural de Vigotski (2008), com a qual se buscou promover a elaboração, reelaboração e evolução conceitual do conhecimento (saúde) com um grupo de professores em formação inicial e continuada. O processo ocorreu durante oito meses, em sessões com filmes comerciais utilizadas para provocar a discussão e reflexão sobre saúde. Os dados coletados foram organizados em episódios, identificados em três categorias. A partir dos resultados foi possível reconhecer os indícios das implicações das interações vivenciadas pelos professores, em que um novo conhecimento pedagógico do conteúdo de saúde foi significado e (re)elaborado pelo grupo.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1190210.36661/2595-4520.2020v3i5.11902Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 5 (2020): Revista Insignare Scientia; 517-5392595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11902/7594Copyright (c) 2020 Eliane Gonçalves dos Santos, Maria Cristina Pansera de Araújohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Eliane Gonçalves dosAraújo, Maria Cristina Pansera de2021-07-13T05:21:52Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11902Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:21:52Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Implicações de um processo Formativo de professores mediado por filmes, na constituição de uma visão ampliada de Saúde
title Implicações de um processo Formativo de professores mediado por filmes, na constituição de uma visão ampliada de Saúde
spellingShingle Implicações de um processo Formativo de professores mediado por filmes, na constituição de uma visão ampliada de Saúde
Santos, Eliane Gonçalves dos
title_short Implicações de um processo Formativo de professores mediado por filmes, na constituição de uma visão ampliada de Saúde
title_full Implicações de um processo Formativo de professores mediado por filmes, na constituição de uma visão ampliada de Saúde
title_fullStr Implicações de um processo Formativo de professores mediado por filmes, na constituição de uma visão ampliada de Saúde
title_full_unstemmed Implicações de um processo Formativo de professores mediado por filmes, na constituição de uma visão ampliada de Saúde
title_sort Implicações de um processo Formativo de professores mediado por filmes, na constituição de uma visão ampliada de Saúde
author Santos, Eliane Gonçalves dos
author_facet Santos, Eliane Gonçalves dos
Araújo, Maria Cristina Pansera de
author_role author
author2 Araújo, Maria Cristina Pansera de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Eliane Gonçalves dos
Araújo, Maria Cristina Pansera de
description A formação de professores da área de Ciências da Natureza e a Saúde constitui, hoje, um campo de discussão e desafios ao ensino, porque os professores têm, geralmente, pouco conhecimento sobre as abordagens atuais em Saúde e em Educação em Saúde (ES). Daí a importância de pensar e repensar a formação em ES. Esta investigação é um recorte da pesquisa de doutorado. O objetivo foi investigar as implicações decorrentes de um processo formativo de professores mediado pelo uso de filmes comerciais, para a constituição de aprendizagens de uma visão ampliada de Educação em Saúde. A pesquisa é de natureza qualitativa, e teve como aporte teórico a abordagem histórico-cultural de Vigotski (2008), com a qual se buscou promover a elaboração, reelaboração e evolução conceitual do conhecimento (saúde) com um grupo de professores em formação inicial e continuada. O processo ocorreu durante oito meses, em sessões com filmes comerciais utilizadas para provocar a discussão e reflexão sobre saúde. Os dados coletados foram organizados em episódios, identificados em três categorias. A partir dos resultados foi possível reconhecer os indícios das implicações das interações vivenciadas pelos professores, em que um novo conhecimento pedagógico do conteúdo de saúde foi significado e (re)elaborado pelo grupo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11902
10.36661/2595-4520.2020v3i5.11902
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11902
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2020v3i5.11902
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11902/7594
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Eliane Gonçalves dos Santos, Maria Cristina Pansera de Araújo
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Eliane Gonçalves dos Santos, Maria Cristina Pansera de Araújo
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 5 (2020): Revista Insignare Scientia; 517-539
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612887474176