Pandemia, negacionismo científico, pós-verdade: contribuições da Pós-graduação em Educação em Ciências na Formação de Professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12564 |
Resumo: | A despeito dos avanços científicos e tecnológicos, vivenciamos o aumento dos movimentos negacionistas em nossa sociedade. Esse movimento chegou às escolas, e, neste contexto, qual será o papel da Educação em Ciências (EC)? Os professores de Ciências estão preparados? Quais as contribuições da pós-graduação na formação de professores? Para refletir sobre estas questões, este ensaio teórico tem como objetivo discutir a importância da pós-graduação para a formação de professores capazes de atuar profissionalmente no cenário atual, contribuindo com o enfrentamento e transformação da realidade. Discutimos aspectos envolvendo teoria do conhecimento científico, divulgação, notícias falsas e pós-verdade na EC. Posteriormente, refletimos acerca da Pós-Graduação em EC e suas possibilidades de fomentar o pensamento crítico-reflexivo e formar professores para lidarem com situações desafiadoras emergentes. Ao final, consideramos o desenvolvimento de conhecimentos profissionais e a postura crítico-reflexiva docente como potencializadora de mudanças na EC e, consequentemente, na relação da população com a ciência e tecnologia. |
id |
UFFS-2_f4430a6caf19853c740aa20353b5006b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/12564 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Pandemia, negacionismo científico, pós-verdade: contribuições da Pós-graduação em Educação em Ciências na Formação de ProfessoresA despeito dos avanços científicos e tecnológicos, vivenciamos o aumento dos movimentos negacionistas em nossa sociedade. Esse movimento chegou às escolas, e, neste contexto, qual será o papel da Educação em Ciências (EC)? Os professores de Ciências estão preparados? Quais as contribuições da pós-graduação na formação de professores? Para refletir sobre estas questões, este ensaio teórico tem como objetivo discutir a importância da pós-graduação para a formação de professores capazes de atuar profissionalmente no cenário atual, contribuindo com o enfrentamento e transformação da realidade. Discutimos aspectos envolvendo teoria do conhecimento científico, divulgação, notícias falsas e pós-verdade na EC. Posteriormente, refletimos acerca da Pós-Graduação em EC e suas possibilidades de fomentar o pensamento crítico-reflexivo e formar professores para lidarem com situações desafiadoras emergentes. Ao final, consideramos o desenvolvimento de conhecimentos profissionais e a postura crítico-reflexiva docente como potencializadora de mudanças na EC e, consequentemente, na relação da população com a ciência e tecnologia.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1256410.36661/2595-4520.2021v4i5.12564Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 5 (2021): Revista Insignare Scientia: Pesquisa na Pós-Graduação em Ensino de Ciências; 64-852595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12564/8056Chiesa Bartelmebs, RobertaVenturi, Tiagode Sousa, Robson Simplicioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-21T05:40:13Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12564Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-08-21T05:40:13Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pandemia, negacionismo científico, pós-verdade: contribuições da Pós-graduação em Educação em Ciências na Formação de Professores |
title |
Pandemia, negacionismo científico, pós-verdade: contribuições da Pós-graduação em Educação em Ciências na Formação de Professores |
spellingShingle |
Pandemia, negacionismo científico, pós-verdade: contribuições da Pós-graduação em Educação em Ciências na Formação de Professores Chiesa Bartelmebs, Roberta |
title_short |
Pandemia, negacionismo científico, pós-verdade: contribuições da Pós-graduação em Educação em Ciências na Formação de Professores |
title_full |
Pandemia, negacionismo científico, pós-verdade: contribuições da Pós-graduação em Educação em Ciências na Formação de Professores |
title_fullStr |
Pandemia, negacionismo científico, pós-verdade: contribuições da Pós-graduação em Educação em Ciências na Formação de Professores |
title_full_unstemmed |
Pandemia, negacionismo científico, pós-verdade: contribuições da Pós-graduação em Educação em Ciências na Formação de Professores |
title_sort |
Pandemia, negacionismo científico, pós-verdade: contribuições da Pós-graduação em Educação em Ciências na Formação de Professores |
author |
Chiesa Bartelmebs, Roberta |
author_facet |
Chiesa Bartelmebs, Roberta Venturi, Tiago de Sousa, Robson Simplicio |
author_role |
author |
author2 |
Venturi, Tiago de Sousa, Robson Simplicio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chiesa Bartelmebs, Roberta Venturi, Tiago de Sousa, Robson Simplicio |
description |
A despeito dos avanços científicos e tecnológicos, vivenciamos o aumento dos movimentos negacionistas em nossa sociedade. Esse movimento chegou às escolas, e, neste contexto, qual será o papel da Educação em Ciências (EC)? Os professores de Ciências estão preparados? Quais as contribuições da pós-graduação na formação de professores? Para refletir sobre estas questões, este ensaio teórico tem como objetivo discutir a importância da pós-graduação para a formação de professores capazes de atuar profissionalmente no cenário atual, contribuindo com o enfrentamento e transformação da realidade. Discutimos aspectos envolvendo teoria do conhecimento científico, divulgação, notícias falsas e pós-verdade na EC. Posteriormente, refletimos acerca da Pós-Graduação em EC e suas possibilidades de fomentar o pensamento crítico-reflexivo e formar professores para lidarem com situações desafiadoras emergentes. Ao final, consideramos o desenvolvimento de conhecimentos profissionais e a postura crítico-reflexiva docente como potencializadora de mudanças na EC e, consequentemente, na relação da população com a ciência e tecnologia. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12564 10.36661/2595-4520.2021v4i5.12564 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12564 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2021v4i5.12564 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12564/8056 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 5 (2021): Revista Insignare Scientia: Pesquisa na Pós-Graduação em Ensino de Ciências; 64-85 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221613613088768 |