A ESTRUTURAÇÃO DA EXPRESSÃO CORPORAL DO PALHAÇO CIRCENSE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Arte da Cena |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/artce/article/view/43583 |
Resumo: | As carreiras de dois palhaços circenses: Roger Avanzi e Arlindo Pimenta, servem como guia para observarmos como a educação corporal se desenvolveu no circo brasileiro por meio do exercício da acrobacia, da máscara simbolizada pelo nariz vermelho, da mímica e por meio da vocalidade.Na transversalidade das experiências narradas, pode-se captar a importância da teatralidade adquirida no ambiente circense por meio do circo-teatro e transposta para a dramaturgia do palhaço que se manifesta na expressão corporal.São expostas informações sobre algumas sistematizações que se repetem por meio da tradição oral e que se apoiam na ambiência e cotidiano dos circos de famílias itinerantes, nos quais Avanzi e Pimenta estruturaram suas carreiras. |
id |
UFG-12_63e4f904fd2654cce1eaa6e59b2b026b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/43583 |
network_acronym_str |
UFG-12 |
network_name_str |
Arte da Cena |
repository_id_str |
|
spelling |
A ESTRUTURAÇÃO DA EXPRESSÃO CORPORAL DO PALHAÇO CIRCENSEPalhaçoformaçãotreinamentoclowncircoAs carreiras de dois palhaços circenses: Roger Avanzi e Arlindo Pimenta, servem como guia para observarmos como a educação corporal se desenvolveu no circo brasileiro por meio do exercício da acrobacia, da máscara simbolizada pelo nariz vermelho, da mímica e por meio da vocalidade.Na transversalidade das experiências narradas, pode-se captar a importância da teatralidade adquirida no ambiente circense por meio do circo-teatro e transposta para a dramaturgia do palhaço que se manifesta na expressão corporal.São expostas informações sobre algumas sistematizações que se repetem por meio da tradição oral e que se apoiam na ambiência e cotidiano dos circos de famílias itinerantes, nos quais Avanzi e Pimenta estruturaram suas carreiras.Universidade Federal de Goiás2017-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/artce/article/view/4358310.5216/ac.v3i1.43583Art on Stage Journal; Vol. 3 No. 1 (2017): v. 3, n. 1 - MOTIM - Mito, Rito e Cartografias Femininas nas Artes da Cena; 143-162Arte da Cena (Art on Stage); v. 3 n. 1 (2017): v. 3, n. 1 - MOTIM - Mito, Rito e Cartografias Femininas nas Artes da Cena; 143-1622358-6060reponame:Arte da Cenainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/artce/article/view/43583/24198Copyright (c) 2017 Arte da Cena (Art on Stage)info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Pedro Eduardo2021-02-20T19:56:07Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/43583Revistahttps://www.revistas.ufg.br/artce/PUBhttps://www.revistas.ufg.br/artce/oaiartedacena@gmail.com||2358-60602358-6060opendoar:2021-02-20T19:56:07Arte da Cena - Universidade Federal de Goiás (UFG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ESTRUTURAÇÃO DA EXPRESSÃO CORPORAL DO PALHAÇO CIRCENSE |
title |
A ESTRUTURAÇÃO DA EXPRESSÃO CORPORAL DO PALHAÇO CIRCENSE |
spellingShingle |
A ESTRUTURAÇÃO DA EXPRESSÃO CORPORAL DO PALHAÇO CIRCENSE da Silva, Pedro Eduardo Palhaço formação treinamento clown circo |
title_short |
A ESTRUTURAÇÃO DA EXPRESSÃO CORPORAL DO PALHAÇO CIRCENSE |
title_full |
A ESTRUTURAÇÃO DA EXPRESSÃO CORPORAL DO PALHAÇO CIRCENSE |
title_fullStr |
A ESTRUTURAÇÃO DA EXPRESSÃO CORPORAL DO PALHAÇO CIRCENSE |
title_full_unstemmed |
A ESTRUTURAÇÃO DA EXPRESSÃO CORPORAL DO PALHAÇO CIRCENSE |
title_sort |
A ESTRUTURAÇÃO DA EXPRESSÃO CORPORAL DO PALHAÇO CIRCENSE |
author |
da Silva, Pedro Eduardo |
author_facet |
da Silva, Pedro Eduardo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Pedro Eduardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Palhaço formação treinamento clown circo |
topic |
Palhaço formação treinamento clown circo |
description |
As carreiras de dois palhaços circenses: Roger Avanzi e Arlindo Pimenta, servem como guia para observarmos como a educação corporal se desenvolveu no circo brasileiro por meio do exercício da acrobacia, da máscara simbolizada pelo nariz vermelho, da mímica e por meio da vocalidade.Na transversalidade das experiências narradas, pode-se captar a importância da teatralidade adquirida no ambiente circense por meio do circo-teatro e transposta para a dramaturgia do palhaço que se manifesta na expressão corporal.São expostas informações sobre algumas sistematizações que se repetem por meio da tradição oral e que se apoiam na ambiência e cotidiano dos circos de famílias itinerantes, nos quais Avanzi e Pimenta estruturaram suas carreiras. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/artce/article/view/43583 10.5216/ac.v3i1.43583 |
url |
https://revistas.ufg.br/artce/article/view/43583 |
identifier_str_mv |
10.5216/ac.v3i1.43583 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/artce/article/view/43583/24198 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Arte da Cena (Art on Stage) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Arte da Cena (Art on Stage) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Art on Stage Journal; Vol. 3 No. 1 (2017): v. 3, n. 1 - MOTIM - Mito, Rito e Cartografias Femininas nas Artes da Cena; 143-162 Arte da Cena (Art on Stage); v. 3 n. 1 (2017): v. 3, n. 1 - MOTIM - Mito, Rito e Cartografias Femininas nas Artes da Cena; 143-162 2358-6060 reponame:Arte da Cena instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Arte da Cena |
collection |
Arte da Cena |
repository.name.fl_str_mv |
Arte da Cena - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
artedacena@gmail.com|| |
_version_ |
1797068725772353536 |