A ESTRUTURAÇÃO DA EXPRESSÃO CORPORAL DO PALHAÇO CIRCENSE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Pedro Eduardo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arte da Cena
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/43583
Resumo: As carreiras de dois palhaços circenses: Roger Avanzi e Arlindo Pimenta, servem como guia para observarmos como a educação corporal se desenvolveu no circo brasileiro por meio do exercício da acrobacia, da máscara simbolizada pelo nariz vermelho, da mímica e por meio da vocalidade.Na transversalidade das experiências narradas, pode-se captar a importância da teatralidade adquirida no ambiente circense por meio do circo-teatro e transposta para a dramaturgia do palhaço que se manifesta na expressão corporal.São expostas informações sobre algumas sistematizações que se repetem por meio da tradição oral e que se apoiam na ambiência e cotidiano dos circos de famílias itinerantes, nos quais Avanzi e Pimenta estruturaram suas carreiras.
id UFG-12_63e4f904fd2654cce1eaa6e59b2b026b
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/43583
network_acronym_str UFG-12
network_name_str Arte da Cena
repository_id_str
spelling A ESTRUTURAÇÃO DA EXPRESSÃO CORPORAL DO PALHAÇO CIRCENSEPalhaçoformaçãotreinamentoclowncircoAs carreiras de dois palhaços circenses: Roger Avanzi e Arlindo Pimenta, servem como guia para observarmos como a educação corporal se desenvolveu no circo brasileiro por meio do exercício da acrobacia, da máscara simbolizada pelo nariz vermelho, da mímica e por meio da vocalidade.Na transversalidade das experiências narradas, pode-se captar a importância da teatralidade adquirida no ambiente circense por meio do circo-teatro e transposta para a dramaturgia do palhaço que se manifesta na expressão corporal.São expostas informações sobre algumas sistematizações que se repetem por meio da tradição oral e que se apoiam na ambiência e cotidiano dos circos de famílias itinerantes, nos quais Avanzi e Pimenta estruturaram suas carreiras.Universidade Federal de Goiás2017-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/artce/article/view/4358310.5216/ac.v3i1.43583Art on Stage Journal; Vol. 3 No. 1 (2017): v. 3, n. 1 - MOTIM - Mito, Rito e Cartografias Femininas nas Artes da Cena; 143-162Arte da Cena (Art on Stage); v. 3 n. 1 (2017): v. 3, n. 1 - MOTIM - Mito, Rito e Cartografias Femininas nas Artes da Cena; 143-1622358-6060reponame:Arte da Cenainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/artce/article/view/43583/24198Copyright (c) 2017 Arte da Cena (Art on Stage)info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Pedro Eduardo2021-02-20T19:56:07Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/43583Revistahttps://www.revistas.ufg.br/artce/PUBhttps://www.revistas.ufg.br/artce/oaiartedacena@gmail.com||2358-60602358-6060opendoar:2021-02-20T19:56:07Arte da Cena - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv A ESTRUTURAÇÃO DA EXPRESSÃO CORPORAL DO PALHAÇO CIRCENSE
title A ESTRUTURAÇÃO DA EXPRESSÃO CORPORAL DO PALHAÇO CIRCENSE
spellingShingle A ESTRUTURAÇÃO DA EXPRESSÃO CORPORAL DO PALHAÇO CIRCENSE
da Silva, Pedro Eduardo
Palhaço
formação
treinamento
clown
circo
title_short A ESTRUTURAÇÃO DA EXPRESSÃO CORPORAL DO PALHAÇO CIRCENSE
title_full A ESTRUTURAÇÃO DA EXPRESSÃO CORPORAL DO PALHAÇO CIRCENSE
title_fullStr A ESTRUTURAÇÃO DA EXPRESSÃO CORPORAL DO PALHAÇO CIRCENSE
title_full_unstemmed A ESTRUTURAÇÃO DA EXPRESSÃO CORPORAL DO PALHAÇO CIRCENSE
title_sort A ESTRUTURAÇÃO DA EXPRESSÃO CORPORAL DO PALHAÇO CIRCENSE
author da Silva, Pedro Eduardo
author_facet da Silva, Pedro Eduardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Pedro Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Palhaço
formação
treinamento
clown
circo
topic Palhaço
formação
treinamento
clown
circo
description As carreiras de dois palhaços circenses: Roger Avanzi e Arlindo Pimenta, servem como guia para observarmos como a educação corporal se desenvolveu no circo brasileiro por meio do exercício da acrobacia, da máscara simbolizada pelo nariz vermelho, da mímica e por meio da vocalidade.Na transversalidade das experiências narradas, pode-se captar a importância da teatralidade adquirida no ambiente circense por meio do circo-teatro e transposta para a dramaturgia do palhaço que se manifesta na expressão corporal.São expostas informações sobre algumas sistematizações que se repetem por meio da tradição oral e que se apoiam na ambiência e cotidiano dos circos de famílias itinerantes, nos quais Avanzi e Pimenta estruturaram suas carreiras.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/artce/article/view/43583
10.5216/ac.v3i1.43583
url https://revistas.ufg.br/artce/article/view/43583
identifier_str_mv 10.5216/ac.v3i1.43583
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/artce/article/view/43583/24198
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Arte da Cena (Art on Stage)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Arte da Cena (Art on Stage)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Art on Stage Journal; Vol. 3 No. 1 (2017): v. 3, n. 1 - MOTIM - Mito, Rito e Cartografias Femininas nas Artes da Cena; 143-162
Arte da Cena (Art on Stage); v. 3 n. 1 (2017): v. 3, n. 1 - MOTIM - Mito, Rito e Cartografias Femininas nas Artes da Cena; 143-162
2358-6060
reponame:Arte da Cena
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Arte da Cena
collection Arte da Cena
repository.name.fl_str_mv Arte da Cena - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv artedacena@gmail.com||
_version_ 1797068725772353536