OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siveres, Luiz
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/18294
Resumo: O objetivo do artigo é compreender a formação e profissionalização dos docentes, a partir dos processos de aprendizagem, contextualizados numa realidade que está em constante mudança e tematizados no horizonte epistemológico de construção de saberes. Para isso contribuiu a retomada de algumas iniciativas aprendentes, propostas por instituições como a Unesco ou por teóricos da educação como Edgar Morin. Com base nesse percurso estão se propondo algumas categorias para enfrentar os desafios da aprendizagem docente, ou seja, a dimensão subjetiva pela relação entre a singularidade e convivialidade, a dimensão pedagógica pela relação entre a informação e compreensão, e a dimensão teleológica pela relação entre o bem estar e bem viver. Toda essa dinâmica dialógica está pautada na eticidade e politicidade, considerados os pressupostos dinamizadores do processo de aprendizagem dos docentes.
id UFG-3_7f35a915f7300b4befcd8ac921649c57
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/18294
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTEFormaçãoProfissionalizaçãoDocenteAprendizagem.O objetivo do artigo é compreender a formação e profissionalização dos docentes, a partir dos processos de aprendizagem, contextualizados numa realidade que está em constante mudança e tematizados no horizonte epistemológico de construção de saberes. Para isso contribuiu a retomada de algumas iniciativas aprendentes, propostas por instituições como a Unesco ou por teóricos da educação como Edgar Morin. Com base nesse percurso estão se propondo algumas categorias para enfrentar os desafios da aprendizagem docente, ou seja, a dimensão subjetiva pela relação entre a singularidade e convivialidade, a dimensão pedagógica pela relação entre a informação e compreensão, e a dimensão teleológica pela relação entre o bem estar e bem viver. Toda essa dinâmica dialógica está pautada na eticidade e politicidade, considerados os pressupostos dinamizadores do processo de aprendizagem dos docentes.Faculdade de Educação (UFG)2013-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1829410.5216/ia.v38i3.18294Journal Inter-Ação; Vol. 38 No. 3 (2013); 649-661Revista Inter Ação; Vol. 38 Núm. 3 (2013); 649-661Revista Inter-Ação; v. 38 n. 3 (2013); 649-6611981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/18294/15669Siveres, Luizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-07T18:41:09Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/18294Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2016-09-07T18:41:09Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE
title OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE
spellingShingle OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE
Siveres, Luiz
Formação
Profissionalização
Docente
Aprendizagem.
title_short OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE
title_full OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE
title_fullStr OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE
title_full_unstemmed OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE
title_sort OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE
author Siveres, Luiz
author_facet Siveres, Luiz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Siveres, Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Formação
Profissionalização
Docente
Aprendizagem.
topic Formação
Profissionalização
Docente
Aprendizagem.
description O objetivo do artigo é compreender a formação e profissionalização dos docentes, a partir dos processos de aprendizagem, contextualizados numa realidade que está em constante mudança e tematizados no horizonte epistemológico de construção de saberes. Para isso contribuiu a retomada de algumas iniciativas aprendentes, propostas por instituições como a Unesco ou por teóricos da educação como Edgar Morin. Com base nesse percurso estão se propondo algumas categorias para enfrentar os desafios da aprendizagem docente, ou seja, a dimensão subjetiva pela relação entre a singularidade e convivialidade, a dimensão pedagógica pela relação entre a informação e compreensão, e a dimensão teleológica pela relação entre o bem estar e bem viver. Toda essa dinâmica dialógica está pautada na eticidade e politicidade, considerados os pressupostos dinamizadores do processo de aprendizagem dos docentes.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/18294
10.5216/ia.v38i3.18294
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/18294
identifier_str_mv 10.5216/ia.v38i3.18294
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/18294/15669
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 38 No. 3 (2013); 649-661
Revista Inter Ação; Vol. 38 Núm. 3 (2013); 649-661
Revista Inter-Ação; v. 38 n. 3 (2013); 649-661
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1789440195575152640