OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/18294 |
Resumo: | O objetivo do artigo é compreender a formação e profissionalização dos docentes, a partir dos processos de aprendizagem, contextualizados numa realidade que está em constante mudança e tematizados no horizonte epistemológico de construção de saberes. Para isso contribuiu a retomada de algumas iniciativas aprendentes, propostas por instituições como a Unesco ou por teóricos da educação como Edgar Morin. Com base nesse percurso estão se propondo algumas categorias para enfrentar os desafios da aprendizagem docente, ou seja, a dimensão subjetiva pela relação entre a singularidade e convivialidade, a dimensão pedagógica pela relação entre a informação e compreensão, e a dimensão teleológica pela relação entre o bem estar e bem viver. Toda essa dinâmica dialógica está pautada na eticidade e politicidade, considerados os pressupostos dinamizadores do processo de aprendizagem dos docentes. |
id |
UFG-3_7f35a915f7300b4befcd8ac921649c57 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/18294 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTEFormaçãoProfissionalizaçãoDocenteAprendizagem.O objetivo do artigo é compreender a formação e profissionalização dos docentes, a partir dos processos de aprendizagem, contextualizados numa realidade que está em constante mudança e tematizados no horizonte epistemológico de construção de saberes. Para isso contribuiu a retomada de algumas iniciativas aprendentes, propostas por instituições como a Unesco ou por teóricos da educação como Edgar Morin. Com base nesse percurso estão se propondo algumas categorias para enfrentar os desafios da aprendizagem docente, ou seja, a dimensão subjetiva pela relação entre a singularidade e convivialidade, a dimensão pedagógica pela relação entre a informação e compreensão, e a dimensão teleológica pela relação entre o bem estar e bem viver. Toda essa dinâmica dialógica está pautada na eticidade e politicidade, considerados os pressupostos dinamizadores do processo de aprendizagem dos docentes.Faculdade de Educação (UFG)2013-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1829410.5216/ia.v38i3.18294Journal Inter-Ação; Vol. 38 No. 3 (2013); 649-661Revista Inter Ação; Vol. 38 Núm. 3 (2013); 649-661Revista Inter-Ação; v. 38 n. 3 (2013); 649-6611981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/18294/15669Siveres, Luizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-07T18:41:09Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/18294Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2016-09-07T18:41:09Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE |
title |
OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE |
spellingShingle |
OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE Siveres, Luiz Formação Profissionalização Docente Aprendizagem. |
title_short |
OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE |
title_full |
OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE |
title_fullStr |
OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE |
title_full_unstemmed |
OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE |
title_sort |
OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE |
author |
Siveres, Luiz |
author_facet |
Siveres, Luiz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Siveres, Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Profissionalização Docente Aprendizagem. |
topic |
Formação Profissionalização Docente Aprendizagem. |
description |
O objetivo do artigo é compreender a formação e profissionalização dos docentes, a partir dos processos de aprendizagem, contextualizados numa realidade que está em constante mudança e tematizados no horizonte epistemológico de construção de saberes. Para isso contribuiu a retomada de algumas iniciativas aprendentes, propostas por instituições como a Unesco ou por teóricos da educação como Edgar Morin. Com base nesse percurso estão se propondo algumas categorias para enfrentar os desafios da aprendizagem docente, ou seja, a dimensão subjetiva pela relação entre a singularidade e convivialidade, a dimensão pedagógica pela relação entre a informação e compreensão, e a dimensão teleológica pela relação entre o bem estar e bem viver. Toda essa dinâmica dialógica está pautada na eticidade e politicidade, considerados os pressupostos dinamizadores do processo de aprendizagem dos docentes. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/18294 10.5216/ia.v38i3.18294 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/18294 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v38i3.18294 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/18294/15669 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 38 No. 3 (2013); 649-661 Revista Inter Ação; Vol. 38 Núm. 3 (2013); 649-661 Revista Inter-Ação; v. 38 n. 3 (2013); 649-661 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1789440195575152640 |