Profissionalização docente: entre vocação e formação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lengert, Rainer
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Ciência e Cultura
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/195
Resumo: O presente artigo reflete sobre o processo de construção e de reconstrução do profissionalismo docente. Parte-se de uma alusão histórica e se lhe acrescentam outros elementos relevantes para formar e interpretar o conceito de profissionalidade. Esses elementos são a feminilização, o idealismo, a vocação e a divinização do ato pedagógico. Finalmente, enfatiza-se a importância da formação no processo de construção da imagem e da profissionalização docentes.Palavras-chave: profissionalização docente; vocação; formação; idealismo.Abstract: This article reflects about the process of construction and reconstruction of teaching professionalism. It starts with a historical allusion and adds other relevant elements to form and interpret the concept of professionalism. These elements are the feminization, idealism, vocation and deification of the pedagogical act. Finally, we emphasize the importance of training in the construction of the image and professionalism of teachers.Key-words: teaching professionalization, vocation, training, idealism
id UNILASALLE-2_d7fdce5e9dcbdaee1e4dda2c0fc77c37
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/195
network_acronym_str UNILASALLE-2
network_name_str Revista Educação Ciência e Cultura
repository_id_str
spelling Profissionalização docente: entre vocação e formação.profissionalização docente; vocação; formação; idealismoO presente artigo reflete sobre o processo de construção e de reconstrução do profissionalismo docente. Parte-se de uma alusão histórica e se lhe acrescentam outros elementos relevantes para formar e interpretar o conceito de profissionalidade. Esses elementos são a feminilização, o idealismo, a vocação e a divinização do ato pedagógico. Finalmente, enfatiza-se a importância da formação no processo de construção da imagem e da profissionalização docentes.Palavras-chave: profissionalização docente; vocação; formação; idealismo.Abstract: This article reflects about the process of construction and reconstruction of teaching professionalism. It starts with a historical allusion and adds other relevant elements to form and interpret the concept of professionalism. These elements are the feminization, idealism, vocation and deification of the pedagogical act. Finally, we emphasize the importance of training in the construction of the image and professionalism of teachers.Key-words: teaching professionalization, vocation, training, idealismUniversidade LaSalle - Unilasalle CanoasLengert, Rainer2012-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/19510.18316/195Educação, Ciência e Cultura; v. 16, n. 2 (2011); p. 11-232236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/195/209info:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-05T15:23:25Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/195Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2017-09-05T15:23:25Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv Profissionalização docente: entre vocação e formação.
title Profissionalização docente: entre vocação e formação.
spellingShingle Profissionalização docente: entre vocação e formação.
Lengert, Rainer
profissionalização docente; vocação; formação; idealismo
title_short Profissionalização docente: entre vocação e formação.
title_full Profissionalização docente: entre vocação e formação.
title_fullStr Profissionalização docente: entre vocação e formação.
title_full_unstemmed Profissionalização docente: entre vocação e formação.
title_sort Profissionalização docente: entre vocação e formação.
author Lengert, Rainer
author_facet Lengert, Rainer
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lengert, Rainer
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv profissionalização docente; vocação; formação; idealismo
topic profissionalização docente; vocação; formação; idealismo
description O presente artigo reflete sobre o processo de construção e de reconstrução do profissionalismo docente. Parte-se de uma alusão histórica e se lhe acrescentam outros elementos relevantes para formar e interpretar o conceito de profissionalidade. Esses elementos são a feminilização, o idealismo, a vocação e a divinização do ato pedagógico. Finalmente, enfatiza-se a importância da formação no processo de construção da imagem e da profissionalização docentes.Palavras-chave: profissionalização docente; vocação; formação; idealismo.Abstract: This article reflects about the process of construction and reconstruction of teaching professionalism. It starts with a historical allusion and adds other relevant elements to form and interpret the concept of professionalism. These elements are the feminization, idealism, vocation and deification of the pedagogical act. Finally, we emphasize the importance of training in the construction of the image and professionalism of teachers.Key-words: teaching professionalization, vocation, training, idealism
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-04
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/195
10.18316/195
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/195
identifier_str_mv 10.18316/195
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/195/209
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Educação, Ciência e Cultura; v. 16, n. 2 (2011); p. 11-23
2236-6377
reponame:Revista Educação Ciência e Cultura
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Educação Ciência e Cultura
collection Revista Educação Ciência e Cultura
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br
_version_ 1788165870394015744