EFEITOS DO USO DE DICAS AGUDAS, COM DOIS FOCOS ATENÇÃO, EM UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Cristianne da Silva
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Ladewig, Iverson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/19237
Resumo: Resumo:O objetivo desta pesquisa foi verificar o resultado do arremesso lance livre adaptado, de uma criança com Síndrome de Down, do sexo masculino (idade 9 anos e 1 mês, sem experiência), aluno de uma escola especial de Curitiba – Paraná, em apenas um dia na própria escola e horário em que estuda com utilização de dicas agudas e dois focos de atenção (externo e interno), definidos por sorteio, sem treinamento. O aluno realizou o foco interno (FI) arremessando uma bola em uma cesta, após a instrução: “Bola no peito! Arremesse!”. A realização do foco externo (FE) foi da mesma forma, com a única diferença que a instrução foi: “Bola na cesta! Arremesse!”. Os arremessos foram filmados em 2D (60Hz) no plano sagital. A partir de um conjunto de 20 arremessos, foram divididos aleatoriamente em 10 tentativas para cada condição (FI e FE). As análises estatísticas foram realizadas através do software SPSS (versão 18.0). A estatística descritiva qualitativa com ênfase na análise das frequências resultou em 30% de todas as tentativas válidas foram em acerto, e 70% foram erro na condição de FI. Na condição de FE, 50% foi acerto, e 50% foi erro. A condição de FE teve vantagem sobre a condição de FI.   Palavras-chave: Síndrome de down -  focos de atenção -  dica aguda.[1]   [1] O presente trabalho não contou com apoio financeiro de nenhuma natureza para sua realização.  
id UFG-4_8e1303298c3fe96ae53d683af34387ad
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/19237
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling EFEITOS DO USO DE DICAS AGUDAS, COM DOIS FOCOS ATENÇÃO, EM UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWNSíndrome de down - focos de atenção - dica agudaFocos de atençãoResumo:O objetivo desta pesquisa foi verificar o resultado do arremesso lance livre adaptado, de uma criança com Síndrome de Down, do sexo masculino (idade 9 anos e 1 mês, sem experiência), aluno de uma escola especial de Curitiba – Paraná, em apenas um dia na própria escola e horário em que estuda com utilização de dicas agudas e dois focos de atenção (externo e interno), definidos por sorteio, sem treinamento. O aluno realizou o foco interno (FI) arremessando uma bola em uma cesta, após a instrução: “Bola no peito! Arremesse!”. A realização do foco externo (FE) foi da mesma forma, com a única diferença que a instrução foi: “Bola na cesta! Arremesse!”. Os arremessos foram filmados em 2D (60Hz) no plano sagital. A partir de um conjunto de 20 arremessos, foram divididos aleatoriamente em 10 tentativas para cada condição (FI e FE). As análises estatísticas foram realizadas através do software SPSS (versão 18.0). A estatística descritiva qualitativa com ênfase na análise das frequências resultou em 30% de todas as tentativas válidas foram em acerto, e 70% foram erro na condição de FI. Na condição de FE, 50% foi acerto, e 50% foi erro. A condição de FE teve vantagem sobre a condição de FI.   Palavras-chave: Síndrome de down -  focos de atenção -  dica aguda.[1]   [1] O presente trabalho não contou com apoio financeiro de nenhuma natureza para sua realização.  Universidade Federal de Goiás2013-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Quantitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/1923710.5216/rpp.v16i3.19237Pensar a Prática; Vol. 16 No. 3 (2013)Pensar a Prática; v. 16 n. 3 (2013)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/19237/15250Reis, Cristianne da SilvaLadewig, Iversoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:24:10Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/19237Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:55:52.376029Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv EFEITOS DO USO DE DICAS AGUDAS, COM DOIS FOCOS ATENÇÃO, EM UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN
title EFEITOS DO USO DE DICAS AGUDAS, COM DOIS FOCOS ATENÇÃO, EM UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN
spellingShingle EFEITOS DO USO DE DICAS AGUDAS, COM DOIS FOCOS ATENÇÃO, EM UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN
Reis, Cristianne da Silva
Síndrome de down - focos de atenção - dica aguda
Focos de atenção
title_short EFEITOS DO USO DE DICAS AGUDAS, COM DOIS FOCOS ATENÇÃO, EM UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN
title_full EFEITOS DO USO DE DICAS AGUDAS, COM DOIS FOCOS ATENÇÃO, EM UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN
title_fullStr EFEITOS DO USO DE DICAS AGUDAS, COM DOIS FOCOS ATENÇÃO, EM UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN
title_full_unstemmed EFEITOS DO USO DE DICAS AGUDAS, COM DOIS FOCOS ATENÇÃO, EM UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN
title_sort EFEITOS DO USO DE DICAS AGUDAS, COM DOIS FOCOS ATENÇÃO, EM UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN
author Reis, Cristianne da Silva
author_facet Reis, Cristianne da Silva
Ladewig, Iverson
author_role author
author2 Ladewig, Iverson
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Cristianne da Silva
Ladewig, Iverson
dc.subject.por.fl_str_mv Síndrome de down - focos de atenção - dica aguda
Focos de atenção
topic Síndrome de down - focos de atenção - dica aguda
Focos de atenção
description Resumo:O objetivo desta pesquisa foi verificar o resultado do arremesso lance livre adaptado, de uma criança com Síndrome de Down, do sexo masculino (idade 9 anos e 1 mês, sem experiência), aluno de uma escola especial de Curitiba – Paraná, em apenas um dia na própria escola e horário em que estuda com utilização de dicas agudas e dois focos de atenção (externo e interno), definidos por sorteio, sem treinamento. O aluno realizou o foco interno (FI) arremessando uma bola em uma cesta, após a instrução: “Bola no peito! Arremesse!”. A realização do foco externo (FE) foi da mesma forma, com a única diferença que a instrução foi: “Bola na cesta! Arremesse!”. Os arremessos foram filmados em 2D (60Hz) no plano sagital. A partir de um conjunto de 20 arremessos, foram divididos aleatoriamente em 10 tentativas para cada condição (FI e FE). As análises estatísticas foram realizadas através do software SPSS (versão 18.0). A estatística descritiva qualitativa com ênfase na análise das frequências resultou em 30% de todas as tentativas válidas foram em acerto, e 70% foram erro na condição de FI. Na condição de FE, 50% foi acerto, e 50% foi erro. A condição de FE teve vantagem sobre a condição de FI.   Palavras-chave: Síndrome de down -  focos de atenção -  dica aguda.[1]   [1] O presente trabalho não contou com apoio financeiro de nenhuma natureza para sua realização.  
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
Pesquisa Quantitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/19237
10.5216/rpp.v16i3.19237
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/19237
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v16i3.19237
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/19237/15250
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 16 No. 3 (2013)
Pensar a Prática; v. 16 n. 3 (2013)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874857128689664