TRECHOS DO CAMINHO: PRÁTICAS COMPARTILHADAS NO ÂMBITO DO PIBID/UFES

Bibliographic Details
Main Author: Riguete Ribeiro, Maique Vinicius
Publication Date: 2016
Other Authors: Berto, Rosianny Campos, Rodrigues, Aline Britto
Format: Article
Language: por
Source: Pensar a Prática (Online)
Download full: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/39492
Summary: Focaliza as reflexões produzidas acerca do processo de tornar-se professor de Educação Física, tendo como base as narrativas de formação desenvolvidas e compartilhadas no âmbito do Pibid/Ufes (2012-2014). Parte do método narrativo/investigativo como forma de registrar e intercambiar experiências vividas em escolas da rede municipal de Vitória/ES, locus de iniciação à docência. Toma como fontes diários de campo e portfólios, nos quais foram registrados elementos da experimentação da docência e das discussões ocorridas na universidade. Conclui que o intercâmbio das experiências vividas por estudantes, professores da escola e professores da universidade produziu, na coletividade, possibilidades de pensar/repensar processos individuais de formação e espaços/tempos de atuação docente.
id UFG-4_963ee73188807de613c9e573987c1604
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/39492
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling TRECHOS DO CAMINHO: PRÁTICAS COMPARTILHADAS NO ÂMBITO DO PIBID/UFESPibidNarrativas de formaçãoIntercâmbio de experiênciasFormação docenteFormação de professoresFocaliza as reflexões produzidas acerca do processo de tornar-se professor de Educação Física, tendo como base as narrativas de formação desenvolvidas e compartilhadas no âmbito do Pibid/Ufes (2012-2014). Parte do método narrativo/investigativo como forma de registrar e intercambiar experiências vividas em escolas da rede municipal de Vitória/ES, locus de iniciação à docência. Toma como fontes diários de campo e portfólios, nos quais foram registrados elementos da experimentação da docência e das discussões ocorridas na universidade. Conclui que o intercâmbio das experiências vividas por estudantes, professores da escola e professores da universidade produziu, na coletividade, possibilidades de pensar/repensar processos individuais de formação e espaços/tempos de atuação docente.Universidade Federal de Goiás2016-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/3949210.5216/rpp.v19i4.39492Pensar a Prática; Vol. 19 No. 4 (2016)Pensar a Prática; v. 19 n. 4 (2016)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/39492/pdfCopyright (c) 2016 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessRiguete Ribeiro, Maique ViniciusBerto, Rosianny CamposRodrigues, Aline Britto2017-02-16T11:52:23Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/39492Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:10.100276Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv TRECHOS DO CAMINHO: PRÁTICAS COMPARTILHADAS NO ÂMBITO DO PIBID/UFES
title TRECHOS DO CAMINHO: PRÁTICAS COMPARTILHADAS NO ÂMBITO DO PIBID/UFES
spellingShingle TRECHOS DO CAMINHO: PRÁTICAS COMPARTILHADAS NO ÂMBITO DO PIBID/UFES
Riguete Ribeiro, Maique Vinicius
Pibid
Narrativas de formação
Intercâmbio de experiências
Formação docente
Formação de professores
title_short TRECHOS DO CAMINHO: PRÁTICAS COMPARTILHADAS NO ÂMBITO DO PIBID/UFES
title_full TRECHOS DO CAMINHO: PRÁTICAS COMPARTILHADAS NO ÂMBITO DO PIBID/UFES
title_fullStr TRECHOS DO CAMINHO: PRÁTICAS COMPARTILHADAS NO ÂMBITO DO PIBID/UFES
title_full_unstemmed TRECHOS DO CAMINHO: PRÁTICAS COMPARTILHADAS NO ÂMBITO DO PIBID/UFES
title_sort TRECHOS DO CAMINHO: PRÁTICAS COMPARTILHADAS NO ÂMBITO DO PIBID/UFES
author Riguete Ribeiro, Maique Vinicius
author_facet Riguete Ribeiro, Maique Vinicius
Berto, Rosianny Campos
Rodrigues, Aline Britto
author_role author
author2 Berto, Rosianny Campos
Rodrigues, Aline Britto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Riguete Ribeiro, Maique Vinicius
Berto, Rosianny Campos
Rodrigues, Aline Britto
dc.subject.por.fl_str_mv Pibid
Narrativas de formação
Intercâmbio de experiências
Formação docente
Formação de professores
topic Pibid
Narrativas de formação
Intercâmbio de experiências
Formação docente
Formação de professores
description Focaliza as reflexões produzidas acerca do processo de tornar-se professor de Educação Física, tendo como base as narrativas de formação desenvolvidas e compartilhadas no âmbito do Pibid/Ufes (2012-2014). Parte do método narrativo/investigativo como forma de registrar e intercambiar experiências vividas em escolas da rede municipal de Vitória/ES, locus de iniciação à docência. Toma como fontes diários de campo e portfólios, nos quais foram registrados elementos da experimentação da docência e das discussões ocorridas na universidade. Conclui que o intercâmbio das experiências vividas por estudantes, professores da escola e professores da universidade produziu, na coletividade, possibilidades de pensar/repensar processos individuais de formação e espaços/tempos de atuação docente.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
Pesquisa Qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/39492
10.5216/rpp.v19i4.39492
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/39492
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v19i4.39492
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/39492/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 19 No. 4 (2016)
Pensar a Prática; v. 19 n. 4 (2016)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874858336649216