TRECHOS DO CAMINHO: PRÁTICAS COMPARTILHADAS NO ÂMBITO DO PIBID/UFES
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2016 |
Other Authors: | , |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Pensar a Prática (Online) |
Download full: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/39492 |
Summary: | Focaliza as reflexões produzidas acerca do processo de tornar-se professor de Educação Física, tendo como base as narrativas de formação desenvolvidas e compartilhadas no âmbito do Pibid/Ufes (2012-2014). Parte do método narrativo/investigativo como forma de registrar e intercambiar experiências vividas em escolas da rede municipal de Vitória/ES, locus de iniciação à docência. Toma como fontes diários de campo e portfólios, nos quais foram registrados elementos da experimentação da docência e das discussões ocorridas na universidade. Conclui que o intercâmbio das experiências vividas por estudantes, professores da escola e professores da universidade produziu, na coletividade, possibilidades de pensar/repensar processos individuais de formação e espaços/tempos de atuação docente. |
id |
UFG-4_963ee73188807de613c9e573987c1604 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/39492 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
TRECHOS DO CAMINHO: PRÁTICAS COMPARTILHADAS NO ÂMBITO DO PIBID/UFESPibidNarrativas de formaçãoIntercâmbio de experiênciasFormação docenteFormação de professoresFocaliza as reflexões produzidas acerca do processo de tornar-se professor de Educação Física, tendo como base as narrativas de formação desenvolvidas e compartilhadas no âmbito do Pibid/Ufes (2012-2014). Parte do método narrativo/investigativo como forma de registrar e intercambiar experiências vividas em escolas da rede municipal de Vitória/ES, locus de iniciação à docência. Toma como fontes diários de campo e portfólios, nos quais foram registrados elementos da experimentação da docência e das discussões ocorridas na universidade. Conclui que o intercâmbio das experiências vividas por estudantes, professores da escola e professores da universidade produziu, na coletividade, possibilidades de pensar/repensar processos individuais de formação e espaços/tempos de atuação docente.Universidade Federal de Goiás2016-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/3949210.5216/rpp.v19i4.39492Pensar a Prática; Vol. 19 No. 4 (2016)Pensar a Prática; v. 19 n. 4 (2016)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/39492/pdfCopyright (c) 2016 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessRiguete Ribeiro, Maique ViniciusBerto, Rosianny CamposRodrigues, Aline Britto2017-02-16T11:52:23Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/39492Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:10.100276Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
TRECHOS DO CAMINHO: PRÁTICAS COMPARTILHADAS NO ÂMBITO DO PIBID/UFES |
title |
TRECHOS DO CAMINHO: PRÁTICAS COMPARTILHADAS NO ÂMBITO DO PIBID/UFES |
spellingShingle |
TRECHOS DO CAMINHO: PRÁTICAS COMPARTILHADAS NO ÂMBITO DO PIBID/UFES Riguete Ribeiro, Maique Vinicius Pibid Narrativas de formação Intercâmbio de experiências Formação docente Formação de professores |
title_short |
TRECHOS DO CAMINHO: PRÁTICAS COMPARTILHADAS NO ÂMBITO DO PIBID/UFES |
title_full |
TRECHOS DO CAMINHO: PRÁTICAS COMPARTILHADAS NO ÂMBITO DO PIBID/UFES |
title_fullStr |
TRECHOS DO CAMINHO: PRÁTICAS COMPARTILHADAS NO ÂMBITO DO PIBID/UFES |
title_full_unstemmed |
TRECHOS DO CAMINHO: PRÁTICAS COMPARTILHADAS NO ÂMBITO DO PIBID/UFES |
title_sort |
TRECHOS DO CAMINHO: PRÁTICAS COMPARTILHADAS NO ÂMBITO DO PIBID/UFES |
author |
Riguete Ribeiro, Maique Vinicius |
author_facet |
Riguete Ribeiro, Maique Vinicius Berto, Rosianny Campos Rodrigues, Aline Britto |
author_role |
author |
author2 |
Berto, Rosianny Campos Rodrigues, Aline Britto |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Riguete Ribeiro, Maique Vinicius Berto, Rosianny Campos Rodrigues, Aline Britto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pibid Narrativas de formação Intercâmbio de experiências Formação docente Formação de professores |
topic |
Pibid Narrativas de formação Intercâmbio de experiências Formação docente Formação de professores |
description |
Focaliza as reflexões produzidas acerca do processo de tornar-se professor de Educação Física, tendo como base as narrativas de formação desenvolvidas e compartilhadas no âmbito do Pibid/Ufes (2012-2014). Parte do método narrativo/investigativo como forma de registrar e intercambiar experiências vividas em escolas da rede municipal de Vitória/ES, locus de iniciação à docência. Toma como fontes diários de campo e portfólios, nos quais foram registrados elementos da experimentação da docência e das discussões ocorridas na universidade. Conclui que o intercâmbio das experiências vividas por estudantes, professores da escola e professores da universidade produziu, na coletividade, possibilidades de pensar/repensar processos individuais de formação e espaços/tempos de atuação docente. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares Pesquisa Qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/39492 10.5216/rpp.v19i4.39492 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/39492 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v19i4.39492 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/39492/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 19 No. 4 (2016) Pensar a Prática; v. 19 n. 4 (2016) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874858336649216 |