EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DO PENSAMENTO DE NIETZSCHE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poíesis Pedagógica |
Texto Completo: | https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/40102 |
Resumo: | Este texto tem o objetivo de refletir sobre a educação na modernidade, especialmente sobre o sentido da educação, enfrentando a pergunta: que modelo está estruturada a educação a partir da modernidade? Qual é o objetivo desse modelo de educação? Para refletirmos sobre essas questões tomamos o pensamento de Friedrich Nietzsche especialmente em seus escritos de juventude, Sobre o futuro de nossos estabelecimentos de ensino e Schopenhauer como educador, oportunidade na qual crítica a educação da Alemanha no século XIX, e nos convida a pensar um novo tipo de educação, não mais estruturada para atender a demanda do mercado na formação de trabalhadores, mas sim uma educação como formação de si. Nessa perspectiva há que se estabelecer uma nova relação entre educador e educando estabelecida na exemplaridade do mestre. Embora Nietzsche tenha diagnosticado e criticado a educação da Alemanha no século XIX, sua reflexão é extremamente atual e nos possibilita repensar o papel da educação frente ao tipo de homem que se deseja formar. |
id |
UFG-9_b1c5f07bf501f52dfc06ac76d8b099ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/40102 |
network_acronym_str |
UFG-9 |
network_name_str |
Poíesis Pedagógica |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DO PENSAMENTO DE NIETZSCHEEste texto tem o objetivo de refletir sobre a educação na modernidade, especialmente sobre o sentido da educação, enfrentando a pergunta: que modelo está estruturada a educação a partir da modernidade? Qual é o objetivo desse modelo de educação? Para refletirmos sobre essas questões tomamos o pensamento de Friedrich Nietzsche especialmente em seus escritos de juventude, Sobre o futuro de nossos estabelecimentos de ensino e Schopenhauer como educador, oportunidade na qual crítica a educação da Alemanha no século XIX, e nos convida a pensar um novo tipo de educação, não mais estruturada para atender a demanda do mercado na formação de trabalhadores, mas sim uma educação como formação de si. Nessa perspectiva há que se estabelecer uma nova relação entre educador e educando estabelecida na exemplaridade do mestre. Embora Nietzsche tenha diagnosticado e criticado a educação da Alemanha no século XIX, sua reflexão é extremamente atual e nos possibilita repensar o papel da educação frente ao tipo de homem que se deseja formar.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2016-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/4010210.5216/rpp.v13i2.40102Poíesis Pedagógica; v. 13 n. 2 (2015): Poíesis Pedagógica; 15-432178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/40102/20494Copyright (c) 2016 Poíesis Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessDanelon, MárcioLima, Sílvia Cristina F.2016-03-29T13:53:17ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DO PENSAMENTO DE NIETZSCHE |
title |
EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DO PENSAMENTO DE NIETZSCHE |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DO PENSAMENTO DE NIETZSCHE Danelon, Márcio |
title_short |
EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DO PENSAMENTO DE NIETZSCHE |
title_full |
EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DO PENSAMENTO DE NIETZSCHE |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DO PENSAMENTO DE NIETZSCHE |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DO PENSAMENTO DE NIETZSCHE |
title_sort |
EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DO PENSAMENTO DE NIETZSCHE |
author |
Danelon, Márcio |
author_facet |
Danelon, Márcio Lima, Sílvia Cristina F. |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Sílvia Cristina F. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Danelon, Márcio Lima, Sílvia Cristina F. |
description |
Este texto tem o objetivo de refletir sobre a educação na modernidade, especialmente sobre o sentido da educação, enfrentando a pergunta: que modelo está estruturada a educação a partir da modernidade? Qual é o objetivo desse modelo de educação? Para refletirmos sobre essas questões tomamos o pensamento de Friedrich Nietzsche especialmente em seus escritos de juventude, Sobre o futuro de nossos estabelecimentos de ensino e Schopenhauer como educador, oportunidade na qual crítica a educação da Alemanha no século XIX, e nos convida a pensar um novo tipo de educação, não mais estruturada para atender a demanda do mercado na formação de trabalhadores, mas sim uma educação como formação de si. Nessa perspectiva há que se estabelecer uma nova relação entre educador e educando estabelecida na exemplaridade do mestre. Embora Nietzsche tenha diagnosticado e criticado a educação da Alemanha no século XIX, sua reflexão é extremamente atual e nos possibilita repensar o papel da educação frente ao tipo de homem que se deseja formar. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/40102 10.5216/rpp.v13i2.40102 |
url |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/40102 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v13i2.40102 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/40102/20494 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Poíesis Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Poíesis Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Poíesis Pedagógica; v. 13 n. 2 (2015): Poíesis Pedagógica; 15-43 2178-4442 1679-2319 reponame:Poíesis Pedagógica instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Poíesis Pedagógica |
collection |
Poíesis Pedagógica |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1733086329782140928 |