EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DO PENSAMENTO DE NIETZSCHE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Danelon, Márcio
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lima, Sílvia Cristina F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/40102
Resumo: Este texto tem o objetivo de refletir sobre a educação na modernidade, especialmente sobre o sentido da educação, enfrentando a pergunta: que modelo está estruturada a educação a partir da modernidade? Qual é o objetivo desse modelo de educação? Para refletirmos sobre essas questões tomamos o pensamento de Friedrich Nietzsche especialmente em seus escritos de juventude, Sobre o futuro de nossos estabelecimentos de ensino e Schopenhauer como educador, oportunidade na qual crítica a educação da Alemanha no século XIX, e nos convida a pensar um novo tipo de educação, não mais estruturada para atender a demanda do mercado na formação de trabalhadores, mas sim uma educação como formação de si. Nessa perspectiva há que se estabelecer uma nova relação entre educador e educando estabelecida na exemplaridade do mestre. Embora Nietzsche tenha diagnosticado e criticado a educação da Alemanha no século XIX, sua reflexão é extremamente atual e nos possibilita repensar o papel da educação frente ao tipo de homem que se deseja formar.
id UFG-9_b1c5f07bf501f52dfc06ac76d8b099ab
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/40102
network_acronym_str UFG-9
network_name_str Poíesis Pedagógica
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DO PENSAMENTO DE NIETZSCHEEste texto tem o objetivo de refletir sobre a educação na modernidade, especialmente sobre o sentido da educação, enfrentando a pergunta: que modelo está estruturada a educação a partir da modernidade? Qual é o objetivo desse modelo de educação? Para refletirmos sobre essas questões tomamos o pensamento de Friedrich Nietzsche especialmente em seus escritos de juventude, Sobre o futuro de nossos estabelecimentos de ensino e Schopenhauer como educador, oportunidade na qual crítica a educação da Alemanha no século XIX, e nos convida a pensar um novo tipo de educação, não mais estruturada para atender a demanda do mercado na formação de trabalhadores, mas sim uma educação como formação de si. Nessa perspectiva há que se estabelecer uma nova relação entre educador e educando estabelecida na exemplaridade do mestre. Embora Nietzsche tenha diagnosticado e criticado a educação da Alemanha no século XIX, sua reflexão é extremamente atual e nos possibilita repensar o papel da educação frente ao tipo de homem que se deseja formar.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2016-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/4010210.5216/rpp.v13i2.40102Poíesis Pedagógica; v. 13 n. 2 (2015): Poíesis Pedagógica; 15-432178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/40102/20494Copyright (c) 2016 Poíesis Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessDanelon, MárcioLima, Sílvia Cristina F.2016-03-29T13:53:17ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DO PENSAMENTO DE NIETZSCHE
title EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DO PENSAMENTO DE NIETZSCHE
spellingShingle EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DO PENSAMENTO DE NIETZSCHE
Danelon, Márcio
title_short EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DO PENSAMENTO DE NIETZSCHE
title_full EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DO PENSAMENTO DE NIETZSCHE
title_fullStr EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DO PENSAMENTO DE NIETZSCHE
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DO PENSAMENTO DE NIETZSCHE
title_sort EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DO PENSAMENTO DE NIETZSCHE
author Danelon, Márcio
author_facet Danelon, Márcio
Lima, Sílvia Cristina F.
author_role author
author2 Lima, Sílvia Cristina F.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Danelon, Márcio
Lima, Sílvia Cristina F.
description Este texto tem o objetivo de refletir sobre a educação na modernidade, especialmente sobre o sentido da educação, enfrentando a pergunta: que modelo está estruturada a educação a partir da modernidade? Qual é o objetivo desse modelo de educação? Para refletirmos sobre essas questões tomamos o pensamento de Friedrich Nietzsche especialmente em seus escritos de juventude, Sobre o futuro de nossos estabelecimentos de ensino e Schopenhauer como educador, oportunidade na qual crítica a educação da Alemanha no século XIX, e nos convida a pensar um novo tipo de educação, não mais estruturada para atender a demanda do mercado na formação de trabalhadores, mas sim uma educação como formação de si. Nessa perspectiva há que se estabelecer uma nova relação entre educador e educando estabelecida na exemplaridade do mestre. Embora Nietzsche tenha diagnosticado e criticado a educação da Alemanha no século XIX, sua reflexão é extremamente atual e nos possibilita repensar o papel da educação frente ao tipo de homem que se deseja formar.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/40102
10.5216/rpp.v13i2.40102
url https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/40102
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v13i2.40102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/40102/20494
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Poíesis Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Poíesis Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Poíesis Pedagógica; v. 13 n. 2 (2015): Poíesis Pedagógica; 15-43
2178-4442
1679-2319
reponame:Poíesis Pedagógica
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Poíesis Pedagógica
collection Poíesis Pedagógica
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733086329782140928