A CIÊNCIA DO MESTRE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, BRUNO GONÇALVES
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/55742
Resumo: Neste texto, proponho uma leitura a partir da filosofia da diferença acerca do lema de Jean-Baptiste de La Salle (1651-1719) sobre a formação dos professores, que consiste, segundo ele, em “tirar dos novos mestres o que têm, e não devem ter; e, dar-lhes o que não têm, e é muito necessário que tenham[1]”. Sem, contudo, tomar este lema como objeto em sua forma histórica, caberá aqui apresenta-lo como ressonância a uma preocupação reincidente sobre os indivíduos que se ocupam da educação dos outros, o professorado. A consideração a que chego é a de que os saberes conformados em torno de uma “ciência do mestre” consideram o que, no campo da filosofia da diferença, posso chamar de conhecimento perceptivo. Insuficiente, no entanto, esse conhecimento parece inviabilizar outras dimensões da experiência educativa como os afetos e os conceituais que, quando muito, tangenciam essa prática.[1] Cf. Mialaret; Dottrens (1974) Cit. “A partir de La conduite dês écoles chrétiennes,” p. 305-312, basicamente, um exercício de formação moral.
id UFG-9_fc02956b5b2e5e6b53fecd2e8b62d33d
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/55742
network_acronym_str UFG-9
network_name_str Poíesis Pedagógica
repository_id_str
spelling A CIÊNCIA DO MESTRENeste texto, proponho uma leitura a partir da filosofia da diferença acerca do lema de Jean-Baptiste de La Salle (1651-1719) sobre a formação dos professores, que consiste, segundo ele, em “tirar dos novos mestres o que têm, e não devem ter; e, dar-lhes o que não têm, e é muito necessário que tenham[1]”. Sem, contudo, tomar este lema como objeto em sua forma histórica, caberá aqui apresenta-lo como ressonância a uma preocupação reincidente sobre os indivíduos que se ocupam da educação dos outros, o professorado. A consideração a que chego é a de que os saberes conformados em torno de uma “ciência do mestre” consideram o que, no campo da filosofia da diferença, posso chamar de conhecimento perceptivo. Insuficiente, no entanto, esse conhecimento parece inviabilizar outras dimensões da experiência educativa como os afetos e os conceituais que, quando muito, tangenciam essa prática.[1] Cf. Mialaret; Dottrens (1974) Cit. “A partir de La conduite dês écoles chrétiennes,” p. 305-312, basicamente, um exercício de formação moral.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2019-01-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/5574210.5216/rpp.v16i2.55742Poíesis Pedagógica; v. 16 n. 2 (2018): Poíesis Pedagógica; 29-412178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/55742/27096Copyright (c) 2019 Poíesis Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBorges, BRUNO GONÇALVES2019-01-22T09:53:04ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB
dc.title.none.fl_str_mv A CIÊNCIA DO MESTRE
title A CIÊNCIA DO MESTRE
spellingShingle A CIÊNCIA DO MESTRE
Borges, BRUNO GONÇALVES
title_short A CIÊNCIA DO MESTRE
title_full A CIÊNCIA DO MESTRE
title_fullStr A CIÊNCIA DO MESTRE
title_full_unstemmed A CIÊNCIA DO MESTRE
title_sort A CIÊNCIA DO MESTRE
author Borges, BRUNO GONÇALVES
author_facet Borges, BRUNO GONÇALVES
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, BRUNO GONÇALVES
description Neste texto, proponho uma leitura a partir da filosofia da diferença acerca do lema de Jean-Baptiste de La Salle (1651-1719) sobre a formação dos professores, que consiste, segundo ele, em “tirar dos novos mestres o que têm, e não devem ter; e, dar-lhes o que não têm, e é muito necessário que tenham[1]”. Sem, contudo, tomar este lema como objeto em sua forma histórica, caberá aqui apresenta-lo como ressonância a uma preocupação reincidente sobre os indivíduos que se ocupam da educação dos outros, o professorado. A consideração a que chego é a de que os saberes conformados em torno de uma “ciência do mestre” consideram o que, no campo da filosofia da diferença, posso chamar de conhecimento perceptivo. Insuficiente, no entanto, esse conhecimento parece inviabilizar outras dimensões da experiência educativa como os afetos e os conceituais que, quando muito, tangenciam essa prática.[1] Cf. Mialaret; Dottrens (1974) Cit. “A partir de La conduite dês écoles chrétiennes,” p. 305-312, basicamente, um exercício de formação moral.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/55742
10.5216/rpp.v16i2.55742
url https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/55742
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v16i2.55742
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/55742/27096
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Poíesis Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Poíesis Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Poíesis Pedagógica; v. 16 n. 2 (2018): Poíesis Pedagógica; 29-41
2178-4442
1679-2319
reponame:Poíesis Pedagógica
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Poíesis Pedagógica
collection Poíesis Pedagógica
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733086329846104064