Sequências didáticas, sequências de formação e rotas em educação Linguística Crítica para a formação de professores de Inglês: (re)configurações e expansões do dispositivo original
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Raído (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/17064 |
Resumo: | A reconfiguração de teorias e práticas já consolidadas faz parte do movimento teórico-científico que rege grande parte das pesquisas na contemporaneidade. No caso da corrente teórico-metodológica do Interacionismo Sociodiscursivo em contexto brasileiro, pesquisadores das áreas de ensino de língua inglesa se propuseram a repensar o dispositivo conhecido como sequência didática para adaptá-lo – e até mesmo expandi-lo – de modo a suprir as necessidades de nosso contexto. Neste artigo, procuramos ilustrar tais adaptações e expansões, com foco principal naquelas que consideram o contexto de formação de professores. Primeiramente, buscamos solidificar um arcabouço referencial que sustenta concepções de língua e linguage (Bakhtin, 1981; 1986; Bronckart, 2007; Vygotsky, 1998) nas quais o Interacionismo Sociodiscursivo se baseia. Em segundo lugar, discorremos sobre os fundamentos da corrente assim como sobre as características basilares de seu dispositivo de ensino, a sequência didática (Dolz; Noverraz; Schneuwly, 2004). Por fim, nos preocupamos em listar as (re)configurações e expanspropostas por pesquisadores em nosso território, como a sequência didática brasileira (Miquelante et al., 2017; Magalhães; Cristovão, 2018), a sequência de formação (Dolz; Gagnon, 2018; Francescon; Cristovão; Tognato, 2018) e as rotas em educação linguística crítica para professores de Inglês (Cristovão; Miquelante, 2021). |
id |
UFGD-4_6fdd20828849b1075e5a093cc74dc39d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17064 |
network_acronym_str |
UFGD-4 |
network_name_str |
Raído (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sequências didáticas, sequências de formação e rotas em educação Linguística Crítica para a formação de professores de Inglês: (re)configurações e expansões do dispositivo originalInteracionismo SociodiscursivoSequências didáticasSequências de formaçãoRotas em educação linguística crítica para professores de inglêsA reconfiguração de teorias e práticas já consolidadas faz parte do movimento teórico-científico que rege grande parte das pesquisas na contemporaneidade. No caso da corrente teórico-metodológica do Interacionismo Sociodiscursivo em contexto brasileiro, pesquisadores das áreas de ensino de língua inglesa se propuseram a repensar o dispositivo conhecido como sequência didática para adaptá-lo – e até mesmo expandi-lo – de modo a suprir as necessidades de nosso contexto. Neste artigo, procuramos ilustrar tais adaptações e expansões, com foco principal naquelas que consideram o contexto de formação de professores. Primeiramente, buscamos solidificar um arcabouço referencial que sustenta concepções de língua e linguage (Bakhtin, 1981; 1986; Bronckart, 2007; Vygotsky, 1998) nas quais o Interacionismo Sociodiscursivo se baseia. Em segundo lugar, discorremos sobre os fundamentos da corrente assim como sobre as características basilares de seu dispositivo de ensino, a sequência didática (Dolz; Noverraz; Schneuwly, 2004). Por fim, nos preocupamos em listar as (re)configurações e expanspropostas por pesquisadores em nosso território, como a sequência didática brasileira (Miquelante et al., 2017; Magalhães; Cristovão, 2018), a sequência de formação (Dolz; Gagnon, 2018; Francescon; Cristovão; Tognato, 2018) e as rotas em educação linguística crítica para professores de Inglês (Cristovão; Miquelante, 2021).Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2023-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartículo revisado por parespeer-reviewed articleartigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1706410.30612/raido.v17i44.17064Raído; v. 17 n. 44 (2023): Linguagem e Educação: 21 anos de Estudos da Linguagem; 107-1291984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/17064/9855Francescon, Paula KrackerFreitas, Lucas Giacometti deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-14T19:07:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17064Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2023-12-14T19:07:57Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sequências didáticas, sequências de formação e rotas em educação Linguística Crítica para a formação de professores de Inglês: (re)configurações e expansões do dispositivo original |
title |
Sequências didáticas, sequências de formação e rotas em educação Linguística Crítica para a formação de professores de Inglês: (re)configurações e expansões do dispositivo original |
spellingShingle |
Sequências didáticas, sequências de formação e rotas em educação Linguística Crítica para a formação de professores de Inglês: (re)configurações e expansões do dispositivo original Francescon, Paula Kracker Interacionismo Sociodiscursivo Sequências didáticas Sequências de formação Rotas em educação linguística crítica para professores de inglês |
title_short |
Sequências didáticas, sequências de formação e rotas em educação Linguística Crítica para a formação de professores de Inglês: (re)configurações e expansões do dispositivo original |
title_full |
Sequências didáticas, sequências de formação e rotas em educação Linguística Crítica para a formação de professores de Inglês: (re)configurações e expansões do dispositivo original |
title_fullStr |
Sequências didáticas, sequências de formação e rotas em educação Linguística Crítica para a formação de professores de Inglês: (re)configurações e expansões do dispositivo original |
title_full_unstemmed |
Sequências didáticas, sequências de formação e rotas em educação Linguística Crítica para a formação de professores de Inglês: (re)configurações e expansões do dispositivo original |
title_sort |
Sequências didáticas, sequências de formação e rotas em educação Linguística Crítica para a formação de professores de Inglês: (re)configurações e expansões do dispositivo original |
author |
Francescon, Paula Kracker |
author_facet |
Francescon, Paula Kracker Freitas, Lucas Giacometti de |
author_role |
author |
author2 |
Freitas, Lucas Giacometti de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Francescon, Paula Kracker Freitas, Lucas Giacometti de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interacionismo Sociodiscursivo Sequências didáticas Sequências de formação Rotas em educação linguística crítica para professores de inglês |
topic |
Interacionismo Sociodiscursivo Sequências didáticas Sequências de formação Rotas em educação linguística crítica para professores de inglês |
description |
A reconfiguração de teorias e práticas já consolidadas faz parte do movimento teórico-científico que rege grande parte das pesquisas na contemporaneidade. No caso da corrente teórico-metodológica do Interacionismo Sociodiscursivo em contexto brasileiro, pesquisadores das áreas de ensino de língua inglesa se propuseram a repensar o dispositivo conhecido como sequência didática para adaptá-lo – e até mesmo expandi-lo – de modo a suprir as necessidades de nosso contexto. Neste artigo, procuramos ilustrar tais adaptações e expansões, com foco principal naquelas que consideram o contexto de formação de professores. Primeiramente, buscamos solidificar um arcabouço referencial que sustenta concepções de língua e linguage (Bakhtin, 1981; 1986; Bronckart, 2007; Vygotsky, 1998) nas quais o Interacionismo Sociodiscursivo se baseia. Em segundo lugar, discorremos sobre os fundamentos da corrente assim como sobre as características basilares de seu dispositivo de ensino, a sequência didática (Dolz; Noverraz; Schneuwly, 2004). Por fim, nos preocupamos em listar as (re)configurações e expanspropostas por pesquisadores em nosso território, como a sequência didática brasileira (Miquelante et al., 2017; Magalhães; Cristovão, 2018), a sequência de formação (Dolz; Gagnon, 2018; Francescon; Cristovão; Tognato, 2018) e as rotas em educação linguística crítica para professores de Inglês (Cristovão; Miquelante, 2021). |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion artículo revisado por pares peer-reviewed article artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/17064 10.30612/raido.v17i44.17064 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/17064 |
identifier_str_mv |
10.30612/raido.v17i44.17064 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/17064/9855 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Raído; v. 17 n. 44 (2023): Linguagem e Educação: 21 anos de Estudos da Linguagem; 107-129 1984-4018 reponame:Raído (Online) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Raído (Online) |
collection |
Raído (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1798316388285153280 |