Ensino da argumentação em uma perspectiva textual: aspectos do texto transversais aos gêneros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Luiz Eduardo Mendes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Raído (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1839
Resumo: Neste artigo, propomos um caminho para o ensino da argumentação partindo de uma abordagem textual. Para isso, utilizamos dois textos retirados da revista VEJA e analisamos, com base em Adam (1992, 2008), como os autores organizaram as sequências argumentativas de modo a atingirem seus objetivos persuasivos. Em seguida, buscamos traçar possibilidades de transposição didática desse conteúdo. De um modo geral, defendemos a necessidade de se trabalhar nas aulas de leitura e produção de textos, não apenas a distribuição do conteúdo temático em parágrafos, por exemplo, mas também sua estrutura tipológica/ organização sequencial, transversal aos gêneros.
id UFGD-4_753894cddf80683368119ce1e92ce4c2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1839
network_acronym_str UFGD-4
network_name_str Raído (Online)
repository_id_str
spelling Ensino da argumentação em uma perspectiva textual: aspectos do texto transversais aos gênerosTexto argumentativo. Gêneros textuais. Sequência tipológica. Ensino de língua portuguesa.Neste artigo, propomos um caminho para o ensino da argumentação partindo de uma abordagem textual. Para isso, utilizamos dois textos retirados da revista VEJA e analisamos, com base em Adam (1992, 2008), como os autores organizaram as sequências argumentativas de modo a atingirem seus objetivos persuasivos. Em seguida, buscamos traçar possibilidades de transposição didática desse conteúdo. De um modo geral, defendemos a necessidade de se trabalhar nas aulas de leitura e produção de textos, não apenas a distribuição do conteúdo temático em parágrafos, por exemplo, mas também sua estrutura tipológica/ organização sequencial, transversal aos gêneros.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2013-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1839Raído; v. 7 n. 13 (2013); 77-911984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1839/1425https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1839/1474Batista, Luiz Eduardo Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-22T09:53:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1839Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-05-22T09:53:09Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino da argumentação em uma perspectiva textual: aspectos do texto transversais aos gêneros
title Ensino da argumentação em uma perspectiva textual: aspectos do texto transversais aos gêneros
spellingShingle Ensino da argumentação em uma perspectiva textual: aspectos do texto transversais aos gêneros
Batista, Luiz Eduardo Mendes
Texto argumentativo. Gêneros textuais. Sequência tipológica. Ensino de língua portuguesa.
title_short Ensino da argumentação em uma perspectiva textual: aspectos do texto transversais aos gêneros
title_full Ensino da argumentação em uma perspectiva textual: aspectos do texto transversais aos gêneros
title_fullStr Ensino da argumentação em uma perspectiva textual: aspectos do texto transversais aos gêneros
title_full_unstemmed Ensino da argumentação em uma perspectiva textual: aspectos do texto transversais aos gêneros
title_sort Ensino da argumentação em uma perspectiva textual: aspectos do texto transversais aos gêneros
author Batista, Luiz Eduardo Mendes
author_facet Batista, Luiz Eduardo Mendes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Luiz Eduardo Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Texto argumentativo. Gêneros textuais. Sequência tipológica. Ensino de língua portuguesa.
topic Texto argumentativo. Gêneros textuais. Sequência tipológica. Ensino de língua portuguesa.
description Neste artigo, propomos um caminho para o ensino da argumentação partindo de uma abordagem textual. Para isso, utilizamos dois textos retirados da revista VEJA e analisamos, com base em Adam (1992, 2008), como os autores organizaram as sequências argumentativas de modo a atingirem seus objetivos persuasivos. Em seguida, buscamos traçar possibilidades de transposição didática desse conteúdo. De um modo geral, defendemos a necessidade de se trabalhar nas aulas de leitura e produção de textos, não apenas a distribuição do conteúdo temático em parágrafos, por exemplo, mas também sua estrutura tipológica/ organização sequencial, transversal aos gêneros.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1839
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1839/1425
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1839/1474
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Raído; v. 7 n. 13 (2013); 77-91
1984-4018
reponame:Raído (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Raído (Online)
collection Raído (Online)
repository.name.fl_str_mv Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1798316389054808064