Ensino da argumentação em uma perspectiva textual: aspectos do texto transversais aos gêneros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Raído (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1839 |
Resumo: | Neste artigo, propomos um caminho para o ensino da argumentação partindo de uma abordagem textual. Para isso, utilizamos dois textos retirados da revista VEJA e analisamos, com base em Adam (1992, 2008), como os autores organizaram as sequências argumentativas de modo a atingirem seus objetivos persuasivos. Em seguida, buscamos traçar possibilidades de transposição didática desse conteúdo. De um modo geral, defendemos a necessidade de se trabalhar nas aulas de leitura e produção de textos, não apenas a distribuição do conteúdo temático em parágrafos, por exemplo, mas também sua estrutura tipológica/ organização sequencial, transversal aos gêneros. |
id |
UFGD-4_753894cddf80683368119ce1e92ce4c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1839 |
network_acronym_str |
UFGD-4 |
network_name_str |
Raído (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino da argumentação em uma perspectiva textual: aspectos do texto transversais aos gênerosTexto argumentativo. Gêneros textuais. Sequência tipológica. Ensino de língua portuguesa.Neste artigo, propomos um caminho para o ensino da argumentação partindo de uma abordagem textual. Para isso, utilizamos dois textos retirados da revista VEJA e analisamos, com base em Adam (1992, 2008), como os autores organizaram as sequências argumentativas de modo a atingirem seus objetivos persuasivos. Em seguida, buscamos traçar possibilidades de transposição didática desse conteúdo. De um modo geral, defendemos a necessidade de se trabalhar nas aulas de leitura e produção de textos, não apenas a distribuição do conteúdo temático em parágrafos, por exemplo, mas também sua estrutura tipológica/ organização sequencial, transversal aos gêneros.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2013-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1839Raído; v. 7 n. 13 (2013); 77-911984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1839/1425https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1839/1474Batista, Luiz Eduardo Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-22T09:53:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1839Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-05-22T09:53:09Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino da argumentação em uma perspectiva textual: aspectos do texto transversais aos gêneros |
title |
Ensino da argumentação em uma perspectiva textual: aspectos do texto transversais aos gêneros |
spellingShingle |
Ensino da argumentação em uma perspectiva textual: aspectos do texto transversais aos gêneros Batista, Luiz Eduardo Mendes Texto argumentativo. Gêneros textuais. Sequência tipológica. Ensino de língua portuguesa. |
title_short |
Ensino da argumentação em uma perspectiva textual: aspectos do texto transversais aos gêneros |
title_full |
Ensino da argumentação em uma perspectiva textual: aspectos do texto transversais aos gêneros |
title_fullStr |
Ensino da argumentação em uma perspectiva textual: aspectos do texto transversais aos gêneros |
title_full_unstemmed |
Ensino da argumentação em uma perspectiva textual: aspectos do texto transversais aos gêneros |
title_sort |
Ensino da argumentação em uma perspectiva textual: aspectos do texto transversais aos gêneros |
author |
Batista, Luiz Eduardo Mendes |
author_facet |
Batista, Luiz Eduardo Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Luiz Eduardo Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Texto argumentativo. Gêneros textuais. Sequência tipológica. Ensino de língua portuguesa. |
topic |
Texto argumentativo. Gêneros textuais. Sequência tipológica. Ensino de língua portuguesa. |
description |
Neste artigo, propomos um caminho para o ensino da argumentação partindo de uma abordagem textual. Para isso, utilizamos dois textos retirados da revista VEJA e analisamos, com base em Adam (1992, 2008), como os autores organizaram as sequências argumentativas de modo a atingirem seus objetivos persuasivos. Em seguida, buscamos traçar possibilidades de transposição didática desse conteúdo. De um modo geral, defendemos a necessidade de se trabalhar nas aulas de leitura e produção de textos, não apenas a distribuição do conteúdo temático em parágrafos, por exemplo, mas também sua estrutura tipológica/ organização sequencial, transversal aos gêneros. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1839 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1839 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1839/1425 https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1839/1474 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Raído; v. 7 n. 13 (2013); 77-91 1984-4018 reponame:Raído (Online) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Raído (Online) |
collection |
Raído (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1798316389054808064 |