Linguística sistêmico-funcional na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Wagner Rodrigues
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Raído (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3893
Resumo: Neste artigo produzimos e analisamos criticamente uma proposta de unidade didática (UD) para aulas de Língua Portuguesa (LP), na Educação Básica, fundamentada em pressupostos gramático-contextuais da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF). A produção aconteceu por meio da prática de laboratório de criação de material didático, desdobrando-se numa pesquisa piloto para testagem da UD, numa turma do Ensino Fundamental II. Os resultados revelaram a produtividade da recontextualização teórica para a situação de ensino instaurada. O enfoque recaiu sobre o trabalho articulado das práticas de leitura e de análise linguística em aulas de Língua Materna. Essa modelagem didática provocou situações de reflexão sobre como a língua é compreendida pelos alunos, contribuindo para o letramento linguístico desses colaboradores da pesquisa.
id UFGD-4_7dd2f2e5c19d7fc2fb901c86b93f1290
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3893
network_acronym_str UFGD-4
network_name_str Raído (Online)
repository_id_str
spelling Linguística sistêmico-funcional na sala de aulaLetramento. Linguística Aplicada. Material didático.Neste artigo produzimos e analisamos criticamente uma proposta de unidade didática (UD) para aulas de Língua Portuguesa (LP), na Educação Básica, fundamentada em pressupostos gramático-contextuais da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF). A produção aconteceu por meio da prática de laboratório de criação de material didático, desdobrando-se numa pesquisa piloto para testagem da UD, numa turma do Ensino Fundamental II. Os resultados revelaram a produtividade da recontextualização teórica para a situação de ensino instaurada. O enfoque recaiu sobre o trabalho articulado das práticas de leitura e de análise linguística em aulas de Língua Materna. Essa modelagem didática provocou situações de reflexão sobre como a língua é compreendida pelos alunos, contribuindo para o letramento linguístico desses colaboradores da pesquisa.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2015-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3893Raído; v. 9 n. 18 (2015); 137-1721984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3893/2208https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3893/2209Silva, Wagner Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-31T09:29:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3893Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-05-31T09:29:40Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Linguística sistêmico-funcional na sala de aula
title Linguística sistêmico-funcional na sala de aula
spellingShingle Linguística sistêmico-funcional na sala de aula
Silva, Wagner Rodrigues
Letramento. Linguística Aplicada. Material didático.
title_short Linguística sistêmico-funcional na sala de aula
title_full Linguística sistêmico-funcional na sala de aula
title_fullStr Linguística sistêmico-funcional na sala de aula
title_full_unstemmed Linguística sistêmico-funcional na sala de aula
title_sort Linguística sistêmico-funcional na sala de aula
author Silva, Wagner Rodrigues
author_facet Silva, Wagner Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Wagner Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento. Linguística Aplicada. Material didático.
topic Letramento. Linguística Aplicada. Material didático.
description Neste artigo produzimos e analisamos criticamente uma proposta de unidade didática (UD) para aulas de Língua Portuguesa (LP), na Educação Básica, fundamentada em pressupostos gramático-contextuais da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF). A produção aconteceu por meio da prática de laboratório de criação de material didático, desdobrando-se numa pesquisa piloto para testagem da UD, numa turma do Ensino Fundamental II. Os resultados revelaram a produtividade da recontextualização teórica para a situação de ensino instaurada. O enfoque recaiu sobre o trabalho articulado das práticas de leitura e de análise linguística em aulas de Língua Materna. Essa modelagem didática provocou situações de reflexão sobre como a língua é compreendida pelos alunos, contribuindo para o letramento linguístico desses colaboradores da pesquisa.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3893
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3893
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3893/2208
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3893/2209
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Raído; v. 9 n. 18 (2015); 137-172
1984-4018
reponame:Raído (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Raído (Online)
collection Raído (Online)
repository.name.fl_str_mv Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754574510775861248