Enunciação e cidadania: o replanejamento didático na busca pelas culturas negadas e silenciadas em sala de aula
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
Texto Completo: | https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/13305 |
Resumo: | Este artigo tem dois objetivos: 1) apresentar um relato de experiência de estágio de docência em Língua Portuguesa e Literatura, realizado numa turma de 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre (RS); 2) refletir sobre o replanejamento didático em Língua Portuguesa e Literatura a partir das demandas emergentes da turma em questão, demandas estas relacionadas a posturas preconceituosas demonstradas pelos alunos uns em relação aos outros. A partir de uma reflexão conduzida por referenciais teóricos advindos da Linguística e da Educação – a teoria enunciativa de Émile Benveniste, a perspectiva de educação linguística de Simões et al. (2012) e as teorias pós-críticas de currículo e planejamento representadas por Santomé (1995), Corazza (1997) e Silva (2001) –, chega-se a duas conclusões. Primeira conclusão: é imprescindível inserir, no planejamento didático, as culturas negadas e silenciadas no currículo escolar, a fim de desenvolver junto aos alunos os letramentos críticos e protagonistas (ROJO, 2014), formando-os para o exercício da cidadania e o respeito à diversidade. Segunda conclusão: um planejamento didático pautado numa concepção enunciativa de linguagem e numa perspectiva de educação linguística comprometida com o acesso dos alunos às culturas de escrita contribui para o aprimoramento de suas competências e habilidades relacionadas à leitura e à produção de textos como práticas sociais de uso da língua. |
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Enunciação e cidadania: o replanejamento didático na busca pelas culturas negadas e silenciadas em sala de aulaLíngua Portuguesa e Literatura. Educação Linguística. Enunciação. Replanejamento didático. Letramento crítico.Este artigo tem dois objetivos: 1) apresentar um relato de experiência de estágio de docência em Língua Portuguesa e Literatura, realizado numa turma de 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre (RS); 2) refletir sobre o replanejamento didático em Língua Portuguesa e Literatura a partir das demandas emergentes da turma em questão, demandas estas relacionadas a posturas preconceituosas demonstradas pelos alunos uns em relação aos outros. A partir de uma reflexão conduzida por referenciais teóricos advindos da Linguística e da Educação – a teoria enunciativa de Émile Benveniste, a perspectiva de educação linguística de Simões et al. (2012) e as teorias pós-críticas de currículo e planejamento representadas por Santomé (1995), Corazza (1997) e Silva (2001) –, chega-se a duas conclusões. Primeira conclusão: é imprescindível inserir, no planejamento didático, as culturas negadas e silenciadas no currículo escolar, a fim de desenvolver junto aos alunos os letramentos críticos e protagonistas (ROJO, 2014), formando-os para o exercício da cidadania e o respeito à diversidade. Segunda conclusão: um planejamento didático pautado numa concepção enunciativa de linguagem e numa perspectiva de educação linguística comprometida com o acesso dos alunos às culturas de escrita contribui para o aprimoramento de suas competências e habilidades relacionadas à leitura e à produção de textos como práticas sociais de uso da língua.Edunisc2019-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/1330510.17058/signo.v44i80.13305Signo; v. 44 n. 80 (2019): Leitura, escrita e enunciação; 70-931982-2014reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/13305/pdf_2Copyright (c) 2019 Signoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Giovane Fernandes2019-09-13T20:37:41Zoai:ojs.online.unisc.br:article/13305Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/signohttp://online.unisc.br/seer/index.php/signo/oairgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com1982-20140101-1812opendoar:2019-09-13T20:37:41Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false |
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