As avaliações externas e suas implicações para a educação básica: uma análise a partir das produções do GT5 da ANPEd

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Adriane Oliveira
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Ferenc, Alvanize Valente Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/2566
Resumo: Esse artigo relata o resultado de uma pesquisa do tipo Estado da Arte, que se constitui no levantamento de artigos publicados nas reuniões da Associação Nacional da Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), no Grupo de estudo 5 - GT 5. Nosso objetivo foi verificar o que vem sendo produzido sobre as avaliações externas, procurando compreender as implicações dessas avaliações para a educação básica. Para o desenvolvimento desse trabalho foi feito um recorte temporal, percorrendo os anos de 2008 a 2012. A análise dos artigos nos permitiu compreender os fatores externos e internos à escola que geram resultados positivos do IDEB em algumas escolas Municipais brasileiras, com vistas a identificar no contexto e na política local, os pontos que podem ter concorrido para isso, tendo como foco a prova Brasil.
id UFGD-8_697ad0a5d11eed015668c9652702686b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2566
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling As avaliações externas e suas implicações para a educação básica: uma análise a partir das produções do GT5 da ANPEdAvaliações externas. Educação básica. ANPEd.Esse artigo relata o resultado de uma pesquisa do tipo Estado da Arte, que se constitui no levantamento de artigos publicados nas reuniões da Associação Nacional da Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), no Grupo de estudo 5 - GT 5. Nosso objetivo foi verificar o que vem sendo produzido sobre as avaliações externas, procurando compreender as implicações dessas avaliações para a educação básica. Para o desenvolvimento desse trabalho foi feito um recorte temporal, percorrendo os anos de 2008 a 2012. A análise dos artigos nos permitiu compreender os fatores externos e internos à escola que geram resultados positivos do IDEB em algumas escolas Municipais brasileiras, com vistas a identificar no contexto e na política local, os pontos que podem ter concorrido para isso, tendo como foco a prova Brasil.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2014-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/2566Horizontes - Revista de Educação; v. 2 n. 3 (2014); 23-342318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/2566/2042Barbosa, Adriane OliveiraFerenc, Alvanize Valente Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-18T17:56:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2566Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2020-02-18T17:56:56Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv As avaliações externas e suas implicações para a educação básica: uma análise a partir das produções do GT5 da ANPEd
title As avaliações externas e suas implicações para a educação básica: uma análise a partir das produções do GT5 da ANPEd
spellingShingle As avaliações externas e suas implicações para a educação básica: uma análise a partir das produções do GT5 da ANPEd
Barbosa, Adriane Oliveira
Avaliações externas. Educação básica. ANPEd.
title_short As avaliações externas e suas implicações para a educação básica: uma análise a partir das produções do GT5 da ANPEd
title_full As avaliações externas e suas implicações para a educação básica: uma análise a partir das produções do GT5 da ANPEd
title_fullStr As avaliações externas e suas implicações para a educação básica: uma análise a partir das produções do GT5 da ANPEd
title_full_unstemmed As avaliações externas e suas implicações para a educação básica: uma análise a partir das produções do GT5 da ANPEd
title_sort As avaliações externas e suas implicações para a educação básica: uma análise a partir das produções do GT5 da ANPEd
author Barbosa, Adriane Oliveira
author_facet Barbosa, Adriane Oliveira
Ferenc, Alvanize Valente Fernandes
author_role author
author2 Ferenc, Alvanize Valente Fernandes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Adriane Oliveira
Ferenc, Alvanize Valente Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliações externas. Educação básica. ANPEd.
topic Avaliações externas. Educação básica. ANPEd.
description Esse artigo relata o resultado de uma pesquisa do tipo Estado da Arte, que se constitui no levantamento de artigos publicados nas reuniões da Associação Nacional da Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), no Grupo de estudo 5 - GT 5. Nosso objetivo foi verificar o que vem sendo produzido sobre as avaliações externas, procurando compreender as implicações dessas avaliações para a educação básica. Para o desenvolvimento desse trabalho foi feito um recorte temporal, percorrendo os anos de 2008 a 2012. A análise dos artigos nos permitiu compreender os fatores externos e internos à escola que geram resultados positivos do IDEB em algumas escolas Municipais brasileiras, com vistas a identificar no contexto e na política local, os pontos que podem ter concorrido para isso, tendo como foco a prova Brasil.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/2566
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/2566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/2566/2042
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 2 n. 3 (2014); 23-34
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831169996718080