Implementação dos programas de aquisição de língua estrangeira na Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Ana Cristina da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1111
Resumo: A proposta foi analisar o processo de implementação dos programas nacionais de aquisição de língua estrangeira, Inglês sem Fronteiras/Idiomas sem Fronteiras no contexto da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), localizada no estado de Mato Grosso do Sul. Essa temática se justifica por se analisar o processo de implementação desses programas, considerando as políticas de internacionalização em curso, e por se tratar de um programa elaborado na esfera federal e implementado no contexto institucional, direcionado para as instituições pertencentes a rede federal de educação superior. O problema norteador pode ser sintetizado na seguinte questão: como os programas, Inglês sem Fronteiras/Idiomas sem Fronteiras, estão sendo implementados na UFGD? Para alcançar o objetivo delineado pela pesquisa desenvolveu estudo bibliográfico acerca da literatura referente ao tema, analisou-se os documentos instituintes dos programas, editais de domínio público, disponibilizados nos sites dos programas, bem como documentos institucionais da UFGD. O trabalho de campo consistiu em entrevistas aos implementadores institucionais da UFGD, com vistas a apreender a visão dos mesmos acerca do processo de implementação. As entrevistas foram realizadas com questões semiestruturadas, com os implementadores institucionais responsáveis pelo desenvolvimento desses programas no âmbito institucional. Entendeu-se por implementadores institucionais o coordenador do Programa de Aquisição de Língua Estrangeira na UFGD, e também, foi considerada para a entrevista o professor que esteve à frente da docência das atividades dos programas desde o seu início. Tem-se como referencial teórico metodológico o policy cycle. Os dados revelaram que houve limites e avanços no processo de implementação dos programas. Os limites observados implicaram em: ênfase na língua inglesa, uma vez que não ofereceu a formação em outros idiomas; dificuldades no processo de divulgação ao público acadêmico; descompasso entre o nível do material didático enviado pelo MEC e o nível apresentado pelos segmentos da universidade nos testes. Também, verificou-se que houve embates relacionados à infraestrutura física destinada ao desenvolvimento dos programas, e a integração entre os setores da UFGD, particularmente, o Núcleo de Línguas, onde os programas foram desenvolvidos, o Escritório de Assuntos Internacionais, responsável pelos programas de mobilidade internacional e a Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, onde há a oferta dos cursos de graduação em língua estrangeira. Outros embates se deram em decorrência dos cortes de bolsas ofertados pelo MEC para a coordenação do programa e para os alunos de graduação que atuavam como monitores o que trouxe efeitos ao processo de implementação dos programas. A análise, também, revelou avanços uma vez que notou-se: a efetivação da aplicação dos testes TOEFL-ITP para toda a comunidade acadêmica; a potencialização da cultura de internacionalização; a indução do processo de mobilidade estudantil; e a disponibilidade de acesso à língua estrangeira aos alunos com menores condições socioeconômicas. Assim, espera-se contribuir com o desenvolvimento das políticas e dos programas nacionais e institucionais de aquisição de língua estrangeiras em curso no país.
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Essa temática se justifica por se analisar o processo de implementação desses programas, considerando as políticas de internacionalização em curso, e por se tratar de um programa elaborado na esfera federal e implementado no contexto institucional, direcionado para as instituições pertencentes a rede federal de educação superior. O problema norteador pode ser sintetizado na seguinte questão: como os programas, Inglês sem Fronteiras/Idiomas sem Fronteiras, estão sendo implementados na UFGD? Para alcançar o objetivo delineado pela pesquisa desenvolveu estudo bibliográfico acerca da literatura referente ao tema, analisou-se os documentos instituintes dos programas, editais de domínio público, disponibilizados nos sites dos programas, bem como documentos institucionais da UFGD. O trabalho de campo consistiu em entrevistas aos implementadores institucionais da UFGD, com vistas a apreender a visão dos mesmos acerca do processo de implementação. 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Também, verificou-se que houve embates relacionados à infraestrutura física destinada ao desenvolvimento dos programas, e a integração entre os setores da UFGD, particularmente, o Núcleo de Línguas, onde os programas foram desenvolvidos, o Escritório de Assuntos Internacionais, responsável pelos programas de mobilidade internacional e a Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, onde há a oferta dos cursos de graduação em língua estrangeira. Outros embates se deram em decorrência dos cortes de bolsas ofertados pelo MEC para a coordenação do programa e para os alunos de graduação que atuavam como monitores o que trouxe efeitos ao processo de implementação dos programas. A análise, também, revelou avanços uma vez que notou-se: a efetivação da aplicação dos testes TOEFL-ITP para toda a comunidade acadêmica; a potencialização da cultura de internacionalização; a indução do processo de mobilidade estudantil; e a disponibilidade de acesso à língua estrangeira aos alunos com menores condições socioeconômicas. Assim, espera-se contribuir com o desenvolvimento das políticas e dos programas nacionais e institucionais de aquisição de língua estrangeiras em curso no país.The proposal was to analyze the process of implementing national foreign language acquisition programs, English without Borders/languages without frontiers in the context of the Federal University of Grande Dorados (UFGD), located in the state of Mato Grosso do Sul. This issue is justified by examining the process of implementing these programmes, considering the current internationalization policies, and because it is a programme developed in the federal sphere and implemented in the institutional context, directed for the institutions belonging to the federal network of higher education. The guiding problem can be summed up in the following question: How are programs, English without Borders/languages without Borders, being implemented in UFGD? In order to achieve the objective outlined by the research developed bibliographical study on the literature concerning the theme, it was analyzed the documents instituting the programs, public domain edicts, made available on the websites of the programs, as well as Institutional documents of UFGD. Fieldwork consisted of interviews with UFGD's institutional implementers, with a view to grasping their vision of the implementation process. The interviews were carried out with a multistructured question, with the institutional implementers responsible for the development of these programs within the institutional framework. It was understood by institutional implementers the coordinator of the Foreign Language Acquisition program at UFGD, and also, was considered for the interview the teacher who was ahead of the teaching of the activities of the programs from the beginning. The policy cycle is a methodological theoretical reference. The data showed that there were limits and advances in the process of implementing the programmes. The observed limits implied: emphasis on the English language, since it did not offer training in other languages; difficulties in the process of disclosure to the academic public; discompassing the level of didactic material sent by MEC and the level presented by the university segments in the tests. Also, it was found that there were issues related to the physical infrastructure destined to the development of the programmes, and the integration between the sectors of UFGD, particularly the language nucleus, where the programs were developed, the Escritório de Assuntos Internacionais, responsible for international mobility programs and the Faculty of Communication, Arts and letters, where there is the offer of undergraduate courses in foreign language. Other hits were given as a result of the scholarship cuts offered by MEC for the coordination of the program and for undergraduate students who acted as monitors which brought effects to the process of implementing the programs. The analysis also revealed advances since it was noted: the implementation of the TOEFL-ITP tests for the entire academic community; the potentialization of the culture of internationalization; the induction of the student mobility process; and the availability of foreign language access to students with lower socioeconomic conditions. Thus, it is expected to contribute to the development of the national and institutional policies and programs of foreign language acquisition in progress in the country.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-06-19T18:08:11Z No. of bitstreams: 1 AnaCristinaSilvaBrito.pdf: 1560103 bytes, checksum: b0d720990efb2e8db2e5ca92bdd1ae56 (MD5)Made available in DSpace on 2019-06-19T18:08:11Z (GMT). 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