Beleza e liberdade feminina na era da convergência: um estudo da marca Quem disse, Berenice?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10398 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo pesquisar as estratégias de comunicação utilizadas pela marca de maquiagens Quem disse, Berenice? nas redes sociais, e como sua utilização pode ser capaz de criar um espaço de diálogo com o seu público-alvo, a partir da perspectiva de que a publicidade para o público feminino deve acompanhar as alterações que se processaram na imagem e na posição da mulher contemporânea. Para tal análise foram utilizados referenciais teóricos fundamentados na cibercultura, convergência, cultura da participação, economia afetiva, redes sociais, comunicação, marketing e ética de responsabilidade. O objeto de estudo é a campanha da marca denominada “É pra mim”, veiculada em 2015. A análise se deu a partir das quatro peças de maior repercussão no Facebook. Foram levantados aspectos acerca da construção da imagem da mulher na publicidade e o comportamento da empresa e da campanha no que tange às questões sociais da mulher contemporânea. Interessa-nos perceber como as redes sociais estão sendo utilizadas a favor da marca e como o relacionamento com o cliente está sendo desenvolvido no momento atual da comunicação. |
id |
UFJF_7da8ad027cf0a21083742ecc9960e5ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/10398 |
network_acronym_str |
UFJF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFJF |
repository_id_str |
|
spelling |
Caravela, Gabriela Borges Martinshttp://lattes.cnpq.br/3157127991275816Rodrigues, Flávio Linshttp://lattes.cnpq.br/6027133580735662Resende, Vitor Lopeshttp://lattes.cnpq.br/7368594028727754http://lattes.cnpq.br/Silva, Cynthya Marangon2019-08-07T21:22:55Z2019-07-242019-08-07T21:22:55Z2017-12-06https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10398O presente trabalho tem como objetivo pesquisar as estratégias de comunicação utilizadas pela marca de maquiagens Quem disse, Berenice? nas redes sociais, e como sua utilização pode ser capaz de criar um espaço de diálogo com o seu público-alvo, a partir da perspectiva de que a publicidade para o público feminino deve acompanhar as alterações que se processaram na imagem e na posição da mulher contemporânea. Para tal análise foram utilizados referenciais teóricos fundamentados na cibercultura, convergência, cultura da participação, economia afetiva, redes sociais, comunicação, marketing e ética de responsabilidade. O objeto de estudo é a campanha da marca denominada “É pra mim”, veiculada em 2015. A análise se deu a partir das quatro peças de maior repercussão no Facebook. Foram levantados aspectos acerca da construção da imagem da mulher na publicidade e o comportamento da empresa e da campanha no que tange às questões sociais da mulher contemporânea. Interessa-nos perceber como as redes sociais estão sendo utilizadas a favor da marca e como o relacionamento com o cliente está sendo desenvolvido no momento atual da comunicação.-porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)UFJFBrasilFaculdade de Comunicação SocialAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOEstratégias de comunicaçãoRedes sociaisQuem disse, Berenice?FacebookEmpoderamento femininoBeleza e liberdade feminina na era da convergência: um estudo da marca Quem disse, Berenice?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALcynthyamarangonsilva.pdfcynthyamarangonsilva.pdfapplication/pdf4272145https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10398/1/cynthyamarangonsilva.pdf9f7fd06450edadecaf34e8ea68f373a2MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10398/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10398/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTcynthyamarangonsilva.pdf.txtcynthyamarangonsilva.pdf.txtExtracted texttext/plain240804https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10398/4/cynthyamarangonsilva.pdf.txt8c2dfcfa1267504b35a6ee1d005f8166MD54THUMBNAILcynthyamarangonsilva.pdf.jpgcynthyamarangonsilva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1134https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10398/5/cynthyamarangonsilva.pdf.jpgaac446cac9b6ca86b936b514e7c09ffaMD55ufjf/103982019-08-08 03:07:23.757oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-08-08T06:07:23Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Beleza e liberdade feminina na era da convergência: um estudo da marca Quem disse, Berenice? |
title |
Beleza e liberdade feminina na era da convergência: um estudo da marca Quem disse, Berenice? |
spellingShingle |
Beleza e liberdade feminina na era da convergência: um estudo da marca Quem disse, Berenice? Silva, Cynthya Marangon CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Estratégias de comunicação Redes sociais Quem disse, Berenice? Empoderamento feminino |
title_short |
Beleza e liberdade feminina na era da convergência: um estudo da marca Quem disse, Berenice? |
title_full |
Beleza e liberdade feminina na era da convergência: um estudo da marca Quem disse, Berenice? |
title_fullStr |
Beleza e liberdade feminina na era da convergência: um estudo da marca Quem disse, Berenice? |
title_full_unstemmed |
Beleza e liberdade feminina na era da convergência: um estudo da marca Quem disse, Berenice? |
title_sort |
Beleza e liberdade feminina na era da convergência: um estudo da marca Quem disse, Berenice? |
author |
Silva, Cynthya Marangon |
author_facet |
Silva, Cynthya Marangon |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Caravela, Gabriela Borges Martins |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3157127991275816 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Rodrigues, Flávio Lins |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6027133580735662 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Resende, Vitor Lopes |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7368594028727754 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/ |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Cynthya Marangon |
contributor_str_mv |
Caravela, Gabriela Borges Martins Rodrigues, Flávio Lins Resende, Vitor Lopes |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Estratégias de comunicação Redes sociais Quem disse, Berenice? Empoderamento feminino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégias de comunicação Redes sociais Quem disse, Berenice? Empoderamento feminino |
description |
O presente trabalho tem como objetivo pesquisar as estratégias de comunicação utilizadas pela marca de maquiagens Quem disse, Berenice? nas redes sociais, e como sua utilização pode ser capaz de criar um espaço de diálogo com o seu público-alvo, a partir da perspectiva de que a publicidade para o público feminino deve acompanhar as alterações que se processaram na imagem e na posição da mulher contemporânea. Para tal análise foram utilizados referenciais teóricos fundamentados na cibercultura, convergência, cultura da participação, economia afetiva, redes sociais, comunicação, marketing e ética de responsabilidade. O objeto de estudo é a campanha da marca denominada “É pra mim”, veiculada em 2015. A análise se deu a partir das quatro peças de maior repercussão no Facebook. Foram levantados aspectos acerca da construção da imagem da mulher na publicidade e o comportamento da empresa e da campanha no que tange às questões sociais da mulher contemporânea. Interessa-nos perceber como as redes sociais estão sendo utilizadas a favor da marca e como o relacionamento com o cliente está sendo desenvolvido no momento atual da comunicação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-12-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-07T21:22:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-07-24 2019-08-07T21:22:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10398 |
url |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10398 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFJF |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFJF instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFJF |
collection |
Repositório Institucional da UFJF |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10398/1/cynthyamarangonsilva.pdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10398/2/license_rdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10398/3/license.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10398/4/cynthyamarangonsilva.pdf.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10398/5/cynthyamarangonsilva.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9f7fd06450edadecaf34e8ea68f373a2 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 8c2dfcfa1267504b35a6ee1d005f8166 aac446cac9b6ca86b936b514e7c09ffa |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798038740675854336 |