Beleza e liberdade feminina na era da convergência: um estudo da marca Quem disse, Berenice?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cynthya Marangon
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10398
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo pesquisar as estratégias de comunicação utilizadas pela marca de maquiagens Quem disse, Berenice? nas redes sociais, e como sua utilização pode ser capaz de criar um espaço de diálogo com o seu público-alvo, a partir da perspectiva de que a publicidade para o público feminino deve acompanhar as alterações que se processaram na imagem e na posição da mulher contemporânea. Para tal análise foram utilizados referenciais teóricos fundamentados na cibercultura, convergência, cultura da participação, economia afetiva, redes sociais, comunicação, marketing e ética de responsabilidade. O objeto de estudo é a campanha da marca denominada “É pra mim”, veiculada em 2015. A análise se deu a partir das quatro peças de maior repercussão no Facebook. Foram levantados aspectos acerca da construção da imagem da mulher na publicidade e o comportamento da empresa e da campanha no que tange às questões sociais da mulher contemporânea. Interessa-nos perceber como as redes sociais estão sendo utilizadas a favor da marca e como o relacionamento com o cliente está sendo desenvolvido no momento atual da comunicação.
id UFJF_7da8ad027cf0a21083742ecc9960e5ee
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/10398
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Caravela, Gabriela Borges Martinshttp://lattes.cnpq.br/3157127991275816Rodrigues, Flávio Linshttp://lattes.cnpq.br/6027133580735662Resende, Vitor Lopeshttp://lattes.cnpq.br/7368594028727754http://lattes.cnpq.br/Silva, Cynthya Marangon2019-08-07T21:22:55Z2019-07-242019-08-07T21:22:55Z2017-12-06https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10398O presente trabalho tem como objetivo pesquisar as estratégias de comunicação utilizadas pela marca de maquiagens Quem disse, Berenice? nas redes sociais, e como sua utilização pode ser capaz de criar um espaço de diálogo com o seu público-alvo, a partir da perspectiva de que a publicidade para o público feminino deve acompanhar as alterações que se processaram na imagem e na posição da mulher contemporânea. Para tal análise foram utilizados referenciais teóricos fundamentados na cibercultura, convergência, cultura da participação, economia afetiva, redes sociais, comunicação, marketing e ética de responsabilidade. O objeto de estudo é a campanha da marca denominada “É pra mim”, veiculada em 2015. A análise se deu a partir das quatro peças de maior repercussão no Facebook. Foram levantados aspectos acerca da construção da imagem da mulher na publicidade e o comportamento da empresa e da campanha no que tange às questões sociais da mulher contemporânea. Interessa-nos perceber como as redes sociais estão sendo utilizadas a favor da marca e como o relacionamento com o cliente está sendo desenvolvido no momento atual da comunicação.-porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)UFJFBrasilFaculdade de Comunicação SocialAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOEstratégias de comunicaçãoRedes sociaisQuem disse, Berenice?FacebookEmpoderamento femininoBeleza e liberdade feminina na era da convergência: um estudo da marca Quem disse, Berenice?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALcynthyamarangonsilva.pdfcynthyamarangonsilva.pdfapplication/pdf4272145https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10398/1/cynthyamarangonsilva.pdf9f7fd06450edadecaf34e8ea68f373a2MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10398/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10398/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTcynthyamarangonsilva.pdf.txtcynthyamarangonsilva.pdf.txtExtracted texttext/plain240804https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10398/4/cynthyamarangonsilva.pdf.txt8c2dfcfa1267504b35a6ee1d005f8166MD54THUMBNAILcynthyamarangonsilva.pdf.jpgcynthyamarangonsilva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1134https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10398/5/cynthyamarangonsilva.pdf.jpgaac446cac9b6ca86b936b514e7c09ffaMD55ufjf/103982019-08-08 03:07:23.757oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-08-08T06:07:23Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Beleza e liberdade feminina na era da convergência: um estudo da marca Quem disse, Berenice?
title Beleza e liberdade feminina na era da convergência: um estudo da marca Quem disse, Berenice?
spellingShingle Beleza e liberdade feminina na era da convergência: um estudo da marca Quem disse, Berenice?
Silva, Cynthya Marangon
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Estratégias de comunicação
Redes sociais
Quem disse, Berenice?
Facebook
Empoderamento feminino
title_short Beleza e liberdade feminina na era da convergência: um estudo da marca Quem disse, Berenice?
title_full Beleza e liberdade feminina na era da convergência: um estudo da marca Quem disse, Berenice?
title_fullStr Beleza e liberdade feminina na era da convergência: um estudo da marca Quem disse, Berenice?
title_full_unstemmed Beleza e liberdade feminina na era da convergência: um estudo da marca Quem disse, Berenice?
title_sort Beleza e liberdade feminina na era da convergência: um estudo da marca Quem disse, Berenice?
author Silva, Cynthya Marangon
author_facet Silva, Cynthya Marangon
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Caravela, Gabriela Borges Martins
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3157127991275816
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rodrigues, Flávio Lins
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6027133580735662
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Resende, Vitor Lopes
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7368594028727754
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cynthya Marangon
contributor_str_mv Caravela, Gabriela Borges Martins
Rodrigues, Flávio Lins
Resende, Vitor Lopes
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Estratégias de comunicação
Redes sociais
Quem disse, Berenice?
Facebook
Empoderamento feminino
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias de comunicação
Redes sociais
Quem disse, Berenice?
Facebook
Empoderamento feminino
description O presente trabalho tem como objetivo pesquisar as estratégias de comunicação utilizadas pela marca de maquiagens Quem disse, Berenice? nas redes sociais, e como sua utilização pode ser capaz de criar um espaço de diálogo com o seu público-alvo, a partir da perspectiva de que a publicidade para o público feminino deve acompanhar as alterações que se processaram na imagem e na posição da mulher contemporânea. Para tal análise foram utilizados referenciais teóricos fundamentados na cibercultura, convergência, cultura da participação, economia afetiva, redes sociais, comunicação, marketing e ética de responsabilidade. O objeto de estudo é a campanha da marca denominada “É pra mim”, veiculada em 2015. A análise se deu a partir das quatro peças de maior repercussão no Facebook. Foram levantados aspectos acerca da construção da imagem da mulher na publicidade e o comportamento da empresa e da campanha no que tange às questões sociais da mulher contemporânea. Interessa-nos perceber como as redes sociais estão sendo utilizadas a favor da marca e como o relacionamento com o cliente está sendo desenvolvido no momento atual da comunicação.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-12-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-07T21:22:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-07-24
2019-08-07T21:22:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10398
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10398
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10398/1/cynthyamarangonsilva.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10398/2/license_rdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10398/3/license.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10398/4/cynthyamarangonsilva.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10398/5/cynthyamarangonsilva.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9f7fd06450edadecaf34e8ea68f373a2
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
8c2dfcfa1267504b35a6ee1d005f8166
aac446cac9b6ca86b936b514e7c09ffa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798038740675854336