Foucault e o neoliberalismo de subjetividades precárias: incidências na escola pública brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Alexandre Filordi de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46297
Resumo: The article investigates how neoliberalism is a contemporary art of producing and governing precarious subjectivities. The hypothesis is that the neoliberal art of governing, when composing what Foucault called a security dispositive, acts straight away to the public school. The purpose of this action is to make subjective power a issue of adaptation for precariousness. Therefore, the precarious public school would function as an institution that adapts its subjects to the precarious neoliberal demands. The article uses economic data to prove this perspective. After all, the article argues that it is urgent for the public school recovering the function of educating against precariousness, asserting itself as a public, secular and free training space for denouncing and resisting the art of neoliberal government.
id UFLA_ff891ea512d857f64b35ff3a18610d7f
oai_identifier_str oai:localhost:1/46297
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Foucault e o neoliberalismo de subjetividades precárias: incidências na escola pública brasileiraFoucault and the neoliberalism of precarious subjectivities: incidences in the Brazilian public schoolNeoliberalismoEscola públicaSubjetividadesPrecarizaçãoNeoliberalismPublic schoolSubjectivitiesPrecariousnessThe article investigates how neoliberalism is a contemporary art of producing and governing precarious subjectivities. The hypothesis is that the neoliberal art of governing, when composing what Foucault called a security dispositive, acts straight away to the public school. The purpose of this action is to make subjective power a issue of adaptation for precariousness. Therefore, the precarious public school would function as an institution that adapts its subjects to the precarious neoliberal demands. The article uses economic data to prove this perspective. After all, the article argues that it is urgent for the public school recovering the function of educating against precariousness, asserting itself as a public, secular and free training space for denouncing and resisting the art of neoliberal government.O artigo investiga como o neoliberalismo é uma arte contemporânea de produzir e de governar subjetividades precárias. A hipótese é a de que a arte de governar neoliberal, ao compor o que Foucault denominou de dispositivo de segurança, atua diretamente precarizando a escola pública. O intuito dessa ação é o de fazer da potência subjetiva matéria de adaptação para a precarização. Logo, a escola pública precarizada funcionaria como instituição que adéqua seus sujeitos às demandas neoliberais precarizadoras. O artigo usa dados econômicos para poder comprovar tal perspectiva. Ao cabo, o artigo defende ser urgente a escola pública recobrar a função de educar contra a precarização, afirmando-se como espaço público, laico e gratuito de formação para a denúncia e a resistência à arte de governo neoliberal.Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ2021-05-17T18:24:07Z2021-05-17T18:24:07Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCARVALHO, A. F. de. Foucault e o neoliberalismo de subjetividades precárias: incidências na escola pública brasileira. Revista Interinstitucional Artes de Educar, Rio de Janeiro, v. 6, n. 3, p. 935-956, set./dez. 2020. DOI:10.12957/riae.2020.54579.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46297Revista Interinstitucional Artes de Educarreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAAttribution-NonCommercial 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Alexandre Filordi depor2021-05-17T18:24:58Zoai:localhost:1/46297Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2021-05-17T18:24:58Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Foucault e o neoliberalismo de subjetividades precárias: incidências na escola pública brasileira
Foucault and the neoliberalism of precarious subjectivities: incidences in the Brazilian public school
title Foucault e o neoliberalismo de subjetividades precárias: incidências na escola pública brasileira
spellingShingle Foucault e o neoliberalismo de subjetividades precárias: incidências na escola pública brasileira
Carvalho, Alexandre Filordi de
Neoliberalismo
Escola pública
Subjetividades
Precarização
Neoliberalism
Public school
Subjectivities
Precariousness
title_short Foucault e o neoliberalismo de subjetividades precárias: incidências na escola pública brasileira
title_full Foucault e o neoliberalismo de subjetividades precárias: incidências na escola pública brasileira
title_fullStr Foucault e o neoliberalismo de subjetividades precárias: incidências na escola pública brasileira
title_full_unstemmed Foucault e o neoliberalismo de subjetividades precárias: incidências na escola pública brasileira
title_sort Foucault e o neoliberalismo de subjetividades precárias: incidências na escola pública brasileira
author Carvalho, Alexandre Filordi de
author_facet Carvalho, Alexandre Filordi de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Alexandre Filordi de
dc.subject.por.fl_str_mv Neoliberalismo
Escola pública
Subjetividades
Precarização
Neoliberalism
Public school
Subjectivities
Precariousness
topic Neoliberalismo
Escola pública
Subjetividades
Precarização
Neoliberalism
Public school
Subjectivities
Precariousness
description The article investigates how neoliberalism is a contemporary art of producing and governing precarious subjectivities. The hypothesis is that the neoliberal art of governing, when composing what Foucault called a security dispositive, acts straight away to the public school. The purpose of this action is to make subjective power a issue of adaptation for precariousness. Therefore, the precarious public school would function as an institution that adapts its subjects to the precarious neoliberal demands. The article uses economic data to prove this perspective. After all, the article argues that it is urgent for the public school recovering the function of educating against precariousness, asserting itself as a public, secular and free training space for denouncing and resisting the art of neoliberal government.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-05-17T18:24:07Z
2021-05-17T18:24:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARVALHO, A. F. de. Foucault e o neoliberalismo de subjetividades precárias: incidências na escola pública brasileira. Revista Interinstitucional Artes de Educar, Rio de Janeiro, v. 6, n. 3, p. 935-956, set./dez. 2020. DOI:10.12957/riae.2020.54579.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46297
identifier_str_mv CARVALHO, A. F. de. Foucault e o neoliberalismo de subjetividades precárias: incidências na escola pública brasileira. Revista Interinstitucional Artes de Educar, Rio de Janeiro, v. 6, n. 3, p. 935-956, set./dez. 2020. DOI:10.12957/riae.2020.54579.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46297
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interinstitucional Artes de Educar
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1784550022399918080