CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL: fundamentos e (res)significações na política educacional para o Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lizzi, Maria Sandreana Salvador da Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Favoreto, Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9297
Resumo: O artigo discute a educação integral, tomando como foco o Ensino Médio, visto que, nos últimos anos, este nível de ensino tem sido palco de reformas, em que esta perspectiva, ora é apresentada como possibilidade de integração entre escola e ocupação profissional, ora como integração entre educação e sociedade. Dentre os projetos de reformas, coloca-se em destaque o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), o qual desde 2009 está em debate no Brasil. Para tanto, apoiando-se nos documentos legais e em teóricos que analisam de forma ampla os problemas sociais, problematiza-se sobre as possibilidades e os limites de uma formação integral no contexto dinâmico e contraditório da sociedade capitalista. Por fim, com base em Marx e Gramsci, evidencia que a educação integral vai muito além de um redesenho curricular, mas exige uma mudança cultural, no sentido de unificar método e metodologia de ensino, de modo a ampliar a capacidade de o aluno compreender suas mediações, determinações e possibilidades históricas.Abstract: The article to discuss integral education, focusing on High School. In recent years, this level of education has been changed by reforms, in which, it was presented as a possibility of integration between school and professional occupation and/or as an integration between education and society. Among the reform projects, the Innovative Higher Education Proram (ProEMI) was introduced, which, it has been discussed in Brazil since 2009. Based on legal documents and studies that analyze the social problems, the article shows the possibilities and limits of an integral education in the dynamic and contradictory context of capitalist society. Finally, based on Marx and Gramsci, it shows that integral education goes far beyond a curricular redesign, but it requires a cultural change, in the sense of unifying teaching method and methodology, to expand the student's ability to understand their mediations, determinations and historical possibilities.Keywords: High school. Integral Education. ProEMI. Method and Methodology of teaching.ResumenEl artículo pretende discutir la educación integral, tomando como foco la Enseñanza Media, ya que, en los últimos años, este nivel de enseñanza ha sido escenario de reformas, en que esta perspectiva ora es presentada como posibilidad de integración entre escuela y ocupación profesional, ora como integración entre educación y sociedad. Entre los proyectos de reformas, se pone de relieve el Programa Enseñanza Media Innovadora (ProEMI), el cual desde 2009 está en debate en Brasil. Por lo tanto, apoyándose en los documentos legales y en teóricos que analizan de forma amplia los problemas sociales, discute sobre las posibilidades y los límites de una formación integral en el contexto dinámico y contradictorio de la sociedad capitalista. Por último, con base en Marx y Gramsci, evidencia que la educación integral va mucho más allá de una reorganización curricular, pero exige un cambio cultural, en el sentido de unificar método y metodología de enseñanza, para ampliar la capacidad del alumno de comprender sus mediaciones, determinaciones y posibilidades históricas.Palabras clave: Enseñanza Media. Educación Integral. ProEMI. Método y Metodología de enseñanza.
id UFMA-5_82ad30da3e7a8ab8f34893bd04b91923
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9297
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL: fundamentos e (res)significações na política educacional para o Ensino MédioEnsino MédioEducação Integral ProEMIMétodo e Metodologia de ensinoO artigo discute a educação integral, tomando como foco o Ensino Médio, visto que, nos últimos anos, este nível de ensino tem sido palco de reformas, em que esta perspectiva, ora é apresentada como possibilidade de integração entre escola e ocupação profissional, ora como integração entre educação e sociedade. Dentre os projetos de reformas, coloca-se em destaque o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), o qual desde 2009 está em debate no Brasil. Para tanto, apoiando-se nos documentos legais e em teóricos que analisam de forma ampla os problemas sociais, problematiza-se sobre as possibilidades e os limites de uma formação integral no contexto dinâmico e contraditório da sociedade capitalista. Por fim, com base em Marx e Gramsci, evidencia que a educação integral vai muito além de um redesenho curricular, mas exige uma mudança cultural, no sentido de unificar método e metodologia de ensino, de modo a ampliar a capacidade de o aluno compreender suas mediações, determinações e possibilidades históricas.Abstract: The article to discuss integral education, focusing on High School. In recent years, this level of education has been changed by reforms, in which, it was presented as a possibility of integration between school and professional occupation and/or as an integration between education and society. Among the reform projects, the Innovative Higher Education Proram (ProEMI) was introduced, which, it has been discussed in Brazil since 2009. Based on legal documents and studies that analyze the social problems, the article shows the possibilities and limits of an integral education in the dynamic and contradictory context of capitalist society. Finally, based on Marx and Gramsci, it shows that integral education goes far beyond a curricular redesign, but it requires a cultural change, in the sense of unifying teaching method and methodology, to expand the student's ability to understand their mediations, determinations and historical possibilities.Keywords: High school. Integral Education. ProEMI. Method and Methodology of teaching.ResumenEl artículo pretende discutir la educación integral, tomando como foco la Enseñanza Media, ya que, en los últimos años, este nivel de enseñanza ha sido escenario de reformas, en que esta perspectiva ora es presentada como posibilidad de integración entre escuela y ocupación profesional, ora como integración entre educación y sociedad. Entre los proyectos de reformas, se pone de relieve el Programa Enseñanza Media Innovadora (ProEMI), el cual desde 2009 está en debate en Brasil. Por lo tanto, apoyándose en los documentos legales y en teóricos que analizan de forma amplia los problemas sociales, discute sobre las posibilidades y los límites de una formación integral en el contexto dinámico y contradictorio de la sociedad capitalista. Por último, con base en Marx y Gramsci, evidencia que la educación integral va mucho más allá de una reorganización curricular, pero exige un cambio cultural, en el sentido de unificar método y metodología de enseñanza, para ampliar la capacidad del alumno de comprender sus mediaciones, determinaciones y posibilidades históricas.Palabras clave: Enseñanza Media. Educación Integral. ProEMI. Método y Metodología de enseñanza.Universidade Federal do Maranhão2018-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/929710.18764/2178-2229.v25n2p129-146Cadernos de Pesquisa; v. 25, n. 2, abr./jun. 2018; 129-1462178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9297/5539Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessLizzi, Maria Sandreana Salvador da SilvaFavoreto, Aparecida2018-11-28T15:10:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9297Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2018-11-28T15:10:27Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL: fundamentos e (res)significações na política educacional para o Ensino Médio
title CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL: fundamentos e (res)significações na política educacional para o Ensino Médio
spellingShingle CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL: fundamentos e (res)significações na política educacional para o Ensino Médio
Lizzi, Maria Sandreana Salvador da Silva
Ensino Médio
Educação Integral ProEMI
Método e Metodologia de ensino
title_short CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL: fundamentos e (res)significações na política educacional para o Ensino Médio
title_full CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL: fundamentos e (res)significações na política educacional para o Ensino Médio
title_fullStr CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL: fundamentos e (res)significações na política educacional para o Ensino Médio
title_full_unstemmed CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL: fundamentos e (res)significações na política educacional para o Ensino Médio
title_sort CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL: fundamentos e (res)significações na política educacional para o Ensino Médio
author Lizzi, Maria Sandreana Salvador da Silva
author_facet Lizzi, Maria Sandreana Salvador da Silva
Favoreto, Aparecida
author_role author
author2 Favoreto, Aparecida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lizzi, Maria Sandreana Salvador da Silva
Favoreto, Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Médio
Educação Integral ProEMI
Método e Metodologia de ensino
topic Ensino Médio
Educação Integral ProEMI
Método e Metodologia de ensino
description O artigo discute a educação integral, tomando como foco o Ensino Médio, visto que, nos últimos anos, este nível de ensino tem sido palco de reformas, em que esta perspectiva, ora é apresentada como possibilidade de integração entre escola e ocupação profissional, ora como integração entre educação e sociedade. Dentre os projetos de reformas, coloca-se em destaque o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), o qual desde 2009 está em debate no Brasil. Para tanto, apoiando-se nos documentos legais e em teóricos que analisam de forma ampla os problemas sociais, problematiza-se sobre as possibilidades e os limites de uma formação integral no contexto dinâmico e contraditório da sociedade capitalista. Por fim, com base em Marx e Gramsci, evidencia que a educação integral vai muito além de um redesenho curricular, mas exige uma mudança cultural, no sentido de unificar método e metodologia de ensino, de modo a ampliar a capacidade de o aluno compreender suas mediações, determinações e possibilidades históricas.Abstract: The article to discuss integral education, focusing on High School. In recent years, this level of education has been changed by reforms, in which, it was presented as a possibility of integration between school and professional occupation and/or as an integration between education and society. Among the reform projects, the Innovative Higher Education Proram (ProEMI) was introduced, which, it has been discussed in Brazil since 2009. Based on legal documents and studies that analyze the social problems, the article shows the possibilities and limits of an integral education in the dynamic and contradictory context of capitalist society. Finally, based on Marx and Gramsci, it shows that integral education goes far beyond a curricular redesign, but it requires a cultural change, in the sense of unifying teaching method and methodology, to expand the student's ability to understand their mediations, determinations and historical possibilities.Keywords: High school. Integral Education. ProEMI. Method and Methodology of teaching.ResumenEl artículo pretende discutir la educación integral, tomando como foco la Enseñanza Media, ya que, en los últimos años, este nivel de enseñanza ha sido escenario de reformas, en que esta perspectiva ora es presentada como posibilidad de integración entre escuela y ocupación profesional, ora como integración entre educación y sociedad. Entre los proyectos de reformas, se pone de relieve el Programa Enseñanza Media Innovadora (ProEMI), el cual desde 2009 está en debate en Brasil. Por lo tanto, apoyándose en los documentos legales y en teóricos que analizan de forma amplia los problemas sociales, discute sobre las posibilidades y los límites de una formación integral en el contexto dinámico y contradictorio de la sociedad capitalista. Por último, con base en Marx y Gramsci, evidencia que la educación integral va mucho más allá de una reorganización curricular, pero exige un cambio cultural, en el sentido de unificar método y metodología de enseñanza, para ampliar la capacidad del alumno de comprender sus mediaciones, determinaciones y posibilidades históricas.Palabras clave: Enseñanza Media. Educación Integral. ProEMI. Método y Metodología de enseñanza.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9297
10.18764/2178-2229.v25n2p129-146
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9297
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v25n2p129-146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9297/5539
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 25, n. 2, abr./jun. 2018; 129-146
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799705302938943488