EVALUACIÓN DE LA GRADUACIÓN DE POSGRADO STRICTO SENSU EN BRASIL - CARACTERIZACIÓN Y PERSPECTIVAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza , Andreliza Cristina
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Duarte, Ana Lúcia Cunha, Seiffert, Otília Maria Lúcia Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/19480
Resumo: No Brasil, os cursos de pós-graduação são regidos por normativas que organizam sua oferta e lhes conferem reconhecimento, tendo seus processos de avaliação conduzidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O presente artigo tem como tema a avaliação da pós-graduação no Brasil. Partindo de um estudo bibliográfico e documental, o trabalho apresenta referenciais conceituais que têm ancorado os processos de avaliação da educação superior, resgate de marcos primordiais da pós-graduação brasileira, a história da avaliação da pós-graduação, e as tensões que permeiam os processos avaliativos atuais. Espera-se que este artigo possa contribuir para debates e estudos sobre a avaliação e regulação da pós-graduação stricto sensu, bem como para reflexões sobre o engajamento dos atores sociais integrantes dos programas e a corresponsabilização na construção de processos avaliativos democráticos e socialmente comprometidos.
id UFMA-5_9cce9757e27bdcaf6e0e51aca511d0bb
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19480
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling EVALUACIÓN DE LA GRADUACIÓN DE POSGRADO STRICTO SENSU EN BRASIL - CARACTERIZACIÓN Y PERSPECTIVASEVALUATION OF GRADUATE PROGRAMS IN BRAZIL - CARACTERIZATION AND PERSPECTIVESAVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NO BRASIL - CARACTERIZAÇÃO E PERSPECTIVASstricto sensu post-graduationregulationevaluationuniversity managementpós-graduação stricto sensuregulaçãoavaliaçãogestão universitáriaposgraduación stricto sensuregulaciónevaluacióngestión universitariaNo Brasil, os cursos de pós-graduação são regidos por normativas que organizam sua oferta e lhes conferem reconhecimento, tendo seus processos de avaliação conduzidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O presente artigo tem como tema a avaliação da pós-graduação no Brasil. Partindo de um estudo bibliográfico e documental, o trabalho apresenta referenciais conceituais que têm ancorado os processos de avaliação da educação superior, resgate de marcos primordiais da pós-graduação brasileira, a história da avaliação da pós-graduação, e as tensões que permeiam os processos avaliativos atuais. Espera-se que este artigo possa contribuir para debates e estudos sobre a avaliação e regulação da pós-graduação stricto sensu, bem como para reflexões sobre o engajamento dos atores sociais integrantes dos programas e a corresponsabilização na construção de processos avaliativos democráticos e socialmente comprometidos.En Brasil, los cursos de postgrado se rigen por una normativa que organiza su oferta y les da reconocimiento, teniendo sus procesos de evaluación dirigidos por la Coordinación de Perfeccionamiento de Personal de Nivel Superior (CAPES). Este artículo tiene como tema la evaluación posterior a la graduación en Brasil. A partir de un estudio bibliográfico y documental, el trabajo presenta las referencias conceptuales que han anclado los procesos de evaluación de la Educación Superior, el rescate de los hitos primordiales de la posgraduación brasileña, la historia de la evaluación de la posgraduación y las tensiones que permean los procesos de evaluación actuales. Se espera que este artículo pueda contribuir a los debates y estudios sobre la evaluación y regulación del posgrado stricto sensu, así como a las reflexiones sobre el compromiso de los actores sociales que integran los programas y la corresponsabilidad en la construcción de procesos de evaluación democráticos y socialmente comprometidos.In Brazil, the post-graduation courses are governed by norms that organize their offer and give them recognition, having their evaluation processes conducted by the Coordination for the Improvement of Higher Level Personnel (CAPES). The present article has as its theme the evaluation of post-graduation courses in Brazil. Based on a bibliographic and documental study, the work presents conceptual references which have anchored the processes of evaluation of higher education, rescue of primordial milestones of Brazilian post-graduation, the history of post-graduation evaluation and the tensions which permeate the current evaluation processes. It is hoped that this article may contribute to debates and studies on the evaluation and regulation of the post-gradu-ation stricto sensu, as well as to reflections on the engagement of social actors integrating the programs and the co-responsibility in the construction of democratic and socially committed evaluation processes.Universidade Federal do Maranhão2022-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1948010.18764/2178-2229v29n2.2022.35Cadernos de Pesquisa; v. 29, n. 2, abr./jun. 2022 - INCLUI O DOSSIÊ "DILEMAS E PERSPECTIVAS DA AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: Histórico e Conselhos Estaduais"; 303-3222178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/19480/11135http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza , Andreliza CristinaDuarte, Ana Lúcia CunhaSeiffert, Otília Maria Lúcia Barbosa2022-09-30T18:26:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19480Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2022-09-30T18:26:30Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv EVALUACIÓN DE LA GRADUACIÓN DE POSGRADO STRICTO SENSU EN BRASIL - CARACTERIZACIÓN Y PERSPECTIVAS
EVALUATION OF GRADUATE PROGRAMS IN BRAZIL - CARACTERIZATION AND PERSPECTIVES
AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NO BRASIL - CARACTERIZAÇÃO E PERSPECTIVAS
title EVALUACIÓN DE LA GRADUACIÓN DE POSGRADO STRICTO SENSU EN BRASIL - CARACTERIZACIÓN Y PERSPECTIVAS
spellingShingle EVALUACIÓN DE LA GRADUACIÓN DE POSGRADO STRICTO SENSU EN BRASIL - CARACTERIZACIÓN Y PERSPECTIVAS
Souza , Andreliza Cristina
stricto sensu post-graduation
regulation
evaluation
university management
pós-graduação stricto sensu
regulação
avaliação
gestão universitária
posgraduación stricto sensu
regulación
evaluación
gestión universitaria
title_short EVALUACIÓN DE LA GRADUACIÓN DE POSGRADO STRICTO SENSU EN BRASIL - CARACTERIZACIÓN Y PERSPECTIVAS
title_full EVALUACIÓN DE LA GRADUACIÓN DE POSGRADO STRICTO SENSU EN BRASIL - CARACTERIZACIÓN Y PERSPECTIVAS
title_fullStr EVALUACIÓN DE LA GRADUACIÓN DE POSGRADO STRICTO SENSU EN BRASIL - CARACTERIZACIÓN Y PERSPECTIVAS
title_full_unstemmed EVALUACIÓN DE LA GRADUACIÓN DE POSGRADO STRICTO SENSU EN BRASIL - CARACTERIZACIÓN Y PERSPECTIVAS
title_sort EVALUACIÓN DE LA GRADUACIÓN DE POSGRADO STRICTO SENSU EN BRASIL - CARACTERIZACIÓN Y PERSPECTIVAS
author Souza , Andreliza Cristina
author_facet Souza , Andreliza Cristina
Duarte, Ana Lúcia Cunha
Seiffert, Otília Maria Lúcia Barbosa
author_role author
author2 Duarte, Ana Lúcia Cunha
Seiffert, Otília Maria Lúcia Barbosa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza , Andreliza Cristina
Duarte, Ana Lúcia Cunha
Seiffert, Otília Maria Lúcia Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv stricto sensu post-graduation
regulation
evaluation
university management
pós-graduação stricto sensu
regulação
avaliação
gestão universitária
posgraduación stricto sensu
regulación
evaluación
gestión universitaria
topic stricto sensu post-graduation
regulation
evaluation
university management
pós-graduação stricto sensu
regulação
avaliação
gestão universitária
posgraduación stricto sensu
regulación
evaluación
gestión universitaria
description No Brasil, os cursos de pós-graduação são regidos por normativas que organizam sua oferta e lhes conferem reconhecimento, tendo seus processos de avaliação conduzidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O presente artigo tem como tema a avaliação da pós-graduação no Brasil. Partindo de um estudo bibliográfico e documental, o trabalho apresenta referenciais conceituais que têm ancorado os processos de avaliação da educação superior, resgate de marcos primordiais da pós-graduação brasileira, a história da avaliação da pós-graduação, e as tensões que permeiam os processos avaliativos atuais. Espera-se que este artigo possa contribuir para debates e estudos sobre a avaliação e regulação da pós-graduação stricto sensu, bem como para reflexões sobre o engajamento dos atores sociais integrantes dos programas e a corresponsabilização na construção de processos avaliativos democráticos e socialmente comprometidos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/19480
10.18764/2178-2229v29n2.2022.35
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/19480
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229v29n2.2022.35
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/19480/11135
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 29, n. 2, abr./jun. 2022 - INCLUI O DOSSIÊ "DILEMAS E PERSPECTIVAS DA AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: Histórico e Conselhos Estaduais"; 303-322
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1789440304068165632