A configuração de masculinidades através de ritos de passagem nos textos escolares Argentinos.
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45091 |
Resumo: | The article analyze the configuration of models of childhood and from a perspective of gender. Their sources are plus of twohundred schoolbooks used to primary schools in Argentine, since the first decades of twenty century until the last years of that century. From to the final of the years 60 the schoolbooks have transformations in the esthetics and the symbols what represent of the childhoods. Finally, the article claims that if the transformations are at association to the absence of the reading about rites of passage, toward the adult man, attribute exclusively to the masculine childhood. |
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A configuração de masculinidades através de ritos de passagem nos textos escolares Argentinos.Infância ModernaMasculinidadeRitos de PassagemModern ChildhoodMasculinitiesRites of PassageInfânciaModerna-masculinidadesRitos de PasajeThe article analyze the configuration of models of childhood and from a perspective of gender. Their sources are plus of twohundred schoolbooks used to primary schools in Argentine, since the first decades of twenty century until the last years of that century. From to the final of the years 60 the schoolbooks have transformations in the esthetics and the symbols what represent of the childhoods. Finally, the article claims that if the transformations are at association to the absence of the reading about rites of passage, toward the adult man, attribute exclusively to the masculine childhood.El artículo analiza la configuración de modelos de infancia en situación de escolarización y desde uma perspectiva generizada. Constituyen las fuentes de análisis más de doscientos textos escolares, utilizados em las escuelas de enseñanza básica em Argentina, desde las primeras décadas Del siglo XX hasta los últimos años de dicho siglo. Desde fines de La década Del ´60 del siglo XX los textos escolares permitem identificar transformaciones significativas respecto a La estética y los símbolos em La representaciones de La infância. Dichos câmbios se asocian por uma parte, AL reconocimiento de La diversidad infantil y por outra parte, a La ausência de ciertos ritos de pasaje, hacia La adultez, atribuídos exclusivamente a La infância masculina.O artigo analisa a configuração de modelos de infância em situação de escolarização a partir de uma perspectiva geral. Constituem as fontes de análises de duzendos textos, utilizados em escolas de ensino básico na Argentina, das primeiras décadas do século XX até os últimos anos do século.. A partir do fim dos anos 60, os textos apresentam mudanças na estética e nos símbolos que representam a infância. Conclui-se afirmando que as mudanças se ligam ao desaparecimento das leituras sobre ritos de passagem para a adultez, atribuídos só à infância masculina.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesTexto application/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45091Educação em Revista ; v. 19 n. 37 (2003): Edição 161982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45091/36997Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAndrada, MyrianScharagrodsky, Pablo2023-05-29T14:03:29Zoai:periodicos.ufmg.br:article/45091Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T14:03:29Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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