O livro didático de geografia: estudo da linguagem cartográfica sob o foco da formação da consciência espacial cidadã
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21262 |
Resumo: | O artigo objetiva socializar pesquisa sobre o livro didático de Geografia dos anos finais do ensino fundamental (ciclos III e IV) quanto à linguagem cartográfica. O estudo, na modalidade de análise documental, avaliou a relação dos textos discursivos e atividades com os mapas, sob o foco da consciência espacial. O referencial teórico teve como pressupostos: a concepção de uma Educação Geográfica comprometida com a cidadania; e as representações cartográficas nos livros didáticos enquanto instrumentais metodológicos. Os resultados evidenciam que, de maneira geral, a Coleção apresenta os elementos essenciais dos mapas, apesar de ocorrerem ainda incorreções e insuficiências; a articulação de textos e atividades com mapas é deficiente e há incongruências entre a teoria (Guia do Docente) e a prática (livros para os alunos) quanto à concepção de Geografia na Coleção, trazendo no Guia uma visão mais atualizada e voltada à formação da cidadania e, nos livros, uma perspectiva tradicional. |
id |
UFMG-5_17f4b1ca77757418c44a632058ab2ac0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/21262 |
network_acronym_str |
UFMG-5 |
network_name_str |
Educação em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
O livro didático de geografia: estudo da linguagem cartográfica sob o foco da formação da consciência espacial cidadãEducação GeográficaConsciência Espacial-CidadãLivros Didáticos.O artigo objetiva socializar pesquisa sobre o livro didático de Geografia dos anos finais do ensino fundamental (ciclos III e IV) quanto à linguagem cartográfica. O estudo, na modalidade de análise documental, avaliou a relação dos textos discursivos e atividades com os mapas, sob o foco da consciência espacial. O referencial teórico teve como pressupostos: a concepção de uma Educação Geográfica comprometida com a cidadania; e as representações cartográficas nos livros didáticos enquanto instrumentais metodológicos. Os resultados evidenciam que, de maneira geral, a Coleção apresenta os elementos essenciais dos mapas, apesar de ocorrerem ainda incorreções e insuficiências; a articulação de textos e atividades com mapas é deficiente e há incongruências entre a teoria (Guia do Docente) e a prática (livros para os alunos) quanto à concepção de Geografia na Coleção, trazendo no Guia uma visão mais atualizada e voltada à formação da cidadania e, nos livros, uma perspectiva tradicional.Educação em Revista 2023-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresartigoapplication/x-zipapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21262Educação em Revista ; v. 32 n. 4 (2017)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21262/17183https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21262/30430Copyright (c) 2016 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPrado, Clodoaldo José Bueno doCarneiro, Sonia Maria Marchiorato2023-05-31T10:51:00Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21262Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-31T10:51Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O livro didático de geografia: estudo da linguagem cartográfica sob o foco da formação da consciência espacial cidadã |
title |
O livro didático de geografia: estudo da linguagem cartográfica sob o foco da formação da consciência espacial cidadã |
spellingShingle |
O livro didático de geografia: estudo da linguagem cartográfica sob o foco da formação da consciência espacial cidadã Prado, Clodoaldo José Bueno do Educação Geográfica Consciência Espacial-Cidadã Livros Didáticos. |
title_short |
O livro didático de geografia: estudo da linguagem cartográfica sob o foco da formação da consciência espacial cidadã |
title_full |
O livro didático de geografia: estudo da linguagem cartográfica sob o foco da formação da consciência espacial cidadã |
title_fullStr |
O livro didático de geografia: estudo da linguagem cartográfica sob o foco da formação da consciência espacial cidadã |
title_full_unstemmed |
O livro didático de geografia: estudo da linguagem cartográfica sob o foco da formação da consciência espacial cidadã |
title_sort |
O livro didático de geografia: estudo da linguagem cartográfica sob o foco da formação da consciência espacial cidadã |
author |
Prado, Clodoaldo José Bueno do |
author_facet |
Prado, Clodoaldo José Bueno do Carneiro, Sonia Maria Marchiorato |
author_role |
author |
author2 |
Carneiro, Sonia Maria Marchiorato |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prado, Clodoaldo José Bueno do Carneiro, Sonia Maria Marchiorato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Geográfica Consciência Espacial-Cidadã Livros Didáticos. |
topic |
Educação Geográfica Consciência Espacial-Cidadã Livros Didáticos. |
description |
O artigo objetiva socializar pesquisa sobre o livro didático de Geografia dos anos finais do ensino fundamental (ciclos III e IV) quanto à linguagem cartográfica. O estudo, na modalidade de análise documental, avaliou a relação dos textos discursivos e atividades com os mapas, sob o foco da consciência espacial. O referencial teórico teve como pressupostos: a concepção de uma Educação Geográfica comprometida com a cidadania; e as representações cartográficas nos livros didáticos enquanto instrumentais metodológicos. Os resultados evidenciam que, de maneira geral, a Coleção apresenta os elementos essenciais dos mapas, apesar de ocorrerem ainda incorreções e insuficiências; a articulação de textos e atividades com mapas é deficiente e há incongruências entre a teoria (Guia do Docente) e a prática (livros para os alunos) quanto à concepção de Geografia na Coleção, trazendo no Guia uma visão mais atualizada e voltada à formação da cidadania e, nos livros, uma perspectiva tradicional. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por Pares artigo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21262 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21262 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21262/17183 https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21262/30430 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/x-zip application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Revista ; v. 32 n. 4 (2017) 1982-6621 0102-4698 reponame:Educação em Revista instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Educação em Revista |
collection |
Educação em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br |
_version_ |
1799711121810128896 |