O livro didático de geografia: estudo da linguagem cartográfica sob o foco da formação da consciência espacial cidadã

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado, Clodoaldo José Bueno do
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Carneiro, Sonia Maria Marchiorato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21262
Resumo: O artigo objetiva socializar pesquisa sobre o livro didático de Geografia dos anos finais do ensino fundamental (ciclos III e IV) quanto à linguagem cartográfica. O estudo, na modalidade de análise documental, avaliou a relação dos textos discursivos e atividades com os mapas, sob o foco da consciência espacial. O referencial teórico teve como pressupostos: a concepção de uma Educação Geográfica comprometida com a cidadania; e as representações cartográficas nos livros didáticos enquanto instrumentais metodológicos. Os resultados evidenciam que, de maneira geral, a Coleção apresenta os elementos essenciais dos mapas, apesar de ocorrerem ainda incorreções e insuficiências; a articulação de textos e atividades com mapas é deficiente e há incongruências entre a teoria (Guia do Docente) e a prática (livros para os alunos) quanto à concepção de Geografia na Coleção, trazendo no Guia uma visão mais atualizada e voltada à formação da cidadania e, nos livros, uma perspectiva tradicional.
id UFMG-5_17f4b1ca77757418c44a632058ab2ac0
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21262
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling O livro didático de geografia: estudo da linguagem cartográfica sob o foco da formação da consciência espacial cidadãEducação GeográficaConsciência Espacial-CidadãLivros Didáticos.O artigo objetiva socializar pesquisa sobre o livro didático de Geografia dos anos finais do ensino fundamental (ciclos III e IV) quanto à linguagem cartográfica. O estudo, na modalidade de análise documental, avaliou a relação dos textos discursivos e atividades com os mapas, sob o foco da consciência espacial. O referencial teórico teve como pressupostos: a concepção de uma Educação Geográfica comprometida com a cidadania; e as representações cartográficas nos livros didáticos enquanto instrumentais metodológicos. Os resultados evidenciam que, de maneira geral, a Coleção apresenta os elementos essenciais dos mapas, apesar de ocorrerem ainda incorreções e insuficiências; a articulação de textos e atividades com mapas é deficiente e há incongruências entre a teoria (Guia do Docente) e a prática (livros para os alunos) quanto à concepção de Geografia na Coleção, trazendo no Guia uma visão mais atualizada e voltada à formação da cidadania e, nos livros, uma perspectiva tradicional.Educação em Revista 2023-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresartigoapplication/x-zipapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21262Educação em Revista ; v. 32 n. 4 (2017)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21262/17183https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21262/30430Copyright (c) 2016 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPrado, Clodoaldo José Bueno doCarneiro, Sonia Maria Marchiorato2023-05-31T10:51:00Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21262Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-31T10:51Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O livro didático de geografia: estudo da linguagem cartográfica sob o foco da formação da consciência espacial cidadã
title O livro didático de geografia: estudo da linguagem cartográfica sob o foco da formação da consciência espacial cidadã
spellingShingle O livro didático de geografia: estudo da linguagem cartográfica sob o foco da formação da consciência espacial cidadã
Prado, Clodoaldo José Bueno do
Educação Geográfica
Consciência Espacial-Cidadã
Livros Didáticos.
title_short O livro didático de geografia: estudo da linguagem cartográfica sob o foco da formação da consciência espacial cidadã
title_full O livro didático de geografia: estudo da linguagem cartográfica sob o foco da formação da consciência espacial cidadã
title_fullStr O livro didático de geografia: estudo da linguagem cartográfica sob o foco da formação da consciência espacial cidadã
title_full_unstemmed O livro didático de geografia: estudo da linguagem cartográfica sob o foco da formação da consciência espacial cidadã
title_sort O livro didático de geografia: estudo da linguagem cartográfica sob o foco da formação da consciência espacial cidadã
author Prado, Clodoaldo José Bueno do
author_facet Prado, Clodoaldo José Bueno do
Carneiro, Sonia Maria Marchiorato
author_role author
author2 Carneiro, Sonia Maria Marchiorato
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prado, Clodoaldo José Bueno do
Carneiro, Sonia Maria Marchiorato
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Geográfica
Consciência Espacial-Cidadã
Livros Didáticos.
topic Educação Geográfica
Consciência Espacial-Cidadã
Livros Didáticos.
description O artigo objetiva socializar pesquisa sobre o livro didático de Geografia dos anos finais do ensino fundamental (ciclos III e IV) quanto à linguagem cartográfica. O estudo, na modalidade de análise documental, avaliou a relação dos textos discursivos e atividades com os mapas, sob o foco da consciência espacial. O referencial teórico teve como pressupostos: a concepção de uma Educação Geográfica comprometida com a cidadania; e as representações cartográficas nos livros didáticos enquanto instrumentais metodológicos. Os resultados evidenciam que, de maneira geral, a Coleção apresenta os elementos essenciais dos mapas, apesar de ocorrerem ainda incorreções e insuficiências; a articulação de textos e atividades com mapas é deficiente e há incongruências entre a teoria (Guia do Docente) e a prática (livros para os alunos) quanto à concepção de Geografia na Coleção, trazendo no Guia uma visão mais atualizada e voltada à formação da cidadania e, nos livros, uma perspectiva tradicional.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21262
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21262
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21262/17183
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21262/30430
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/x-zip
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 32 n. 4 (2017)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711121810128896