Uma Proposta para 300 horas de prática de ensino: repensando a licenciatura para além do modelo da racionalidade técnica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mortimer, Eduardo Fleury
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Pereira, Júlio Emílio Diniz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42728
Resumo: The predominant model for initial teacher education in Brazilian universities is consonant with what is described in the literature as the model of technical rationality. The aim of this article is to present a proposal for reorganization of the initial teacher education’s courses which complies with the new Brazilian educational legislation but, at the same time, goes beyond the prevalent model of teacher education.
id UFMG-5_b3d934567fffd3bfbe182a97e7efc034
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/42728
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling Uma Proposta para 300 horas de prática de ensino: repensando a licenciatura para além do modelo da racionalidade técnicaFormação Inicial de ProfessoresLicenciaturaPrática de EnsinoEducação SuperiorUniversidadeThe predominant model for initial teacher education in Brazilian universities is consonant with what is described in the literature as the model of technical rationality. The aim of this article is to present a proposal for reorganization of the initial teacher education’s courses which complies with the new Brazilian educational legislation but, at the same time, goes beyond the prevalent model of teacher education.A proposta de formação inicial de professores que predomina atualmente nas universidades brasileiras está em consonância com o que é descrito na literatura como modelo de racionalidade técnica. O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de reorganização dos cursos de licenciatura que contemple exigências da nova legislação da educação brasileira e, ao mesmo tempo, consiga avançar em relação ao modelo atual dos cursos de formação docente.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTexto application/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42728Educação em Revista ; v. 15 n. 30 (1999): Edição 121982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42728/32575Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMortimer, Eduardo FleuryPereira, Júlio Emílio Diniz2023-05-29T13:43:36Zoai:periodicos.ufmg.br:article/42728Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T13:43:36Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma Proposta para 300 horas de prática de ensino: repensando a licenciatura para além do modelo da racionalidade técnica
title Uma Proposta para 300 horas de prática de ensino: repensando a licenciatura para além do modelo da racionalidade técnica
spellingShingle Uma Proposta para 300 horas de prática de ensino: repensando a licenciatura para além do modelo da racionalidade técnica
Mortimer, Eduardo Fleury
Formação Inicial de Professores
Licenciatura
Prática de Ensino
Educação Superior
Universidade
title_short Uma Proposta para 300 horas de prática de ensino: repensando a licenciatura para além do modelo da racionalidade técnica
title_full Uma Proposta para 300 horas de prática de ensino: repensando a licenciatura para além do modelo da racionalidade técnica
title_fullStr Uma Proposta para 300 horas de prática de ensino: repensando a licenciatura para além do modelo da racionalidade técnica
title_full_unstemmed Uma Proposta para 300 horas de prática de ensino: repensando a licenciatura para além do modelo da racionalidade técnica
title_sort Uma Proposta para 300 horas de prática de ensino: repensando a licenciatura para além do modelo da racionalidade técnica
author Mortimer, Eduardo Fleury
author_facet Mortimer, Eduardo Fleury
Pereira, Júlio Emílio Diniz
author_role author
author2 Pereira, Júlio Emílio Diniz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mortimer, Eduardo Fleury
Pereira, Júlio Emílio Diniz
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Inicial de Professores
Licenciatura
Prática de Ensino
Educação Superior
Universidade
topic Formação Inicial de Professores
Licenciatura
Prática de Ensino
Educação Superior
Universidade
description The predominant model for initial teacher education in Brazilian universities is consonant with what is described in the literature as the model of technical rationality. The aim of this article is to present a proposal for reorganization of the initial teacher education’s courses which complies with the new Brazilian educational legislation but, at the same time, goes beyond the prevalent model of teacher education.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42728
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42728
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42728/32575
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 15 n. 30 (1999): Edição 12
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1788989886776213504