Uma Proposta para 300 horas de prática de ensino: repensando a licenciatura para além do modelo da racionalidade técnica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42728 |
Resumo: | The predominant model for initial teacher education in Brazilian universities is consonant with what is described in the literature as the model of technical rationality. The aim of this article is to present a proposal for reorganization of the initial teacher educations courses which complies with the new Brazilian educational legislation but, at the same time, goes beyond the prevalent model of teacher education. |
id |
UFMG-5_b3d934567fffd3bfbe182a97e7efc034 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/42728 |
network_acronym_str |
UFMG-5 |
network_name_str |
Educação em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma Proposta para 300 horas de prática de ensino: repensando a licenciatura para além do modelo da racionalidade técnicaFormação Inicial de ProfessoresLicenciaturaPrática de EnsinoEducação SuperiorUniversidadeThe predominant model for initial teacher education in Brazilian universities is consonant with what is described in the literature as the model of technical rationality. The aim of this article is to present a proposal for reorganization of the initial teacher educations courses which complies with the new Brazilian educational legislation but, at the same time, goes beyond the prevalent model of teacher education.A proposta de formação inicial de professores que predomina atualmente nas universidades brasileiras está em consonância com o que é descrito na literatura como modelo de racionalidade técnica. O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de reorganização dos cursos de licenciatura que contemple exigências da nova legislação da educação brasileira e, ao mesmo tempo, consiga avançar em relação ao modelo atual dos cursos de formação docente.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTexto application/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42728Educação em Revista ; v. 15 n. 30 (1999): Edição 121982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42728/32575Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMortimer, Eduardo FleuryPereira, Júlio Emílio Diniz2023-05-29T13:43:36Zoai:periodicos.ufmg.br:article/42728Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T13:43:36Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma Proposta para 300 horas de prática de ensino: repensando a licenciatura para além do modelo da racionalidade técnica |
title |
Uma Proposta para 300 horas de prática de ensino: repensando a licenciatura para além do modelo da racionalidade técnica |
spellingShingle |
Uma Proposta para 300 horas de prática de ensino: repensando a licenciatura para além do modelo da racionalidade técnica Mortimer, Eduardo Fleury Formação Inicial de Professores Licenciatura Prática de Ensino Educação Superior Universidade |
title_short |
Uma Proposta para 300 horas de prática de ensino: repensando a licenciatura para além do modelo da racionalidade técnica |
title_full |
Uma Proposta para 300 horas de prática de ensino: repensando a licenciatura para além do modelo da racionalidade técnica |
title_fullStr |
Uma Proposta para 300 horas de prática de ensino: repensando a licenciatura para além do modelo da racionalidade técnica |
title_full_unstemmed |
Uma Proposta para 300 horas de prática de ensino: repensando a licenciatura para além do modelo da racionalidade técnica |
title_sort |
Uma Proposta para 300 horas de prática de ensino: repensando a licenciatura para além do modelo da racionalidade técnica |
author |
Mortimer, Eduardo Fleury |
author_facet |
Mortimer, Eduardo Fleury Pereira, Júlio Emílio Diniz |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Júlio Emílio Diniz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mortimer, Eduardo Fleury Pereira, Júlio Emílio Diniz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Inicial de Professores Licenciatura Prática de Ensino Educação Superior Universidade |
topic |
Formação Inicial de Professores Licenciatura Prática de Ensino Educação Superior Universidade |
description |
The predominant model for initial teacher education in Brazilian universities is consonant with what is described in the literature as the model of technical rationality. The aim of this article is to present a proposal for reorganization of the initial teacher educations courses which complies with the new Brazilian educational legislation but, at the same time, goes beyond the prevalent model of teacher education. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42728 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42728 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42728/32575 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Revista ; v. 15 n. 30 (1999): Edição 12 1982-6621 0102-4698 reponame:Educação em Revista instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Educação em Revista |
collection |
Educação em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br |
_version_ |
1788989886776213504 |