Desenho infantil na escola: a significação do mundo por crianças de quatro e cinco anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adriana Torres Maximo Monteiro
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HMFK2
Resumo: No contexto da educação infantil, a presente pesquisa teve como objetivo buscar referenciais advindos da Psicologia Histórico-cultural e da Sociologia da Infância para a compreensão e análise do desenho infantil, para além do olhar etapista. Tais referenciais orientaram na captura, descrição e analise do que acontece com as crianças e seus desenhos, quando desenham juntos na escola. A análise microgenética permitiu delimitar um estudo de caso que destaca a voz e a participação das crianças de quatro e cinco anos na pesquisa. No contexto interativo entre as crianças, a professora e a pesquisadora o material empírico foi capturado, resultando em dados histórico-culturais, sociológicos, narrativas visuais e orais. Contrariando o olhar etapista, foram construídos outros modos de olhar as crianças e seus os desenhos, sob a ótica entrelaçada da intervenção da professora, materialidade, estética, interações sociais, mediações semióticas e das significações socioculturais. As crianças, entendidas como sujeitos, revelaram por meio do trânsito entre as linguagens, que pensam criticamente sobre o mundo em que vivem e que as cerca. E ainda, realçaram simbolicamente o lugar que não ocupam na hierarquia da escala social, sendo silenciadas pela descrença do adulto de suas ideias e capacidade de produzirem a cultura. Percebeu-se que as crianças se apropriam, articulam, manipulam valores, códigos éticos, culturais e sociais.
id UFMG_0bfeb28190fe6577d1e711a0811a8438
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9HMFK2
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Cristina Soares de GouveaMaria de Fatima Cardoso GomesÂngela Meyer BorbaMaria Lucia CastanheiraRosvita Kolb BernardesVanessa Ferraz Almeida NevesAdriana Torres Maximo Monteiro2019-08-14T11:18:10Z2019-08-14T11:18:10Z2013-06-27http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HMFK2No contexto da educação infantil, a presente pesquisa teve como objetivo buscar referenciais advindos da Psicologia Histórico-cultural e da Sociologia da Infância para a compreensão e análise do desenho infantil, para além do olhar etapista. Tais referenciais orientaram na captura, descrição e analise do que acontece com as crianças e seus desenhos, quando desenham juntos na escola. A análise microgenética permitiu delimitar um estudo de caso que destaca a voz e a participação das crianças de quatro e cinco anos na pesquisa. No contexto interativo entre as crianças, a professora e a pesquisadora o material empírico foi capturado, resultando em dados histórico-culturais, sociológicos, narrativas visuais e orais. Contrariando o olhar etapista, foram construídos outros modos de olhar as crianças e seus os desenhos, sob a ótica entrelaçada da intervenção da professora, materialidade, estética, interações sociais, mediações semióticas e das significações socioculturais. As crianças, entendidas como sujeitos, revelaram por meio do trânsito entre as linguagens, que pensam criticamente sobre o mundo em que vivem e que as cerca. E ainda, realçaram simbolicamente o lugar que não ocupam na hierarquia da escala social, sendo silenciadas pela descrença do adulto de suas ideias e capacidade de produzirem a cultura. Percebeu-se que as crianças se apropriam, articulam, manipulam valores, códigos éticos, culturais e sociais.The objective of the present research is to seek references from Historic-cultural Psychology and Infant Sociology in order to understand and analyze childrens drawings in school beyond the stepped perspective. The research was developed with children from 4 to 5 years of age. Interdisciplinarity between such references led the capture, description and analysis of the production of the drawings. Microgenetic analysis allowed to determine a case study that highlights childrens voices and their role as active subjects in the research. Empirical data captured within the symbolic interactions and mediations flow resulted in historic-cultural and sociological data as well as oral and visual narrations. Other ways of looking children and their drawings were built under the intercrossed lens of the teachers intervention, materiality, aesthetics and sociocultural meanings that are contrary to the stepped look that commonly silence kids who draw and their graphic images. The children revealed through their transit between languages that they think critically about the world in which they live in and that surrounds them. They dealt with the temporality and influences of the visual images posted by the commercial media. They refer to literary illustrations, products and artifacts made to children. Also, they expressed the perception that they dont fit into the social hierarchy as they doubt that any adult will believe in their ideas, formulations and ability to produce a specific culture of their generation. Children also actively appropriate, articulate and manipulate values and social, cultural and ethic codes.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoEducação pre-escolarDesenho infantil Aspectos psicológicos  InfânciaEstudos da infânciaEducação infantilDesenho infantilDesenho infantil na escola: a significação do mundo por crianças de quatro e cinco anosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALatmmonteiro.pdfapplication/pdf4781516https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9HMFK2/1/atmmonteiro.pdf9cd8076b3423c03623c34bc0af704f83MD51TEXTatmmonteiro.pdf.txtatmmonteiro.pdf.txtExtracted texttext/plain395660https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9HMFK2/2/atmmonteiro.pdf.txtfa151ec427869bacfea709e7a81b9078MD521843/BUBD-9HMFK22019-11-14 12:47:37.542oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9HMFK2Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:47:37Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenho infantil na escola: a significação do mundo por crianças de quatro e cinco anos
title Desenho infantil na escola: a significação do mundo por crianças de quatro e cinco anos
spellingShingle Desenho infantil na escola: a significação do mundo por crianças de quatro e cinco anos
Adriana Torres Maximo Monteiro
Estudos da infância
Educação infantil
Desenho infantil
Educação
Educação pre-escolar
Desenho infantil Aspectos psicológicos  
Infância
title_short Desenho infantil na escola: a significação do mundo por crianças de quatro e cinco anos
title_full Desenho infantil na escola: a significação do mundo por crianças de quatro e cinco anos
title_fullStr Desenho infantil na escola: a significação do mundo por crianças de quatro e cinco anos
title_full_unstemmed Desenho infantil na escola: a significação do mundo por crianças de quatro e cinco anos
title_sort Desenho infantil na escola: a significação do mundo por crianças de quatro e cinco anos
author Adriana Torres Maximo Monteiro
author_facet Adriana Torres Maximo Monteiro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Cristina Soares de Gouvea
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Maria de Fatima Cardoso Gomes
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ângela Meyer Borba
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maria Lucia Castanheira
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Rosvita Kolb Bernardes
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Vanessa Ferraz Almeida Neves
dc.contributor.author.fl_str_mv Adriana Torres Maximo Monteiro
contributor_str_mv Maria Cristina Soares de Gouvea
Maria de Fatima Cardoso Gomes
Ângela Meyer Borba
Maria Lucia Castanheira
Rosvita Kolb Bernardes
Vanessa Ferraz Almeida Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos da infância
Educação infantil
Desenho infantil
topic Estudos da infância
Educação infantil
Desenho infantil
Educação
Educação pre-escolar
Desenho infantil Aspectos psicológicos  
Infância
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Educação pre-escolar
Desenho infantil Aspectos psicológicos  
Infância
description No contexto da educação infantil, a presente pesquisa teve como objetivo buscar referenciais advindos da Psicologia Histórico-cultural e da Sociologia da Infância para a compreensão e análise do desenho infantil, para além do olhar etapista. Tais referenciais orientaram na captura, descrição e analise do que acontece com as crianças e seus desenhos, quando desenham juntos na escola. A análise microgenética permitiu delimitar um estudo de caso que destaca a voz e a participação das crianças de quatro e cinco anos na pesquisa. No contexto interativo entre as crianças, a professora e a pesquisadora o material empírico foi capturado, resultando em dados histórico-culturais, sociológicos, narrativas visuais e orais. Contrariando o olhar etapista, foram construídos outros modos de olhar as crianças e seus os desenhos, sob a ótica entrelaçada da intervenção da professora, materialidade, estética, interações sociais, mediações semióticas e das significações socioculturais. As crianças, entendidas como sujeitos, revelaram por meio do trânsito entre as linguagens, que pensam criticamente sobre o mundo em que vivem e que as cerca. E ainda, realçaram simbolicamente o lugar que não ocupam na hierarquia da escala social, sendo silenciadas pela descrença do adulto de suas ideias e capacidade de produzirem a cultura. Percebeu-se que as crianças se apropriam, articulam, manipulam valores, códigos éticos, culturais e sociais.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-06-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T11:18:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T11:18:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HMFK2
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HMFK2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9HMFK2/1/atmmonteiro.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9HMFK2/2/atmmonteiro.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9cd8076b3423c03623c34bc0af704f83
fa151ec427869bacfea709e7a81b9078
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793890627888349184