Análise do desenho infantil segundo as ideias de Luquet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Haag Rodrigues, Melissa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Unifebe
Texto Completo: https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/542
Resumo: Este artigo tem a intenção de apresentar os resultados de um estudo de caso realizado em 2007 durante o Mestrado em Artes Visuais na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, proposto no seminário “O desenho infantil entre dois séculos: as concepções de Georges-Henri Luquet”. A pesquisa teve como objetivo experimentar o procedimento de coleta de desenhos de uma criança, anotar suas verbalizações durante o desenhar e buscar compreender a formação do desenho infantil, sua natureza e função. O referencial teórico utilizado para a análise foi a obra do francês Georges-Henri Luquet “O desenho infantil” de 1927. Luquet foi um dos pioneiros do estudo do desenho infantil e seu trabalho possibilitou novas maneiras de olhar esta atividade, bem como apresentar e relacionar conceitos importantes com o material coletado. O estudo mostrou a importância de se investigar a produção gráfica da criança em um contexto de interação social, para uma melhor compreensão do desenvolvimento do desenho na infância.
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