Análise do desenho infantil segundo as ideias de Luquet
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Unifebe |
Texto Completo: | https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/542 |
Resumo: | Este artigo tem a intenção de apresentar os resultados de um estudo de caso realizado em 2007 durante o Mestrado em Artes Visuais na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, proposto no seminário “O desenho infantil entre dois séculos: as concepções de Georges-Henri Luquet”. A pesquisa teve como objetivo experimentar o procedimento de coleta de desenhos de uma criança, anotar suas verbalizações durante o desenhar e buscar compreender a formação do desenho infantil, sua natureza e função. O referencial teórico utilizado para a análise foi a obra do francês Georges-Henri Luquet “O desenho infantil” de 1927. Luquet foi um dos pioneiros do estudo do desenho infantil e seu trabalho possibilitou novas maneiras de olhar esta atividade, bem como apresentar e relacionar conceitos importantes com o material coletado. O estudo mostrou a importância de se investigar a produção gráfica da criança em um contexto de interação social, para uma melhor compreensão do desenvolvimento do desenho na infância. |
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Análise do desenho infantil segundo as ideias de LuquetDesenho infantil. Luquet. Desenvolvimento.Reprsentaçã gráfica na infânciaEste artigo tem a intenção de apresentar os resultados de um estudo de caso realizado em 2007 durante o Mestrado em Artes Visuais na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, proposto no seminário “O desenho infantil entre dois séculos: as concepções de Georges-Henri Luquet”. A pesquisa teve como objetivo experimentar o procedimento de coleta de desenhos de uma criança, anotar suas verbalizações durante o desenhar e buscar compreender a formação do desenho infantil, sua natureza e função. O referencial teórico utilizado para a análise foi a obra do francês Georges-Henri Luquet “O desenho infantil” de 1927. Luquet foi um dos pioneiros do estudo do desenho infantil e seu trabalho possibilitou novas maneiras de olhar esta atividade, bem como apresentar e relacionar conceitos importantes com o material coletado. O estudo mostrou a importância de se investigar a produção gráfica da criança em um contexto de interação social, para uma melhor compreensão do desenvolvimento do desenho na infância.UNIFEBE2017-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/542Revista da UNIFEBE; v. 1 n. 8 (2010); 19-342177-742X1679-8708reponame:Revista da Unifebeinstname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)instacron:UNIFEBEporhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/542/320Copyright (c) 2010 Revista da UNIFEBEinfo:eu-repo/semantics/openAccessHaag Rodrigues, Melissa2017-01-03T02:23:31Zoai:periodicos.unifebe.edu.br:article/542Revistahttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/revistaeletronicadaunifebehttp://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/index/oairevistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br2177-742X1679-8708opendoar:2017-01-03T02:23:31Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)false |
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Este artigo tem a intenção de apresentar os resultados de um estudo de caso realizado em 2007 durante o Mestrado em Artes Visuais na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, proposto no seminário “O desenho infantil entre dois séculos: as concepções de Georges-Henri Luquet”. A pesquisa teve como objetivo experimentar o procedimento de coleta de desenhos de uma criança, anotar suas verbalizações durante o desenhar e buscar compreender a formação do desenho infantil, sua natureza e função. O referencial teórico utilizado para a análise foi a obra do francês Georges-Henri Luquet “O desenho infantil” de 1927. Luquet foi um dos pioneiros do estudo do desenho infantil e seu trabalho possibilitou novas maneiras de olhar esta atividade, bem como apresentar e relacionar conceitos importantes com o material coletado. O estudo mostrou a importância de se investigar a produção gráfica da criança em um contexto de interação social, para uma melhor compreensão do desenvolvimento do desenho na infância. |
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