Mobilidade populacional na Região Metropolitana de Belo Horizonte: o caso dos municípios do Eixo da Linha Verde - 1991/2000

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lessio Lourenco Nunes
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/AMSA-8D9HNN
Resumo: A alocação da população no espaço na Região Metropolitana de Belo Horizonte - RMBH deriva de um conjunto de fatores, de natureza social e econômica, tendo como principais agentes produtores do espaço metropolitano o Estado, que contribui no ordenamento das ocupações territoriais, o mercado fundiário, que atua com o objetivo de valorizar ao máximo as suas propriedades e o mercado imobiliário, que atua através de financiamentos imobiliários, construção física e comercialização do imóvel, controle do uso e acesso às terras urbanas, e, também, à própria organização socioeconômica da população, que a obriga a adotar estratégias de sobrevivência adequadas à sua realidade no contexto urbano.A pressão populacional, e também das atividades produtivas, por terras urbanas faz do espaço urbano contemporâneo um local complexo, com muitas adversidades e transformações contínuas, com intensa mobilidade populacional e interação entre núcleo metropolitano e municípios do seu entorno, bem como promove uma segregação espacial e social da população, fazendo com que áreas geograficamente próximas abriguem populações com estruturas socioeconômicas muito diferentes.Nesse contexto, insere-se o Eixo da Linha Verde, na Região Metropolitana de Belo Horizonte RMBH, uma região com um histórico de expressivos fluxos de mobilidade populacional, que poderão se intensificar ainda mais, face às mudanças estruturais - investimentos em infra-estrutura viária, aeroportuária, econômica e política pelas quais passa a região nos últimos tempos.
id UFMG_0f3dcab2dccf32081bfc6876971c469a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/AMSA-8D9HNN
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Fausto Reynaldo Alves de BritoAlisson Flavio BarbieriRoberto Luís de Melo Monte-mórAndré Junqueira CaetanoLessio Lourenco Nunes2019-08-12T06:14:42Z2019-08-12T06:14:42Z2008-09-01http://hdl.handle.net/1843/AMSA-8D9HNNA alocação da população no espaço na Região Metropolitana de Belo Horizonte - RMBH deriva de um conjunto de fatores, de natureza social e econômica, tendo como principais agentes produtores do espaço metropolitano o Estado, que contribui no ordenamento das ocupações territoriais, o mercado fundiário, que atua com o objetivo de valorizar ao máximo as suas propriedades e o mercado imobiliário, que atua através de financiamentos imobiliários, construção física e comercialização do imóvel, controle do uso e acesso às terras urbanas, e, também, à própria organização socioeconômica da população, que a obriga a adotar estratégias de sobrevivência adequadas à sua realidade no contexto urbano.A pressão populacional, e também das atividades produtivas, por terras urbanas faz do espaço urbano contemporâneo um local complexo, com muitas adversidades e transformações contínuas, com intensa mobilidade populacional e interação entre núcleo metropolitano e municípios do seu entorno, bem como promove uma segregação espacial e social da população, fazendo com que áreas geograficamente próximas abriguem populações com estruturas socioeconômicas muito diferentes.Nesse contexto, insere-se o Eixo da Linha Verde, na Região Metropolitana de Belo Horizonte RMBH, uma região com um histórico de expressivos fluxos de mobilidade populacional, que poderão se intensificar ainda mais, face às mudanças estruturais - investimentos em infra-estrutura viária, aeroportuária, econômica e política pelas quais passa a região nos últimos tempos.The allocation of the population on the space of the metropolitan section of Belo Horizonte RMBH comes from a group of factors, from social nature and economic, having as the main elements the State, which contributes for the arranging of the occupation on the land, the land market, which acts with the goal of giving the highest value to their properties and also the property market, which acts offering real state financing, building and selling, control of the use and access to urban areas, and, also, at the socioeconomic structure of the population, which determines to adopt the strategies of survival fitted to its reality at the urban context.The population pressure and from the productive activity by urban lands turn the urban contemporaneous space a complex point, with high population mobility and interaction between the metropolitan center and the cities which stay near it, as well as promotes a spatial and social segregation of the population, making that areas geographically adjacent have socioeconomic structures very different.In this context, it is inserted the Green Lines Axle, in the Metropolitan Section of Belo Horizonte, a place with a historic of an important population mobility, which can rise because of the structural changes investment in infrastructure concentrated in the ways of land and air transport, economic and politic by which pass the region recently.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTransição demográfica Belo Horizonte, Região Metropolitana de (MG)Migração interna Belo Horizonte, Região Metropolitana de (MG)segregaçãomobilidade populacional intrametropolitanaEixo da Linha VerdeMobilidade populacional na Região Metropolitana de Belo Horizonte: o caso dos municípios do Eixo da Linha Verde - 1991/2000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALl_ssio_nunes_2008.pdfapplication/pdf1807189https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AMSA-8D9HNN/1/l_ssio_nunes_2008.pdfc2900a71872e7605bc75bc6d61aae8fdMD51TEXTl_ssio_nunes_2008.pdf.txtl_ssio_nunes_2008.pdf.txtExtracted texttext/plain278083https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AMSA-8D9HNN/2/l_ssio_nunes_2008.pdf.txt85071a888ab49941c66a43414e6a03eeMD521843/AMSA-8D9HNN2019-11-14 10:45:54.788oai:repositorio.ufmg.br:1843/AMSA-8D9HNNRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:45:54Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mobilidade populacional na Região Metropolitana de Belo Horizonte: o caso dos municípios do Eixo da Linha Verde - 1991/2000
title Mobilidade populacional na Região Metropolitana de Belo Horizonte: o caso dos municípios do Eixo da Linha Verde - 1991/2000
spellingShingle Mobilidade populacional na Região Metropolitana de Belo Horizonte: o caso dos municípios do Eixo da Linha Verde - 1991/2000
Lessio Lourenco Nunes
segregação
mobilidade populacional intrametropolitana
Eixo da Linha Verde
Transição demográfica Belo Horizonte, Região Metropolitana de (MG)
Migração interna Belo Horizonte, Região Metropolitana de (MG)
title_short Mobilidade populacional na Região Metropolitana de Belo Horizonte: o caso dos municípios do Eixo da Linha Verde - 1991/2000
title_full Mobilidade populacional na Região Metropolitana de Belo Horizonte: o caso dos municípios do Eixo da Linha Verde - 1991/2000
title_fullStr Mobilidade populacional na Região Metropolitana de Belo Horizonte: o caso dos municípios do Eixo da Linha Verde - 1991/2000
title_full_unstemmed Mobilidade populacional na Região Metropolitana de Belo Horizonte: o caso dos municípios do Eixo da Linha Verde - 1991/2000
title_sort Mobilidade populacional na Região Metropolitana de Belo Horizonte: o caso dos municípios do Eixo da Linha Verde - 1991/2000
author Lessio Lourenco Nunes
author_facet Lessio Lourenco Nunes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fausto Reynaldo Alves de Brito
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Alisson Flavio Barbieri
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Roberto Luís de Melo Monte-mór
dc.contributor.referee2.fl_str_mv André Junqueira Caetano
dc.contributor.author.fl_str_mv Lessio Lourenco Nunes
contributor_str_mv Fausto Reynaldo Alves de Brito
Alisson Flavio Barbieri
Roberto Luís de Melo Monte-mór
André Junqueira Caetano
dc.subject.por.fl_str_mv segregação
mobilidade populacional intrametropolitana
Eixo da Linha Verde
topic segregação
mobilidade populacional intrametropolitana
Eixo da Linha Verde
Transição demográfica Belo Horizonte, Região Metropolitana de (MG)
Migração interna Belo Horizonte, Região Metropolitana de (MG)
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Transição demográfica Belo Horizonte, Região Metropolitana de (MG)
Migração interna Belo Horizonte, Região Metropolitana de (MG)
description A alocação da população no espaço na Região Metropolitana de Belo Horizonte - RMBH deriva de um conjunto de fatores, de natureza social e econômica, tendo como principais agentes produtores do espaço metropolitano o Estado, que contribui no ordenamento das ocupações territoriais, o mercado fundiário, que atua com o objetivo de valorizar ao máximo as suas propriedades e o mercado imobiliário, que atua através de financiamentos imobiliários, construção física e comercialização do imóvel, controle do uso e acesso às terras urbanas, e, também, à própria organização socioeconômica da população, que a obriga a adotar estratégias de sobrevivência adequadas à sua realidade no contexto urbano.A pressão populacional, e também das atividades produtivas, por terras urbanas faz do espaço urbano contemporâneo um local complexo, com muitas adversidades e transformações contínuas, com intensa mobilidade populacional e interação entre núcleo metropolitano e municípios do seu entorno, bem como promove uma segregação espacial e social da população, fazendo com que áreas geograficamente próximas abriguem populações com estruturas socioeconômicas muito diferentes.Nesse contexto, insere-se o Eixo da Linha Verde, na Região Metropolitana de Belo Horizonte RMBH, uma região com um histórico de expressivos fluxos de mobilidade populacional, que poderão se intensificar ainda mais, face às mudanças estruturais - investimentos em infra-estrutura viária, aeroportuária, econômica e política pelas quais passa a região nos últimos tempos.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-09-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T06:14:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T06:14:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/AMSA-8D9HNN
url http://hdl.handle.net/1843/AMSA-8D9HNN
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AMSA-8D9HNN/1/l_ssio_nunes_2008.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AMSA-8D9HNN/2/l_ssio_nunes_2008.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c2900a71872e7605bc75bc6d61aae8fd
85071a888ab49941c66a43414e6a03ee
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793890383773564928