Mobilidade populacional na Região Metropolitana de Belo Horizonte: o caso dos municípios do Eixo da Linha Verde - 1991/2000
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/AMSA-8D9HNN |
Resumo: | A alocação da população no espaço na Região Metropolitana de Belo Horizonte - RMBH deriva de um conjunto de fatores, de natureza social e econômica, tendo como principais agentes produtores do espaço metropolitano o Estado, que contribui no ordenamento das ocupações territoriais, o mercado fundiário, que atua com o objetivo de valorizar ao máximo as suas propriedades e o mercado imobiliário, que atua através de financiamentos imobiliários, construção física e comercialização do imóvel, controle do uso e acesso às terras urbanas, e, também, à própria organização socioeconômica da população, que a obriga a adotar estratégias de sobrevivência adequadas à sua realidade no contexto urbano.A pressão populacional, e também das atividades produtivas, por terras urbanas faz do espaço urbano contemporâneo um local complexo, com muitas adversidades e transformações contínuas, com intensa mobilidade populacional e interação entre núcleo metropolitano e municípios do seu entorno, bem como promove uma segregação espacial e social da população, fazendo com que áreas geograficamente próximas abriguem populações com estruturas socioeconômicas muito diferentes.Nesse contexto, insere-se o Eixo da Linha Verde, na Região Metropolitana de Belo Horizonte RMBH, uma região com um histórico de expressivos fluxos de mobilidade populacional, que poderão se intensificar ainda mais, face às mudanças estruturais - investimentos em infra-estrutura viária, aeroportuária, econômica e política pelas quais passa a região nos últimos tempos. |
id |
UFMG_0f3dcab2dccf32081bfc6876971c469a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/AMSA-8D9HNN |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Fausto Reynaldo Alves de BritoAlisson Flavio BarbieriRoberto Luís de Melo Monte-mórAndré Junqueira CaetanoLessio Lourenco Nunes2019-08-12T06:14:42Z2019-08-12T06:14:42Z2008-09-01http://hdl.handle.net/1843/AMSA-8D9HNNA alocação da população no espaço na Região Metropolitana de Belo Horizonte - RMBH deriva de um conjunto de fatores, de natureza social e econômica, tendo como principais agentes produtores do espaço metropolitano o Estado, que contribui no ordenamento das ocupações territoriais, o mercado fundiário, que atua com o objetivo de valorizar ao máximo as suas propriedades e o mercado imobiliário, que atua através de financiamentos imobiliários, construção física e comercialização do imóvel, controle do uso e acesso às terras urbanas, e, também, à própria organização socioeconômica da população, que a obriga a adotar estratégias de sobrevivência adequadas à sua realidade no contexto urbano.A pressão populacional, e também das atividades produtivas, por terras urbanas faz do espaço urbano contemporâneo um local complexo, com muitas adversidades e transformações contínuas, com intensa mobilidade populacional e interação entre núcleo metropolitano e municípios do seu entorno, bem como promove uma segregação espacial e social da população, fazendo com que áreas geograficamente próximas abriguem populações com estruturas socioeconômicas muito diferentes.Nesse contexto, insere-se o Eixo da Linha Verde, na Região Metropolitana de Belo Horizonte RMBH, uma região com um histórico de expressivos fluxos de mobilidade populacional, que poderão se intensificar ainda mais, face às mudanças estruturais - investimentos em infra-estrutura viária, aeroportuária, econômica e política pelas quais passa a região nos últimos tempos.The allocation of the population on the space of the metropolitan section of Belo Horizonte RMBH comes from a group of factors, from social nature and economic, having as the main elements the State, which contributes for the arranging of the occupation on the land, the land market, which acts with the goal of giving the highest value to their properties and also the property market, which acts offering real state financing, building and selling, control of the use and access to urban areas, and, also, at the socioeconomic structure of the population, which determines to adopt the strategies of survival fitted to its reality at the urban context.The population pressure and from the productive activity by urban lands turn the urban contemporaneous space a complex point, with high population mobility and interaction between the metropolitan center and the cities which stay near it, as well as promotes a spatial and social segregation of the population, making that areas geographically adjacent have socioeconomic structures very different.In this context, it is inserted the Green Lines Axle, in the Metropolitan Section of Belo Horizonte, a place with a historic of an important population mobility, which can rise because of the structural changes investment in infrastructure concentrated in the ways of land and air transport, economic and politic by which pass the region recently.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTransição demográfica Belo Horizonte, Região Metropolitana de (MG)Migração interna Belo Horizonte, Região Metropolitana de (MG)segregaçãomobilidade populacional intrametropolitanaEixo da Linha VerdeMobilidade populacional na Região Metropolitana de Belo Horizonte: o caso dos municípios do Eixo da Linha Verde - 1991/2000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALl_ssio_nunes_2008.pdfapplication/pdf1807189https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AMSA-8D9HNN/1/l_ssio_nunes_2008.pdfc2900a71872e7605bc75bc6d61aae8fdMD51TEXTl_ssio_nunes_2008.pdf.txtl_ssio_nunes_2008.pdf.txtExtracted texttext/plain278083https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AMSA-8D9HNN/2/l_ssio_nunes_2008.pdf.txt85071a888ab49941c66a43414e6a03eeMD521843/AMSA-8D9HNN2019-11-14 10:45:54.788oai:repositorio.ufmg.br:1843/AMSA-8D9HNNRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:45:54Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mobilidade populacional na Região Metropolitana de Belo Horizonte: o caso dos municípios do Eixo da Linha Verde - 1991/2000 |
title |
Mobilidade populacional na Região Metropolitana de Belo Horizonte: o caso dos municípios do Eixo da Linha Verde - 1991/2000 |
spellingShingle |
Mobilidade populacional na Região Metropolitana de Belo Horizonte: o caso dos municípios do Eixo da Linha Verde - 1991/2000 Lessio Lourenco Nunes segregação mobilidade populacional intrametropolitana Eixo da Linha Verde Transição demográfica Belo Horizonte, Região Metropolitana de (MG) Migração interna Belo Horizonte, Região Metropolitana de (MG) |
title_short |
Mobilidade populacional na Região Metropolitana de Belo Horizonte: o caso dos municípios do Eixo da Linha Verde - 1991/2000 |
title_full |
Mobilidade populacional na Região Metropolitana de Belo Horizonte: o caso dos municípios do Eixo da Linha Verde - 1991/2000 |
title_fullStr |
Mobilidade populacional na Região Metropolitana de Belo Horizonte: o caso dos municípios do Eixo da Linha Verde - 1991/2000 |
title_full_unstemmed |
Mobilidade populacional na Região Metropolitana de Belo Horizonte: o caso dos municípios do Eixo da Linha Verde - 1991/2000 |
title_sort |
Mobilidade populacional na Região Metropolitana de Belo Horizonte: o caso dos municípios do Eixo da Linha Verde - 1991/2000 |
author |
Lessio Lourenco Nunes |
author_facet |
Lessio Lourenco Nunes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fausto Reynaldo Alves de Brito |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Alisson Flavio Barbieri |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Roberto Luís de Melo Monte-mór |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
André Junqueira Caetano |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lessio Lourenco Nunes |
contributor_str_mv |
Fausto Reynaldo Alves de Brito Alisson Flavio Barbieri Roberto Luís de Melo Monte-mór André Junqueira Caetano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
segregação mobilidade populacional intrametropolitana Eixo da Linha Verde |
topic |
segregação mobilidade populacional intrametropolitana Eixo da Linha Verde Transição demográfica Belo Horizonte, Região Metropolitana de (MG) Migração interna Belo Horizonte, Região Metropolitana de (MG) |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Transição demográfica Belo Horizonte, Região Metropolitana de (MG) Migração interna Belo Horizonte, Região Metropolitana de (MG) |
description |
A alocação da população no espaço na Região Metropolitana de Belo Horizonte - RMBH deriva de um conjunto de fatores, de natureza social e econômica, tendo como principais agentes produtores do espaço metropolitano o Estado, que contribui no ordenamento das ocupações territoriais, o mercado fundiário, que atua com o objetivo de valorizar ao máximo as suas propriedades e o mercado imobiliário, que atua através de financiamentos imobiliários, construção física e comercialização do imóvel, controle do uso e acesso às terras urbanas, e, também, à própria organização socioeconômica da população, que a obriga a adotar estratégias de sobrevivência adequadas à sua realidade no contexto urbano.A pressão populacional, e também das atividades produtivas, por terras urbanas faz do espaço urbano contemporâneo um local complexo, com muitas adversidades e transformações contínuas, com intensa mobilidade populacional e interação entre núcleo metropolitano e municípios do seu entorno, bem como promove uma segregação espacial e social da população, fazendo com que áreas geograficamente próximas abriguem populações com estruturas socioeconômicas muito diferentes.Nesse contexto, insere-se o Eixo da Linha Verde, na Região Metropolitana de Belo Horizonte RMBH, uma região com um histórico de expressivos fluxos de mobilidade populacional, que poderão se intensificar ainda mais, face às mudanças estruturais - investimentos em infra-estrutura viária, aeroportuária, econômica e política pelas quais passa a região nos últimos tempos. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-09-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T06:14:42Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T06:14:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/AMSA-8D9HNN |
url |
http://hdl.handle.net/1843/AMSA-8D9HNN |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AMSA-8D9HNN/1/l_ssio_nunes_2008.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AMSA-8D9HNN/2/l_ssio_nunes_2008.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c2900a71872e7605bc75bc6d61aae8fd 85071a888ab49941c66a43414e6a03ee |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797970926438973440 |