Estratégias adotadas na atenção primária em saúde para a consolidação da política nacional de educação permanente
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Publication Date: | 2012 |
Format: | Bachelor thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório Institucional da UFMG |
Download full: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DNEKR |
Summary: | A política nacional de educação permanente em saúde instituída pela portaria n °198/GM/MS, visando à formação e ao desenvolvimento dos profissionais vinculados ao SUS, surgiu para suprir as necessidades do Sistema de Saúde vigente no Brasil, dentre as quais se destaca a construção de saberes embasados na integralidade, humanização e participação dos usuários no planejamento terapêutico. Diante da necessidade de investigar como tem se concretizado esta política, o presente estudo teve por objetivo identificar as estratégias que estão sendo adotadas para consolidação da Política Nacional de Educação Permanente na Atenção Básica em Saúde. A metodologia adotada foi a revisão integrativa da literatura. Para a seleção da amostra, composta por sete estudos, utilizou-se três fontes. Os dados demonstram uma ampla variedade de recursos utilizados para a consolidação dessa política: atividades educativas de trabalhadores da saúde de uma Unidade Básica de Saúde, curso de educação permanente para facilitadores, projeto Telessaúde, construção de um Polo de Educação Permanente, projeto de formação dirigido aos trabalhadores do Ministério da Saúde (Multiplica SUS), oficinas educativas em Diabetes Melitus, atividades desenvolvidas por um Núcleo de Educação Permanente. Percebe-se, portanto que a Educação Permanente em Saúde é uma ferramenta indispensável para a consolidação do Sistema Único de Saúde. Porém, mais estudos sobre as estratégias que têm sido adotadas no âmbito da educação permanente em saúde são necessários, a fim de possibilitar uma visão mais ampla sobre a consolidação desta política, principalmente por meio da realização de pesquisas em diversas regiões do país. |
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Marisa Antonini Ribeiro BastosRaissa Silva SouzaMarceila de Andrade Fuzissaki2019-08-12T15:48:33Z2019-08-12T15:48:33Z2012-01-20http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DNEKRA política nacional de educação permanente em saúde instituída pela portaria n °198/GM/MS, visando à formação e ao desenvolvimento dos profissionais vinculados ao SUS, surgiu para suprir as necessidades do Sistema de Saúde vigente no Brasil, dentre as quais se destaca a construção de saberes embasados na integralidade, humanização e participação dos usuários no planejamento terapêutico. Diante da necessidade de investigar como tem se concretizado esta política, o presente estudo teve por objetivo identificar as estratégias que estão sendo adotadas para consolidação da Política Nacional de Educação Permanente na Atenção Básica em Saúde. A metodologia adotada foi a revisão integrativa da literatura. Para a seleção da amostra, composta por sete estudos, utilizou-se três fontes. Os dados demonstram uma ampla variedade de recursos utilizados para a consolidação dessa política: atividades educativas de trabalhadores da saúde de uma Unidade Básica de Saúde, curso de educação permanente para facilitadores, projeto Telessaúde, construção de um Polo de Educação Permanente, projeto de formação dirigido aos trabalhadores do Ministério da Saúde (Multiplica SUS), oficinas educativas em Diabetes Melitus, atividades desenvolvidas por um Núcleo de Educação Permanente. Percebe-se, portanto que a Educação Permanente em Saúde é uma ferramenta indispensável para a consolidação do Sistema Único de Saúde. Porém, mais estudos sobre as estratégias que têm sido adotadas no âmbito da educação permanente em saúde são necessários, a fim de possibilitar uma visão mais ampla sobre a consolidação desta política, principalmente por meio da realização de pesquisas em diversas regiões do país.The national policy on permanent education in health established by Ordinance No. 198/GM/MS, which aims at training and professional development linked to SUS, has emerged to meet the needs of the healthcare system in force in Brazil. Before the need to investigate how this policy has been implemented, this study aimed at: identifing the actions and strategies that are being adopted to consolidate the national permanent education policy in Primary Health an integrative review was adopted as a research method. In order to select literature was used the sources of data. The sample consisted of seven studies. The data show a wide range of resources used for the consolidation of this policy: educational activities developed by health workers from a basic health unit, permanent education course for facilitators, Telehealth project, construction of a Permanent Education Center, a project aimed at training workers from Ministry of Health (SUS Multiply), educational workshops on Diabetes Mellitus activities undertaken by a Center for permanent education. One sees therefore that the Permanent Health Education is an essential tool for the consolidation of the SUS. However, further studies on the actions and strategies that have been adopted within the framework of permanent education in health are necessary in order to allow a broader view on the consolidation of this policy, mainly carrying out researches in different regions of the country.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação profissionalPolíticas públicasEducaçãoAtenção primária à saúdeEstratégias adotadas na atenção primária em saúde para a consolidação da política nacional de educação permanenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_cefpepemarceila.pdfapplication/pdf224766https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DNEKR/1/monografia_cefpepemarceila.pdff9f2b184dc954c9488dd8e5f497dee6dMD51TEXTmonografia_cefpepemarceila.pdf.txtmonografia_cefpepemarceila.pdf.txtExtracted texttext/plain76882https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DNEKR/2/monografia_cefpepemarceila.pdf.txt605887732bed739526725ae3a7ea88f0MD521843/BUBD-9DNEKR2019-11-14 18:26:58.994oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9DNEKRRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:26:58Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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A política nacional de educação permanente em saúde instituída pela portaria n °198/GM/MS, visando à formação e ao desenvolvimento dos profissionais vinculados ao SUS, surgiu para suprir as necessidades do Sistema de Saúde vigente no Brasil, dentre as quais se destaca a construção de saberes embasados na integralidade, humanização e participação dos usuários no planejamento terapêutico. Diante da necessidade de investigar como tem se concretizado esta política, o presente estudo teve por objetivo identificar as estratégias que estão sendo adotadas para consolidação da Política Nacional de Educação Permanente na Atenção Básica em Saúde. A metodologia adotada foi a revisão integrativa da literatura. Para a seleção da amostra, composta por sete estudos, utilizou-se três fontes. Os dados demonstram uma ampla variedade de recursos utilizados para a consolidação dessa política: atividades educativas de trabalhadores da saúde de uma Unidade Básica de Saúde, curso de educação permanente para facilitadores, projeto Telessaúde, construção de um Polo de Educação Permanente, projeto de formação dirigido aos trabalhadores do Ministério da Saúde (Multiplica SUS), oficinas educativas em Diabetes Melitus, atividades desenvolvidas por um Núcleo de Educação Permanente. Percebe-se, portanto que a Educação Permanente em Saúde é uma ferramenta indispensável para a consolidação do Sistema Único de Saúde. Porém, mais estudos sobre as estratégias que têm sido adotadas no âmbito da educação permanente em saúde são necessários, a fim de possibilitar uma visão mais ampla sobre a consolidação desta política, principalmente por meio da realização de pesquisas em diversas regiões do país. |
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