Estratégias adotadas na atenção primária em saúde para a consolidação da política nacional de educação permanente

Bibliographic Details
Main Author: Marceila de Andrade Fuzissaki
Publication Date: 2012
Format: Bachelor thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFMG
Download full: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DNEKR
Summary: A política nacional de educação permanente em saúde instituída pela portaria n °198/GM/MS, visando à formação e ao desenvolvimento dos profissionais vinculados ao SUS, surgiu para suprir as necessidades do Sistema de Saúde vigente no Brasil, dentre as quais se destaca a construção de saberes embasados na integralidade, humanização e participação dos usuários no planejamento terapêutico. Diante da necessidade de investigar como tem se concretizado esta política, o presente estudo teve por objetivo identificar as estratégias que estão sendo adotadas para consolidação da Política Nacional de Educação Permanente na Atenção Básica em Saúde. A metodologia adotada foi a revisão integrativa da literatura. Para a seleção da amostra, composta por sete estudos, utilizou-se três fontes. Os dados demonstram uma ampla variedade de recursos utilizados para a consolidação dessa política: atividades educativas de trabalhadores da saúde de uma Unidade Básica de Saúde, curso de educação permanente para facilitadores, projeto Telessaúde, construção de um Polo de Educação Permanente, projeto de formação dirigido aos trabalhadores do Ministério da Saúde (Multiplica SUS), oficinas educativas em Diabetes Melitus, atividades desenvolvidas por um Núcleo de Educação Permanente. Percebe-se, portanto que a Educação Permanente em Saúde é uma ferramenta indispensável para a consolidação do Sistema Único de Saúde. Porém, mais estudos sobre as estratégias que têm sido adotadas no âmbito da educação permanente em saúde são necessários, a fim de possibilitar uma visão mais ampla sobre a consolidação desta política, principalmente por meio da realização de pesquisas em diversas regiões do país.
id UFMG_1df1bb3ea94093bf2795f61d255cb161
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9DNEKR
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Marisa Antonini Ribeiro BastosRaissa Silva SouzaMarceila de Andrade Fuzissaki2019-08-12T15:48:33Z2019-08-12T15:48:33Z2012-01-20http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DNEKRA política nacional de educação permanente em saúde instituída pela portaria n °198/GM/MS, visando à formação e ao desenvolvimento dos profissionais vinculados ao SUS, surgiu para suprir as necessidades do Sistema de Saúde vigente no Brasil, dentre as quais se destaca a construção de saberes embasados na integralidade, humanização e participação dos usuários no planejamento terapêutico. Diante da necessidade de investigar como tem se concretizado esta política, o presente estudo teve por objetivo identificar as estratégias que estão sendo adotadas para consolidação da Política Nacional de Educação Permanente na Atenção Básica em Saúde. A metodologia adotada foi a revisão integrativa da literatura. Para a seleção da amostra, composta por sete estudos, utilizou-se três fontes. Os dados demonstram uma ampla variedade de recursos utilizados para a consolidação dessa política: atividades educativas de trabalhadores da saúde de uma Unidade Básica de Saúde, curso de educação permanente para facilitadores, projeto Telessaúde, construção de um Polo de Educação Permanente, projeto de formação dirigido aos trabalhadores do Ministério da Saúde (Multiplica SUS), oficinas educativas em Diabetes Melitus, atividades desenvolvidas por um Núcleo de Educação Permanente. Percebe-se, portanto que a Educação Permanente em Saúde é uma ferramenta indispensável para a consolidação do Sistema Único de Saúde. Porém, mais estudos sobre as estratégias que têm sido adotadas no âmbito da educação permanente em saúde são necessários, a fim de possibilitar uma visão mais ampla sobre a consolidação desta política, principalmente por meio da realização de pesquisas em diversas regiões do país.The national policy on permanent education in health established by Ordinance No. 198/GM/MS, which aims at training and professional development linked to SUS, has emerged to meet the needs of the healthcare system in force in Brazil. Before the need to investigate how this policy has been implemented, this study aimed at: identifing the actions and strategies that are being adopted to consolidate the national permanent education policy in Primary Health an integrative review was adopted as a research method. In order to select literature was used the sources of data. The sample consisted of seven studies. The data show a wide range of resources used for the consolidation of this policy: educational activities developed by health workers from a basic health unit, permanent education course for facilitators, Telehealth project, construction of a Permanent Education Center, a project aimed at training workers from Ministry of Health (SUS Multiply), educational workshops on Diabetes Mellitus activities undertaken by a Center for permanent education. One sees therefore that the Permanent Health Education is an essential tool for the consolidation of the SUS. However, further studies on the actions and strategies that have been adopted within the framework of permanent education in health are necessary in order to allow a broader view on the consolidation of this policy, mainly carrying out researches in different regions of the country.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação profissionalPolíticas públicasEducaçãoAtenção primária à saúdeEstratégias adotadas na atenção primária em saúde para a consolidação da política nacional de educação permanenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_cefpepemarceila.pdfapplication/pdf224766https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DNEKR/1/monografia_cefpepemarceila.pdff9f2b184dc954c9488dd8e5f497dee6dMD51TEXTmonografia_cefpepemarceila.pdf.txtmonografia_cefpepemarceila.pdf.txtExtracted texttext/plain76882https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DNEKR/2/monografia_cefpepemarceila.pdf.txt605887732bed739526725ae3a7ea88f0MD521843/BUBD-9DNEKR2019-11-14 18:26:58.994oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9DNEKRRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:26:58Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias adotadas na atenção primária em saúde para a consolidação da política nacional de educação permanente
title Estratégias adotadas na atenção primária em saúde para a consolidação da política nacional de educação permanente
spellingShingle Estratégias adotadas na atenção primária em saúde para a consolidação da política nacional de educação permanente
Marceila de Andrade Fuzissaki
Políticas públicas
Educação
Atenção primária à saúde
Educação em enfermagem
Capacitação profissional
title_short Estratégias adotadas na atenção primária em saúde para a consolidação da política nacional de educação permanente
title_full Estratégias adotadas na atenção primária em saúde para a consolidação da política nacional de educação permanente
title_fullStr Estratégias adotadas na atenção primária em saúde para a consolidação da política nacional de educação permanente
title_full_unstemmed Estratégias adotadas na atenção primária em saúde para a consolidação da política nacional de educação permanente
title_sort Estratégias adotadas na atenção primária em saúde para a consolidação da política nacional de educação permanente
author Marceila de Andrade Fuzissaki
author_facet Marceila de Andrade Fuzissaki
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marisa Antonini Ribeiro Bastos
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Raissa Silva Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Marceila de Andrade Fuzissaki
contributor_str_mv Marisa Antonini Ribeiro Bastos
Raissa Silva Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas públicas
Educação
Atenção primária à saúde
topic Políticas públicas
Educação
Atenção primária à saúde
Educação em enfermagem
Capacitação profissional
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação em enfermagem
Capacitação profissional
description A política nacional de educação permanente em saúde instituída pela portaria n °198/GM/MS, visando à formação e ao desenvolvimento dos profissionais vinculados ao SUS, surgiu para suprir as necessidades do Sistema de Saúde vigente no Brasil, dentre as quais se destaca a construção de saberes embasados na integralidade, humanização e participação dos usuários no planejamento terapêutico. Diante da necessidade de investigar como tem se concretizado esta política, o presente estudo teve por objetivo identificar as estratégias que estão sendo adotadas para consolidação da Política Nacional de Educação Permanente na Atenção Básica em Saúde. A metodologia adotada foi a revisão integrativa da literatura. Para a seleção da amostra, composta por sete estudos, utilizou-se três fontes. Os dados demonstram uma ampla variedade de recursos utilizados para a consolidação dessa política: atividades educativas de trabalhadores da saúde de uma Unidade Básica de Saúde, curso de educação permanente para facilitadores, projeto Telessaúde, construção de um Polo de Educação Permanente, projeto de formação dirigido aos trabalhadores do Ministério da Saúde (Multiplica SUS), oficinas educativas em Diabetes Melitus, atividades desenvolvidas por um Núcleo de Educação Permanente. Percebe-se, portanto que a Educação Permanente em Saúde é uma ferramenta indispensável para a consolidação do Sistema Único de Saúde. Porém, mais estudos sobre as estratégias que têm sido adotadas no âmbito da educação permanente em saúde são necessários, a fim de possibilitar uma visão mais ampla sobre a consolidação desta política, principalmente por meio da realização de pesquisas em diversas regiões do país.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-01-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T15:48:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T15:48:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DNEKR
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DNEKR
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DNEKR/1/monografia_cefpepemarceila.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DNEKR/2/monografia_cefpepemarceila.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f9f2b184dc954c9488dd8e5f497dee6d
605887732bed739526725ae3a7ea88f0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797971136836796416