Educação continuada e permanente em enfermagem: ações, estratégias e desafios na atenção primária à saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sandra Regina da Silva Vita
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DTH8N
Resumo: Este estudo tem como tema central a educação dos profissionais de enfermagem no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS). Foi desenvolvido com base nos referenciais teóricos da Educação Continuada, da Educação Permanente e da Educação em Serviço. O objetivo foi identificar ações, estratégias e desafios da Educação Continuada e Permanente dos profissionais Auxiliares e Técnicos de Enfermagem que atuam na Atenção Primária à Saúde. O método utilizado foi a revisão integrativa de literatura. Para a seleção da população e amostra, do presente estudo, foi feita uma busca na Biblioteca Virtual em Saúde nas fontes de dados SCIELO e LILACS. A amostra foi constituída por dez estudos, sendo nove artigos científicos e uma dissertação. Os resultados da presente revisão demonstram que a educação permanente realizada no próprio local de trabalho, envolvendo as equipes é ferramenta essencial para qualificação dos profissionais da APS. Todos os estudos da amostra, (100%),defendem desenvolvimento de estratégias e ações baseadas na metodologia participativa, realizadas por meio de programas de treinamentos, cursos de especialização, reuniões de equipes, palestras, grupo de discussão e programas de educação à distância. Conclui-se que para implementação de uma educação profissional em enfermagem eficiente e eficaz é necessário incentivo e apoio institucional, investimentos e a implantação da educação permanente em saúde como estratégia didático-pedagógica nas unidades de atenção primaria à saúde para capacitar e qualificar os profissionais, conforme preconiza o sistema único de saúde.
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