Literatura infantil: motivação na formação de leitores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Shirley Margarida de Morais
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NDGN5
Resumo: Este trabalho buscou reconhecer a importância da literatura para o trabalho com crianças pequenas, e o que a prática de leitura de textos literários contribui para o desenvolvimento dessas crianças na educação infantil. Para que isso fosse possível, investigou-se a funcionalidade da literatura no processo de ensino-aprendizagem; bem como, o seu uso pelas professoras da educação infantil. Fez-se um estudo de teorias que proporcionasse entender como ocorre o desenvolvimento infantil e o significado da literatura enquanto recurso. Foi também revista a legislação específica para a Educação Infantil, Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996, que validou esta etapa como a inicial da Educação Básica. Procurou-se também observar as crianças e o envolvimento que tem ao trabalhar com elas a literatura infantil através do projeto Literatura infantil: Motivação na formação de Leitores, desenvolvido na Escola Municipal Prefeito Aminthas de Barros, em Belo Horizonte. A metodologia utilizada priorizou uma pesquisa bibliográfica intrínseca ao assunto, além de observação em uma sala de aula. Os dados foram coletados, selecionados e discutidos a luz da teoria estudada. Este se justifica no desejo de trabalhar o tema literatura Infantil diante da realidade profissional na qual se vivencia nas escolas hoje, pois enquanto professora regente de turma de educação infantil percebe-se o grande interesse da criança em ouvir histórias e folhear livros de literatura fazendo suas próprias leituras mesmo antes de serem alfabetizadas.
id UFMG_2200ade1b62eb90310e96c7157b410eb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NDGN5
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Clenice GriffoShirley Margarida de Morais2019-08-13T17:45:33Z2019-08-13T17:45:33Z2012-07-07http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NDGN5Este trabalho buscou reconhecer a importância da literatura para o trabalho com crianças pequenas, e o que a prática de leitura de textos literários contribui para o desenvolvimento dessas crianças na educação infantil. Para que isso fosse possível, investigou-se a funcionalidade da literatura no processo de ensino-aprendizagem; bem como, o seu uso pelas professoras da educação infantil. Fez-se um estudo de teorias que proporcionasse entender como ocorre o desenvolvimento infantil e o significado da literatura enquanto recurso. Foi também revista a legislação específica para a Educação Infantil, Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996, que validou esta etapa como a inicial da Educação Básica. Procurou-se também observar as crianças e o envolvimento que tem ao trabalhar com elas a literatura infantil através do projeto Literatura infantil: Motivação na formação de Leitores, desenvolvido na Escola Municipal Prefeito Aminthas de Barros, em Belo Horizonte. A metodologia utilizada priorizou uma pesquisa bibliográfica intrínseca ao assunto, além de observação em uma sala de aula. Os dados foram coletados, selecionados e discutidos a luz da teoria estudada. Este se justifica no desejo de trabalhar o tema literatura Infantil diante da realidade profissional na qual se vivencia nas escolas hoje, pois enquanto professora regente de turma de educação infantil percebe-se o grande interesse da criança em ouvir histórias e folhear livros de literatura fazendo suas próprias leituras mesmo antes de serem alfabetizadas.This study aimed to recognize the importance of literature to work with young children, and that the practice of reading literary texts contribute to the development of these children in early childhood education. To make this possible, we investigated the function of literature in the teaching-learning, as well as its use by teachers of early childhood education. There was a study of theories that would provide is to understand how child development and significance of literature as a resource. Was also revised the rules specific to Early Childhood Education, Law 9394 of December 20, 1996, which validated this as the initial step of basic education. We also sought to observe the children and the involvement that they have to work with children's literature through the project "Children's literature: Motivation in the formation of Readers", developed at the Municipal School Aminthas Mayor de Barros, in Belo Horizonte. The methodology emphasized an issue intrinsic to literature, and observation in a classroom. The data were collected, selected and discussed in light of the theory studied. This is justified in the desire to work with the theme "Children's literature" on the professional reality in which one experiences in schools today, because as a teacher regent preschool class perceives the great interest of the child to hear stories and browse through books of literature making their own readings before they are even literate.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoLiteratura infanto-juvenilAlfabetizaçãoMotivaçãoLeitoresLiteratura InfantilLiteratura infantil: motivação na formação de leitoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_vers_o_final_pdf.pdfapplication/pdf754891https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NDGN5/1/monografia_vers_o_final_pdf.pdfa9fe3142bbd63db57d80a97ecbd1fd80MD51TEXTmonografia_vers_o_final_pdf.pdf.txtmonografia_vers_o_final_pdf.pdf.txtExtracted texttext/plain51171https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NDGN5/2/monografia_vers_o_final_pdf.pdf.txt073322f8a5ab3c6414e2ccbf7fba1751MD521843/VRNS-9NDGN52019-11-14 16:50:45.145oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NDGN5Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:50:45Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Literatura infantil: motivação na formação de leitores
title Literatura infantil: motivação na formação de leitores
spellingShingle Literatura infantil: motivação na formação de leitores
Shirley Margarida de Morais
Motivação
Leitores
Literatura Infantil
Educação
Literatura infanto-juvenil
Alfabetização
title_short Literatura infantil: motivação na formação de leitores
title_full Literatura infantil: motivação na formação de leitores
title_fullStr Literatura infantil: motivação na formação de leitores
title_full_unstemmed Literatura infantil: motivação na formação de leitores
title_sort Literatura infantil: motivação na formação de leitores
author Shirley Margarida de Morais
author_facet Shirley Margarida de Morais
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Clenice Griffo
dc.contributor.author.fl_str_mv Shirley Margarida de Morais
contributor_str_mv Clenice Griffo
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Leitores
Literatura Infantil
topic Motivação
Leitores
Literatura Infantil
Educação
Literatura infanto-juvenil
Alfabetização
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Literatura infanto-juvenil
Alfabetização
description Este trabalho buscou reconhecer a importância da literatura para o trabalho com crianças pequenas, e o que a prática de leitura de textos literários contribui para o desenvolvimento dessas crianças na educação infantil. Para que isso fosse possível, investigou-se a funcionalidade da literatura no processo de ensino-aprendizagem; bem como, o seu uso pelas professoras da educação infantil. Fez-se um estudo de teorias que proporcionasse entender como ocorre o desenvolvimento infantil e o significado da literatura enquanto recurso. Foi também revista a legislação específica para a Educação Infantil, Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996, que validou esta etapa como a inicial da Educação Básica. Procurou-se também observar as crianças e o envolvimento que tem ao trabalhar com elas a literatura infantil através do projeto Literatura infantil: Motivação na formação de Leitores, desenvolvido na Escola Municipal Prefeito Aminthas de Barros, em Belo Horizonte. A metodologia utilizada priorizou uma pesquisa bibliográfica intrínseca ao assunto, além de observação em uma sala de aula. Os dados foram coletados, selecionados e discutidos a luz da teoria estudada. Este se justifica no desejo de trabalhar o tema literatura Infantil diante da realidade profissional na qual se vivencia nas escolas hoje, pois enquanto professora regente de turma de educação infantil percebe-se o grande interesse da criança em ouvir histórias e folhear livros de literatura fazendo suas próprias leituras mesmo antes de serem alfabetizadas.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-07-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T17:45:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T17:45:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NDGN5
url http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NDGN5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NDGN5/1/monografia_vers_o_final_pdf.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NDGN5/2/monografia_vers_o_final_pdf.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a9fe3142bbd63db57d80a97ecbd1fd80
073322f8a5ab3c6414e2ccbf7fba1751
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797971084200378368