O papel do gestor no processo de decisão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WNK52 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso apresenta o papel do gestor no processo de decisão como função primordial para o desenvolvimento da gestão democrática e participativa nos âmbitos escolares, articulando a comunidade escolar na criação dos conselhos escolares; fortalecendo a participação da família na tomada de decisões e na implementação das ações em prol do ensino de qualidade. Na elaboração do Projeto Político Pedagógico de uma escola na cidade de Mirabela, em 2010, pôde-se perceber que a instituição não possui conselhos escolares e as decisões da instituição se restringem a um grupo de pessoas. Neste contexto, cabe ao gestor aprimorar os seus conhecimentos, elaborar o plano de ações coletivas que contemple as reais necessidades da instituição como a criação dos conselhos escolares e a melhoria do processo de decisões da instituição. Uma vez que o líder deve motivar a equipe, dividir responsabilidades e desenvolver as ações juntamente com a comunidade escolar. |
id |
UFMG_36d3e04db9982a56e28dcb0522fc9538 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WNK52 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Daniel Handan TriginelliHormindo Pereira de Souza JuniorLeide Laura Mendes Gusmao2019-08-14T04:16:44Z2019-08-14T04:16:44Z2011-01-28http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WNK52Este trabalho de conclusão de curso apresenta o papel do gestor no processo de decisão como função primordial para o desenvolvimento da gestão democrática e participativa nos âmbitos escolares, articulando a comunidade escolar na criação dos conselhos escolares; fortalecendo a participação da família na tomada de decisões e na implementação das ações em prol do ensino de qualidade. Na elaboração do Projeto Político Pedagógico de uma escola na cidade de Mirabela, em 2010, pôde-se perceber que a instituição não possui conselhos escolares e as decisões da instituição se restringem a um grupo de pessoas. Neste contexto, cabe ao gestor aprimorar os seus conhecimentos, elaborar o plano de ações coletivas que contemple as reais necessidades da instituição como a criação dos conselhos escolares e a melhoria do processo de decisões da instituição. Uma vez que o líder deve motivar a equipe, dividir responsabilidades e desenvolver as ações juntamente com a comunidade escolar.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEscolas Organização e administraçãoEducaçãoGestão democráticaEducação de qualidadePolíticas públicasPerfilGestor capacitadoConselhos escolaresGestão democráticaO papel do gestor no processo de decisãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_leide_laura_mendes_gusmaox.pdfapplication/pdf170831https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WNK52/1/tcc_leide_laura_mendes_gusmaox.pdf246937ebd7688c4a6fd80e0d15c1ada1MD51TEXTtcc_leide_laura_mendes_gusmaox.pdf.txttcc_leide_laura_mendes_gusmaox.pdf.txtExtracted texttext/plain55226https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WNK52/2/tcc_leide_laura_mendes_gusmaox.pdf.txtf46ff9fd17d7f884e6689bea425b59ccMD521843/BUBD-9WNK522019-11-14 15:58:50.095oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WNK52Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:58:50Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O papel do gestor no processo de decisão |
title |
O papel do gestor no processo de decisão |
spellingShingle |
O papel do gestor no processo de decisão Leide Laura Mendes Gusmao Educação de qualidade Políticas públicas Perfil Gestor capacitado Conselhos escolares Gestão democrática Escolas Organização e administração Educação Gestão democrática |
title_short |
O papel do gestor no processo de decisão |
title_full |
O papel do gestor no processo de decisão |
title_fullStr |
O papel do gestor no processo de decisão |
title_full_unstemmed |
O papel do gestor no processo de decisão |
title_sort |
O papel do gestor no processo de decisão |
author |
Leide Laura Mendes Gusmao |
author_facet |
Leide Laura Mendes Gusmao |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Daniel Handan Triginelli |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Hormindo Pereira de Souza Junior |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leide Laura Mendes Gusmao |
contributor_str_mv |
Daniel Handan Triginelli Hormindo Pereira de Souza Junior |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de qualidade Políticas públicas Perfil Gestor capacitado Conselhos escolares Gestão democrática |
topic |
Educação de qualidade Políticas públicas Perfil Gestor capacitado Conselhos escolares Gestão democrática Escolas Organização e administração Educação Gestão democrática |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Escolas Organização e administração Educação Gestão democrática |
description |
Este trabalho de conclusão de curso apresenta o papel do gestor no processo de decisão como função primordial para o desenvolvimento da gestão democrática e participativa nos âmbitos escolares, articulando a comunidade escolar na criação dos conselhos escolares; fortalecendo a participação da família na tomada de decisões e na implementação das ações em prol do ensino de qualidade. Na elaboração do Projeto Político Pedagógico de uma escola na cidade de Mirabela, em 2010, pôde-se perceber que a instituição não possui conselhos escolares e as decisões da instituição se restringem a um grupo de pessoas. Neste contexto, cabe ao gestor aprimorar os seus conhecimentos, elaborar o plano de ações coletivas que contemple as reais necessidades da instituição como a criação dos conselhos escolares e a melhoria do processo de decisões da instituição. Uma vez que o líder deve motivar a equipe, dividir responsabilidades e desenvolver as ações juntamente com a comunidade escolar. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-01-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T04:16:44Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T04:16:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WNK52 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WNK52 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WNK52/1/tcc_leide_laura_mendes_gusmaox.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WNK52/2/tcc_leide_laura_mendes_gusmaox.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
246937ebd7688c4a6fd80e0d15c1ada1 f46ff9fd17d7f884e6689bea425b59cc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797971007536889856 |