Comparação entre as versões manuais e computadorizadas dos testes Torre de Londres (ToL), Teste de STROOP (STROOP) e Teste Wisconsin de Classificação de Cartas (WCST)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Suzan Caroline Such
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ABJ48
Resumo: O presente estudo teve como objetivo comparar as aplicações manual e computadorizada do Teste de Stroop (Stroop), Torre de Londres (ToL) e Teste Wisconsin de Classificação de Cartas (WCST). Tais testes são utilizados na avaliação das funções executivas, consideradas essenciais para gerenciar o comportamento humano e, por isso, pertencem à avaliação neuropsicológica de indivíduos normais ou com alterações cognitivas ou neurocomportamentais de causas diversas. A aplicação computadorizada destes testes tem como benefícios a precisão na apresentação dos estímulos, feedback, medidas temporais (reação e duração das respostas) e registro preciso das respostas, eliminando assim possíveis erros na obtenção dos dados e pontuação. A aplicação pelo examinador permite atividades como encorajamento do sujeito, esclarecimento das regras, auxiliá-lo a focar na tarefa, além de obter dados qualitativos durante o teste que não são possíveis observar apenas com a pontuação obtida. Os dados obtidos demonstraram similaridades significativas entre as versões manual e computadorizada do WCST-64 considerando os índices número de acertos, categorias completadas e número e percentual de erros, indicando possível validade convergente entre as versões deste teste, tal como foi mencionado em estudos similares, porém com diferenças na metodologia. O mesmo não pode ser observado no teste ToL, onde comparou-se o número de movimentos e pontuação das versões. No Stroop, apenas o índice tempo II apresentou similaridade, tendo divergências em todos os demais (tempo e erro I, erro II, tempo e erro III). Observou-se, ainda, que as versões computadorizadas dos testes WCST-64 e o Stroop foram mais motivadores para a faixa etária avaliada (8 a 10 anos) e que crianças com maior conhecimento em informática, em geral, obtiveram melhor desempenho nas versões computadorizadas. Ainda, quanto mais estimuladas as crianças eram (uso de computador, internet), melhor seu desempenho no Raven. Tais dados demonstram a relevância de pesquisas envolvendo testes computadorizados para o aprimoramento na avaliação das funções executivas, auxiliando no diagnóstico e acompanhamento de diversos déficits e transtornos comportamentais e psiquiátricos. A presente pesquisa de validade convergente desses instrumentos foi um primeiro passo para a realização de estudos futuros que objetivem normatizar as versões computadorizadas na população brasileira.
id UFMG_4b96d8b7122c2727af31aa4a2b2b1cbd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ABJ48
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Arthur Melo e KummerSuzan Caroline Such2019-08-12T16:29:30Z2019-08-12T16:29:30Z2011-06-21http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ABJ48O presente estudo teve como objetivo comparar as aplicações manual e computadorizada do Teste de Stroop (Stroop), Torre de Londres (ToL) e Teste Wisconsin de Classificação de Cartas (WCST). Tais testes são utilizados na avaliação das funções executivas, consideradas essenciais para gerenciar o comportamento humano e, por isso, pertencem à avaliação neuropsicológica de indivíduos normais ou com alterações cognitivas ou neurocomportamentais de causas diversas. A aplicação computadorizada destes testes tem como benefícios a precisão na apresentação dos estímulos, feedback, medidas temporais (reação e duração das respostas) e registro preciso das respostas, eliminando assim possíveis erros na obtenção dos dados e pontuação. A aplicação pelo examinador permite atividades como encorajamento do sujeito, esclarecimento das regras, auxiliá-lo a focar na tarefa, além de obter dados qualitativos durante o teste que não são possíveis observar apenas com a pontuação obtida. Os dados obtidos demonstraram similaridades significativas entre as versões manual e computadorizada do WCST-64 considerando os índices número de acertos, categorias completadas e número e percentual de erros, indicando possível validade convergente entre as versões deste teste, tal como foi mencionado em estudos similares, porém com diferenças na metodologia. O mesmo não pode ser observado no teste ToL, onde comparou-se o número de movimentos e pontuação das versões. No Stroop, apenas o índice tempo II apresentou similaridade, tendo divergências em todos os demais (tempo e erro I, erro II, tempo e erro III). Observou-se, ainda, que as versões computadorizadas dos testes WCST-64 e o Stroop foram mais motivadores para a faixa etária avaliada (8 a 10 anos) e que crianças com maior conhecimento em informática, em geral, obtiveram melhor desempenho nas versões computadorizadas. Ainda, quanto mais estimuladas as crianças eram (uso de computador, internet), melhor seu desempenho no Raven. Tais dados demonstram a relevância de pesquisas envolvendo testes computadorizados para o aprimoramento na avaliação das funções executivas, auxiliando no diagnóstico e acompanhamento de diversos déficits e transtornos comportamentais e psiquiátricos. A presente pesquisa de validade convergente desses instrumentos foi um primeiro passo para a realização de estudos futuros que objetivem normatizar as versões computadorizadas na população brasileira.This study aimed to verify the functional analogy between manual and computer applications in the Stroop Test (Stroop), Tower of London (ToL) and Wisconsin Card Sorting Test (WCST). These tests are used in the assessment of executive functions, considered essential for managing human behavior and therefore belong to the neuropsychological evaluation of normal subjects or with cognitive or neurobehavioral alterations several causes. The implementation of computerized testing has benefits such as accuracy in the presentation of stimuli, feedback, temporal measures (reaction and duration of responses) and accurate record of the responses, thus eliminating possible errors in data collection and scoring. The application by the examiner allows activities such as encouragement of the subject, clarification of the rules, help you focus on the task, and to obtain qualitative data during the test that are not possible to observe the score only. The data showed significant similarities between manual and computerized versions of the WCST-64, considering the number of correct, categories completed and number and percentage of errors indexes, indicating a possible convergent validity between the versions of this test, as was mentioned in similar studies, but with differences in methodology. The same cannot be seen in the ToL test, which compared the number of moves and scores of versions. In the Stroop, only the time II index showed similarity, and differences in all other (time and error I, error II, time and error III). It was noted further that the computerized versions of the WCST-64 and Stroop tests were more motivating for the age group assessed (8-10 years) and that children with greater computer knowledge in general, performed better on computerized versions. Still, the more stimulated the kids were (use of computer, internet), better was their performance in Raven. These data demonstrate the relevance of research involving computerized tests to improve the assessment of executive functions, aiding in the diagnosis and monitoring of several deficits of behavioral and psychiatric disorders. This study of convergent validity of these instruments was a first step towards future studies that aim to standardize computerized versions in brazilian population.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGNeurociênciasTeste de Torre de LondresTeste de StroopTeste Wisconsin de Classificação de CartasTorre de LondresValidaçãoTestes computadorizadosTeste de StroopTeste Wisconsin de Classificação de CartasComparação entre as versões manuais e computadorizadas dos testes Torre de Londres (ToL), Teste de STROOP (STROOP) e Teste Wisconsin de Classificação de Cartas (WCST)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALcompara__o_entre_as_vers_es_manuais_e_computadorizadas_dos_testes_torre_de__londres.pdfapplication/pdf2082417https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ABJ48/1/compara__o_entre_as_vers_es_manuais_e_computadorizadas_dos_testes_torre_de__londres.pdfc73049733270cfb8209fb19819408e6dMD51TEXTcompara__o_entre_as_vers_es_manuais_e_computadorizadas_dos_testes_torre_de__londres.pdf.txtcompara__o_entre_as_vers_es_manuais_e_computadorizadas_dos_testes_torre_de__londres.pdf.txtExtracted texttext/plain238356https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ABJ48/2/compara__o_entre_as_vers_es_manuais_e_computadorizadas_dos_testes_torre_de__londres.pdf.txtfd721dc76383c895199e7aedfdbd8e45MD521843/BUBD-9ABJ482019-11-14 18:34:57.514oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ABJ48Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:34:57Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comparação entre as versões manuais e computadorizadas dos testes Torre de Londres (ToL), Teste de STROOP (STROOP) e Teste Wisconsin de Classificação de Cartas (WCST)
title Comparação entre as versões manuais e computadorizadas dos testes Torre de Londres (ToL), Teste de STROOP (STROOP) e Teste Wisconsin de Classificação de Cartas (WCST)
spellingShingle Comparação entre as versões manuais e computadorizadas dos testes Torre de Londres (ToL), Teste de STROOP (STROOP) e Teste Wisconsin de Classificação de Cartas (WCST)
Suzan Caroline Such
Torre de Londres
Validação
Testes computadorizados
Teste de Stroop
Teste Wisconsin de Classificação de Cartas
Neurociências
Teste de Torre de Londres
Teste de Stroop
Teste Wisconsin de Classificação de Cartas
title_short Comparação entre as versões manuais e computadorizadas dos testes Torre de Londres (ToL), Teste de STROOP (STROOP) e Teste Wisconsin de Classificação de Cartas (WCST)
title_full Comparação entre as versões manuais e computadorizadas dos testes Torre de Londres (ToL), Teste de STROOP (STROOP) e Teste Wisconsin de Classificação de Cartas (WCST)
title_fullStr Comparação entre as versões manuais e computadorizadas dos testes Torre de Londres (ToL), Teste de STROOP (STROOP) e Teste Wisconsin de Classificação de Cartas (WCST)
title_full_unstemmed Comparação entre as versões manuais e computadorizadas dos testes Torre de Londres (ToL), Teste de STROOP (STROOP) e Teste Wisconsin de Classificação de Cartas (WCST)
title_sort Comparação entre as versões manuais e computadorizadas dos testes Torre de Londres (ToL), Teste de STROOP (STROOP) e Teste Wisconsin de Classificação de Cartas (WCST)
author Suzan Caroline Such
author_facet Suzan Caroline Such
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Arthur Melo e Kummer
dc.contributor.author.fl_str_mv Suzan Caroline Such
contributor_str_mv Arthur Melo e Kummer
dc.subject.por.fl_str_mv Torre de Londres
Validação
Testes computadorizados
Teste de Stroop
Teste Wisconsin de Classificação de Cartas
topic Torre de Londres
Validação
Testes computadorizados
Teste de Stroop
Teste Wisconsin de Classificação de Cartas
Neurociências
Teste de Torre de Londres
Teste de Stroop
Teste Wisconsin de Classificação de Cartas
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Neurociências
Teste de Torre de Londres
Teste de Stroop
Teste Wisconsin de Classificação de Cartas
description O presente estudo teve como objetivo comparar as aplicações manual e computadorizada do Teste de Stroop (Stroop), Torre de Londres (ToL) e Teste Wisconsin de Classificação de Cartas (WCST). Tais testes são utilizados na avaliação das funções executivas, consideradas essenciais para gerenciar o comportamento humano e, por isso, pertencem à avaliação neuropsicológica de indivíduos normais ou com alterações cognitivas ou neurocomportamentais de causas diversas. A aplicação computadorizada destes testes tem como benefícios a precisão na apresentação dos estímulos, feedback, medidas temporais (reação e duração das respostas) e registro preciso das respostas, eliminando assim possíveis erros na obtenção dos dados e pontuação. A aplicação pelo examinador permite atividades como encorajamento do sujeito, esclarecimento das regras, auxiliá-lo a focar na tarefa, além de obter dados qualitativos durante o teste que não são possíveis observar apenas com a pontuação obtida. Os dados obtidos demonstraram similaridades significativas entre as versões manual e computadorizada do WCST-64 considerando os índices número de acertos, categorias completadas e número e percentual de erros, indicando possível validade convergente entre as versões deste teste, tal como foi mencionado em estudos similares, porém com diferenças na metodologia. O mesmo não pode ser observado no teste ToL, onde comparou-se o número de movimentos e pontuação das versões. No Stroop, apenas o índice tempo II apresentou similaridade, tendo divergências em todos os demais (tempo e erro I, erro II, tempo e erro III). Observou-se, ainda, que as versões computadorizadas dos testes WCST-64 e o Stroop foram mais motivadores para a faixa etária avaliada (8 a 10 anos) e que crianças com maior conhecimento em informática, em geral, obtiveram melhor desempenho nas versões computadorizadas. Ainda, quanto mais estimuladas as crianças eram (uso de computador, internet), melhor seu desempenho no Raven. Tais dados demonstram a relevância de pesquisas envolvendo testes computadorizados para o aprimoramento na avaliação das funções executivas, auxiliando no diagnóstico e acompanhamento de diversos déficits e transtornos comportamentais e psiquiátricos. A presente pesquisa de validade convergente desses instrumentos foi um primeiro passo para a realização de estudos futuros que objetivem normatizar as versões computadorizadas na população brasileira.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-06-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T16:29:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T16:29:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ABJ48
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ABJ48
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ABJ48/1/compara__o_entre_as_vers_es_manuais_e_computadorizadas_dos_testes_torre_de__londres.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ABJ48/2/compara__o_entre_as_vers_es_manuais_e_computadorizadas_dos_testes_torre_de__londres.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c73049733270cfb8209fb19819408e6d
fd721dc76383c895199e7aedfdbd8e45
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797971042455519232