A leitura literária em rodas de conversa na sala de aula da educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NDDTF |
Resumo: | Este plano de ação refere-se ao trabalho que foi desenvolvido com uma turma de quatro e cinco anos de idade, da educação infantil, tendo como objetivo investigar a importância da leitura literária nas rodas de conversa, como fator de interação, socialização e suas implicações na sala de aula, visando à interação da criança com práticas de letramento. Através da oralidade as crianças tiveram a oportunidade de recontar e inventar suas histórias. Buscamos como referência os estudos de Leite (2008), Costa (2009), Soares (2010), dentre outros. Os resultados mostram como a leitura literária, especificamente relacionada à contação de histórias, pode propiciar para as crianças, a oportunidade de um aprendizado eficaz e prazeroso. |
id |
UFMG_4cdabf57a6010fe3eebbe942f97a7009 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NDDTF |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Claudia Starling BoscoMaria Dorotea de Almeida Jesus2019-08-10T09:38:48Z2019-08-10T09:38:48Z2012-06-14http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NDDTFEste plano de ação refere-se ao trabalho que foi desenvolvido com uma turma de quatro e cinco anos de idade, da educação infantil, tendo como objetivo investigar a importância da leitura literária nas rodas de conversa, como fator de interação, socialização e suas implicações na sala de aula, visando à interação da criança com práticas de letramento. Através da oralidade as crianças tiveram a oportunidade de recontar e inventar suas histórias. Buscamos como referência os estudos de Leite (2008), Costa (2009), Soares (2010), dentre outros. Os resultados mostram como a leitura literária, especificamente relacionada à contação de histórias, pode propiciar para as crianças, a oportunidade de um aprendizado eficaz e prazeroso.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoTradição oralAlfabetizaçãoLinguagem OralLetramentoAlfabetizaçãoRodas de ConversaLiteraturaA leitura literária em rodas de conversa na sala de aula da educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonog.doroteia__11_07_2012_....pdfapplication/pdf1746551https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NDDTF/1/monog.doroteia__11_07_2012_....pdfabbc051651c3052cb5ac5cedfb97b8f7MD51TEXTmonog.doroteia__11_07_2012_....pdf.txtmonog.doroteia__11_07_2012_....pdf.txtExtracted texttext/plain64231https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NDDTF/2/monog.doroteia__11_07_2012_....pdf.txtcda13162a02c049275938bc667bc8ed8MD521843/VRNS-9NDDTF2019-11-14 03:36:04.367oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NDDTFRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:36:04Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A leitura literária em rodas de conversa na sala de aula da educação infantil |
title |
A leitura literária em rodas de conversa na sala de aula da educação infantil |
spellingShingle |
A leitura literária em rodas de conversa na sala de aula da educação infantil Maria Dorotea de Almeida Jesus Linguagem Oral Letramento Alfabetização Rodas de Conversa Literatura Educação Tradição oral Alfabetização |
title_short |
A leitura literária em rodas de conversa na sala de aula da educação infantil |
title_full |
A leitura literária em rodas de conversa na sala de aula da educação infantil |
title_fullStr |
A leitura literária em rodas de conversa na sala de aula da educação infantil |
title_full_unstemmed |
A leitura literária em rodas de conversa na sala de aula da educação infantil |
title_sort |
A leitura literária em rodas de conversa na sala de aula da educação infantil |
author |
Maria Dorotea de Almeida Jesus |
author_facet |
Maria Dorotea de Almeida Jesus |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Claudia Starling Bosco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maria Dorotea de Almeida Jesus |
contributor_str_mv |
Claudia Starling Bosco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguagem Oral Letramento Alfabetização Rodas de Conversa Literatura |
topic |
Linguagem Oral Letramento Alfabetização Rodas de Conversa Literatura Educação Tradição oral Alfabetização |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Tradição oral Alfabetização |
description |
Este plano de ação refere-se ao trabalho que foi desenvolvido com uma turma de quatro e cinco anos de idade, da educação infantil, tendo como objetivo investigar a importância da leitura literária nas rodas de conversa, como fator de interação, socialização e suas implicações na sala de aula, visando à interação da criança com práticas de letramento. Através da oralidade as crianças tiveram a oportunidade de recontar e inventar suas histórias. Buscamos como referência os estudos de Leite (2008), Costa (2009), Soares (2010), dentre outros. Os resultados mostram como a leitura literária, especificamente relacionada à contação de histórias, pode propiciar para as crianças, a oportunidade de um aprendizado eficaz e prazeroso. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-06-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-10T09:38:48Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-10T09:38:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NDDTF |
url |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NDDTF |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NDDTF/1/monog.doroteia__11_07_2012_....pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NDDTF/2/monog.doroteia__11_07_2012_....pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
abbc051651c3052cb5ac5cedfb97b8f7 cda13162a02c049275938bc667bc8ed8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797971156905492480 |