A leitura literária em rodas de conversa na sala de aula da educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Dorotea de Almeida Jesus
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NDDTF
Resumo: Este plano de ação refere-se ao trabalho que foi desenvolvido com uma turma de quatro e cinco anos de idade, da educação infantil, tendo como objetivo investigar a importância da leitura literária nas rodas de conversa, como fator de interação, socialização e suas implicações na sala de aula, visando à interação da criança com práticas de letramento. Através da oralidade as crianças tiveram a oportunidade de recontar e inventar suas histórias. Buscamos como referência os estudos de Leite (2008), Costa (2009), Soares (2010), dentre outros. Os resultados mostram como a leitura literária, especificamente relacionada à contação de histórias, pode propiciar para as crianças, a oportunidade de um aprendizado eficaz e prazeroso.
id UFMG_4cdabf57a6010fe3eebbe942f97a7009
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NDDTF
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Claudia Starling BoscoMaria Dorotea de Almeida Jesus2019-08-10T09:38:48Z2019-08-10T09:38:48Z2012-06-14http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NDDTFEste plano de ação refere-se ao trabalho que foi desenvolvido com uma turma de quatro e cinco anos de idade, da educação infantil, tendo como objetivo investigar a importância da leitura literária nas rodas de conversa, como fator de interação, socialização e suas implicações na sala de aula, visando à interação da criança com práticas de letramento. Através da oralidade as crianças tiveram a oportunidade de recontar e inventar suas histórias. Buscamos como referência os estudos de Leite (2008), Costa (2009), Soares (2010), dentre outros. Os resultados mostram como a leitura literária, especificamente relacionada à contação de histórias, pode propiciar para as crianças, a oportunidade de um aprendizado eficaz e prazeroso.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoTradição oralAlfabetizaçãoLinguagem OralLetramentoAlfabetizaçãoRodas de ConversaLiteraturaA leitura literária em rodas de conversa na sala de aula da educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonog.doroteia__11_07_2012_....pdfapplication/pdf1746551https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NDDTF/1/monog.doroteia__11_07_2012_....pdfabbc051651c3052cb5ac5cedfb97b8f7MD51TEXTmonog.doroteia__11_07_2012_....pdf.txtmonog.doroteia__11_07_2012_....pdf.txtExtracted texttext/plain64231https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NDDTF/2/monog.doroteia__11_07_2012_....pdf.txtcda13162a02c049275938bc667bc8ed8MD521843/VRNS-9NDDTF2019-11-14 03:36:04.367oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NDDTFRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:36:04Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A leitura literária em rodas de conversa na sala de aula da educação infantil
title A leitura literária em rodas de conversa na sala de aula da educação infantil
spellingShingle A leitura literária em rodas de conversa na sala de aula da educação infantil
Maria Dorotea de Almeida Jesus
Linguagem Oral
Letramento
Alfabetização
Rodas de Conversa
Literatura
Educação
Tradição oral
Alfabetização
title_short A leitura literária em rodas de conversa na sala de aula da educação infantil
title_full A leitura literária em rodas de conversa na sala de aula da educação infantil
title_fullStr A leitura literária em rodas de conversa na sala de aula da educação infantil
title_full_unstemmed A leitura literária em rodas de conversa na sala de aula da educação infantil
title_sort A leitura literária em rodas de conversa na sala de aula da educação infantil
author Maria Dorotea de Almeida Jesus
author_facet Maria Dorotea de Almeida Jesus
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Claudia Starling Bosco
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Dorotea de Almeida Jesus
contributor_str_mv Claudia Starling Bosco
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem Oral
Letramento
Alfabetização
Rodas de Conversa
Literatura
topic Linguagem Oral
Letramento
Alfabetização
Rodas de Conversa
Literatura
Educação
Tradição oral
Alfabetização
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Tradição oral
Alfabetização
description Este plano de ação refere-se ao trabalho que foi desenvolvido com uma turma de quatro e cinco anos de idade, da educação infantil, tendo como objetivo investigar a importância da leitura literária nas rodas de conversa, como fator de interação, socialização e suas implicações na sala de aula, visando à interação da criança com práticas de letramento. Através da oralidade as crianças tiveram a oportunidade de recontar e inventar suas histórias. Buscamos como referência os estudos de Leite (2008), Costa (2009), Soares (2010), dentre outros. Os resultados mostram como a leitura literária, especificamente relacionada à contação de histórias, pode propiciar para as crianças, a oportunidade de um aprendizado eficaz e prazeroso.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-06-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T09:38:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T09:38:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NDDTF
url http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NDDTF
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NDDTF/1/monog.doroteia__11_07_2012_....pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NDDTF/2/monog.doroteia__11_07_2012_....pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv abbc051651c3052cb5ac5cedfb97b8f7
cda13162a02c049275938bc667bc8ed8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793890561190526976