A relação pedagógica e a avaliação no espelho do portfólio: memórias docentes e discentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcia Ambrosio Rodrigues Rezende
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87YPQC
Resumo: Esta tese tem como objeto de estudo a relação pedagógica e as oportunidades formativas gestadas a partir da construção de portfólios de aprendizagens: memórias da docente e dos discentes. Teve sua gênese na discussão realizada no mestrado e em uma experiência profissional acadêmica como professora substituta no Curso de Didática de Licenciatura na FaE/UFMG, nos anos de 2002, 2003 e 2004. As perguntas centrais da pesquisa são: 1. Quais conhecimentos e significados os docentes e discentes constroem em sala de aula quando vivenciam a construção de portfólios de aprendizagens num contexto de relação pedagógica dialógica e participativa? 2. Quais sentidos novos, saberes e valores são apreendidos nesta relação? 3. Quais oportunidades formativas são incorporados na formação do professor que vivencia esta experiência? Uma abordagem qualitativa de investigação analítico-descritiva foi realizada a partir de um processo de coleta de dados por meio da (re-) escrita da experiência docente, grupos focais e análises das fotografias (reconstituição dos álbuns de fotos das turmas) e dos portfólios de aprendizagens. Aprofundou-se nas tramas dessa experiência no intuito de desvendar os resultados que revelaram três descobertas: 1. os projetos de trabalho representam uma estratégia pedagógica significativa de construção de conhecimento; 2. o portfólio é uma prática formativa de avaliação; 3. a fotografia se revela como uma possibilidade de criação e produção discente. Como resultados destacam-se: primeiro, a relação pedagógica com o permanente diálogo entre docente e estudante, estudante/estudante com ênfase no processo de aprender; segundo, realizam-se processos múltiplos de recriação e ressignificação de práticas pedagógicas gestando oportunidades formativas e demonstra a apropriação das múltiplas linguagens; terceiro, as práticas de leitura, escrita e pesquisa durante o processo envolvem estratégias de revisão e reflexão sobre as atividades exercitando ciclicamente a autoavaliação e a autorregulação de maneira significativa. Destacam-se ainda alguns entraves que precisam ser vencidos: a mudança da concepção de avaliação como a quantificação que permeia o pensamento dos estudantes e professores e a inserção de outras disciplinas que possam compartilhar dessa prática para a assunção de um novo lugar para a avaliação no contexto acadêmico.
id UFMG_6a925b439ab0a9d735a8665a23d9b5d7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-87YPQC
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Francisca Izabel Pereira MacielVera Maria Masagão RibeiroHercules CorrêatoledoMaria Zelia Versiani MachadoLucia Helena Alvarez LeiteMarcia Ambrosio Rodrigues Rezende2019-08-09T19:43:18Z2019-08-09T19:43:18Z2010-05-06http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87YPQCEsta tese tem como objeto de estudo a relação pedagógica e as oportunidades formativas gestadas a partir da construção de portfólios de aprendizagens: memórias da docente e dos discentes. Teve sua gênese na discussão realizada no mestrado e em uma experiência profissional acadêmica como professora substituta no Curso de Didática de Licenciatura na FaE/UFMG, nos anos de 2002, 2003 e 2004. As perguntas centrais da pesquisa são: 1. Quais conhecimentos e significados os docentes e discentes constroem em sala de aula quando vivenciam a construção de portfólios de aprendizagens num contexto de relação pedagógica dialógica e participativa? 2. Quais sentidos novos, saberes e valores são apreendidos nesta relação? 3. Quais oportunidades formativas são incorporados na formação do professor que vivencia esta experiência? Uma abordagem qualitativa de investigação analítico-descritiva foi realizada a partir de um processo de coleta de dados por meio da (re-) escrita da experiência docente, grupos focais e análises das fotografias (reconstituição dos álbuns de fotos das turmas) e dos portfólios de aprendizagens. Aprofundou-se nas tramas dessa experiência no intuito de desvendar os resultados que revelaram três descobertas: 1. os projetos de trabalho representam uma estratégia pedagógica significativa de construção de conhecimento; 2. o portfólio é uma prática formativa de avaliação; 3. a fotografia se revela como uma possibilidade de criação e produção discente. Como resultados destacam-se: primeiro, a relação pedagógica com o permanente diálogo entre docente e estudante, estudante/estudante com ênfase no processo de aprender; segundo, realizam-se processos múltiplos de recriação e ressignificação de práticas pedagógicas gestando oportunidades formativas e demonstra a apropriação das múltiplas linguagens; terceiro, as práticas de leitura, escrita e pesquisa durante o processo envolvem estratégias de revisão e reflexão sobre as atividades exercitando ciclicamente a autoavaliação e a autorregulação de maneira significativa. Destacam-se ainda alguns entraves que precisam ser vencidos: a mudança da concepção de avaliação como a quantificação que permeia o pensamento dos estudantes e professores e a inserção de outras disciplinas que possam compartilhar dessa prática para a assunção de um novo lugar para a avaliação no contexto acadêmico.The present work has as study object the pedagogical relationship and the formative opportunities created by the construction of learning portfolios: teachers and students memories. It has its genesis on the discussions during the master and an academic professional experience as a substitute teacher in the Didactical Course for Teaching Licensing at FaE/UFMG, in the years 2002, 2003 and 2004. The central questions are: first, which knowledge and meanings teachers and students construe in class when they experience the construction of learning portfolios in a context of a dialogical and participative pedagogical relationship? Second, what new meanings, knowledge and values are grasped from that relationship? third, which formative opportunities are aggregated to the formation of the teacher who lives that experience? A qualitative investigative-analytical-descriptive approach was carried out from a data collecting process using the re-written of the teacher experience, focal groups and analysis of photographs (reconstitution of the book of photos from the classes) and of the learning portfolios. We have studied deep the experience to find out the results that led to three discoveries: first, work projects represent a significant pedagogical strategy of knowledge construction; second, portfolio is a formative practice of evaluation; third, photograph show to be a possibility of student creation and production. As results of the present work, we highlight: the pedagogical relationship with the permanent dialog between teachers and students; multiple processes of re-creation and re-signification of pedagogical practices producing formative opportunities and revealing appropriating of multiple languages; reading, writing and research practices during the process involve strategies of revision and reflection of the activities, exercising cycling the self-evaluation and self-regulation in a significant way. It also highlights some obstacles that must be overcome: changing the conception of evaluation as a quantification that permeate the thoughts of students and teachers and the insertion of new disciplines that can share that practice in order to put the evaluation in a new place in the academic context.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoProfessores FormaçãoPratica de ensinoPráticaAvaliaçãoMemória docente/discentepedagógicaRelação pedagógicaportfólioA relação pedagógica e a avaliação no espelho do portfólio: memórias docentes e discentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_completa1.pdfapplication/pdf24597639https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-87YPQC/1/tese_completa1.pdf7e6e6113649af81ca9fe2462851a72afMD51TEXTtese_completa1.pdf.txttese_completa1.pdf.txtExtracted texttext/plain615509https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-87YPQC/2/tese_completa1.pdf.txt0d0d2ca75769bc94aaa849c5a5078726MD521843/FAEC-87YPQC2019-11-14 07:32:28.083oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-87YPQCRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:32:28Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A relação pedagógica e a avaliação no espelho do portfólio: memórias docentes e discentes
title A relação pedagógica e a avaliação no espelho do portfólio: memórias docentes e discentes
spellingShingle A relação pedagógica e a avaliação no espelho do portfólio: memórias docentes e discentes
Marcia Ambrosio Rodrigues Rezende
Prática
Avaliação
Memória docente/discente
pedagógica
Relação pedagógica
portfólio
Educação
Professores Formação
Pratica de ensino
title_short A relação pedagógica e a avaliação no espelho do portfólio: memórias docentes e discentes
title_full A relação pedagógica e a avaliação no espelho do portfólio: memórias docentes e discentes
title_fullStr A relação pedagógica e a avaliação no espelho do portfólio: memórias docentes e discentes
title_full_unstemmed A relação pedagógica e a avaliação no espelho do portfólio: memórias docentes e discentes
title_sort A relação pedagógica e a avaliação no espelho do portfólio: memórias docentes e discentes
author Marcia Ambrosio Rodrigues Rezende
author_facet Marcia Ambrosio Rodrigues Rezende
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Francisca Izabel Pereira Maciel
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Vera Maria Masagão Ribeiro
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Hercules Corrêatoledo
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Maria Zelia Versiani Machado
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Lucia Helena Alvarez Leite
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcia Ambrosio Rodrigues Rezende
contributor_str_mv Francisca Izabel Pereira Maciel
Vera Maria Masagão Ribeiro
Hercules Corrêatoledo
Maria Zelia Versiani Machado
Lucia Helena Alvarez Leite
dc.subject.por.fl_str_mv Prática
Avaliação
Memória docente/discente
pedagógica
Relação pedagógica
portfólio
topic Prática
Avaliação
Memória docente/discente
pedagógica
Relação pedagógica
portfólio
Educação
Professores Formação
Pratica de ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Professores Formação
Pratica de ensino
description Esta tese tem como objeto de estudo a relação pedagógica e as oportunidades formativas gestadas a partir da construção de portfólios de aprendizagens: memórias da docente e dos discentes. Teve sua gênese na discussão realizada no mestrado e em uma experiência profissional acadêmica como professora substituta no Curso de Didática de Licenciatura na FaE/UFMG, nos anos de 2002, 2003 e 2004. As perguntas centrais da pesquisa são: 1. Quais conhecimentos e significados os docentes e discentes constroem em sala de aula quando vivenciam a construção de portfólios de aprendizagens num contexto de relação pedagógica dialógica e participativa? 2. Quais sentidos novos, saberes e valores são apreendidos nesta relação? 3. Quais oportunidades formativas são incorporados na formação do professor que vivencia esta experiência? Uma abordagem qualitativa de investigação analítico-descritiva foi realizada a partir de um processo de coleta de dados por meio da (re-) escrita da experiência docente, grupos focais e análises das fotografias (reconstituição dos álbuns de fotos das turmas) e dos portfólios de aprendizagens. Aprofundou-se nas tramas dessa experiência no intuito de desvendar os resultados que revelaram três descobertas: 1. os projetos de trabalho representam uma estratégia pedagógica significativa de construção de conhecimento; 2. o portfólio é uma prática formativa de avaliação; 3. a fotografia se revela como uma possibilidade de criação e produção discente. Como resultados destacam-se: primeiro, a relação pedagógica com o permanente diálogo entre docente e estudante, estudante/estudante com ênfase no processo de aprender; segundo, realizam-se processos múltiplos de recriação e ressignificação de práticas pedagógicas gestando oportunidades formativas e demonstra a apropriação das múltiplas linguagens; terceiro, as práticas de leitura, escrita e pesquisa durante o processo envolvem estratégias de revisão e reflexão sobre as atividades exercitando ciclicamente a autoavaliação e a autorregulação de maneira significativa. Destacam-se ainda alguns entraves que precisam ser vencidos: a mudança da concepção de avaliação como a quantificação que permeia o pensamento dos estudantes e professores e a inserção de outras disciplinas que possam compartilhar dessa prática para a assunção de um novo lugar para a avaliação no contexto acadêmico.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-05-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T19:43:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T19:43:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87YPQC
url http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87YPQC
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-87YPQC/1/tese_completa1.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-87YPQC/2/tese_completa1.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7e6e6113649af81ca9fe2462851a72af
0d0d2ca75769bc94aaa849c5a5078726
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676694317170688