A comunicação entre gestores e equipes das Unidades de Pronto Atendimento 24h de Betim/MG
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2020 |
Format: | Master thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório Institucional da UFMG |
Download full: | http://hdl.handle.net/1843/33361 https://orcid.org/0000-0003-1907-6286 |
Summary: | A Organização Mundial da Saúde estabeleceu a melhoria da comunicação efetiva entre os profissionais de saúde como uma das Metas Internacionais de Segurança do Paciente. Nesse contexto, torna-se fundamental a comunicação verbal qualificada entre todos os envolvidos nos processos de trabalho das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h), uma vez que essas representam grande parte dos serviços de urgência e emergência distribuídos em todo o território nacional. Desse modo, este trabalho tem como objetivo geral descrever como a comunicação verbal ocorre entre os gestores e os membros das equipes das UPAs 24h, no Município de Betim/MG. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa. O estudo de caso foi utilizado como método, tendo como unidade de análise as três UPAs 24h do município em questão e como participantes da pesquisa, contou-se com nove profissionais que ocupavam função de gestão nessas unidades. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. O conteúdo das entrevistas foi analisado pela técnica de Análise de Conteúdo proposta por Minayo (2006). Esta pesquisa foi aprovada pelos Comitês de Ética em Pesquisa envolvidos. A partir da descrição e análise dos dados destacam-se os seguintes resultados: a) a maioria dos profissionais apresenta tempo de atuação na função de gestão em UPA 24h menor que três anos; b) dentre as formas de comunicação entre os gestores e equipe destaca-se o uso de aplicativo multiplataforma de mensagens para smartphones; c) frente às principais ações gerenciais para o desenvolvimento da comunicação com a equipe destacou-se a interação multiprofissional; d) no que tange os fatores facilitadores foi enfatizado a disponibilidade do gestor e para os dificultadores a falta de continuidade para a gestão; e e) a comunicação como instrumento de melhoria para a gestão na UPA 24h. Foram apresentados estratégias e métodos para o aprimoramento da comunicação e a aplicação futura do Ciclo PDCA para a construção do planejamento relacionado à comunicação efetiva nas UPAs 24h, utilizando, ainda, a ferramenta 5W2H. Como produto de contribuição imediata aos gestores, construiu-se um roteiro norteador com as consideradas tecnologias gerenciais para a comunicação nas UPAs 24h. Emergiu o significativo desafio da real disponibilidade dos gestores para a comunicação interpessoal sistematizada, instrumentalizada pela oralidade face a face, o que exige a reorganização administrativa e assistencial, para que os gestores tenham uma estrutura de apoio resolutiva. Os resultados desta pesquisa contribuem para o aprimoramento das competências dos gestores, possibilitam melhorias na comunicação em um tipo de serviço de saúde que funciona ininterruptamente, com demanda constante por atendimentos de urgência e emergência, superlotação e exigência da continuidade dos serviços. Este trabalho resultou nos seguintes produtos: Artigo Nota Prévia; coorientação do Trabalho de Conclusão de Curso de graduação; e roteiro norteador para gestores, com as consideradas tecnologias gerenciais para a comunicação nas UPAs 24h. |
id |
UFMG_7d7e26232435c0bc8498eb8d1262110a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/33361 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Karla Rona da Silvahttp://lattes.cnpq.br/2694344145688264Fátima Ferreira Roquetehttp://lattes.cnpq.br/9936294331354584Wesley Vieira Andrade2020-05-07T14:12:42Z2020-05-07T14:12:42Z2020-02-07http://hdl.handle.net/1843/33361https://orcid.org/0000-0003-1907-6286A Organização Mundial da Saúde estabeleceu a melhoria da comunicação efetiva entre os profissionais de saúde como uma das Metas Internacionais de Segurança do Paciente. Nesse contexto, torna-se fundamental a comunicação verbal qualificada entre todos os envolvidos nos processos de trabalho das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h), uma vez que essas representam grande parte dos serviços de urgência e emergência distribuídos em todo o território nacional. Desse modo, este trabalho tem como objetivo geral descrever como a comunicação verbal ocorre entre os gestores e os membros das equipes das UPAs 24h, no Município de Betim/MG. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa. O estudo de caso foi utilizado como método, tendo como unidade de análise as três UPAs 24h do município em questão e como participantes da pesquisa, contou-se com nove profissionais que ocupavam função de gestão nessas unidades. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. O conteúdo das entrevistas foi analisado pela técnica de Análise de Conteúdo proposta por Minayo (2006). Esta pesquisa foi aprovada pelos Comitês de Ética em Pesquisa envolvidos. A partir da descrição e análise dos dados destacam-se os seguintes resultados: a) a maioria dos profissionais apresenta tempo de atuação na função de gestão em UPA 24h menor que três anos; b) dentre as formas de comunicação entre os gestores e equipe destaca-se o uso de aplicativo multiplataforma de mensagens para smartphones; c) frente às principais ações gerenciais para o desenvolvimento da comunicação com a equipe destacou-se a interação multiprofissional; d) no que tange os fatores facilitadores foi enfatizado a disponibilidade do gestor e para os dificultadores a falta de continuidade para a gestão; e e) a comunicação como instrumento de melhoria para a gestão na UPA 24h. Foram apresentados estratégias e métodos para o aprimoramento da comunicação e a aplicação futura do Ciclo PDCA para a construção do planejamento relacionado à comunicação efetiva nas UPAs 24h, utilizando, ainda, a ferramenta 5W2H. Como produto de contribuição imediata aos gestores, construiu-se um roteiro norteador com as consideradas tecnologias gerenciais para a comunicação nas UPAs 24h. Emergiu o significativo desafio da real disponibilidade dos gestores para a comunicação interpessoal sistematizada, instrumentalizada pela oralidade face a face, o que exige a reorganização administrativa e assistencial, para que os gestores tenham uma estrutura de apoio resolutiva. Os resultados desta pesquisa contribuem para o aprimoramento das competências dos gestores, possibilitam melhorias na comunicação em um tipo de serviço de saúde que funciona ininterruptamente, com demanda constante por atendimentos de urgência e emergência, superlotação e exigência da continuidade dos serviços. Este trabalho resultou nos seguintes produtos: Artigo Nota Prévia; coorientação do Trabalho de Conclusão de Curso de graduação; e roteiro norteador para gestores, com as consideradas tecnologias gerenciais para a comunicação nas UPAs 24h.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em EnfermagemUFMGBrasilENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEMhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessComunicaçãoGestão em SaúdeServiços Médicos de EmergênciaRelações InterprofissionaisComunicaçãoGestão em SaúdeServiços Médicos de EmergênciaA comunicação entre gestores e equipes das Unidades de Pronto Atendimento 24h de Betim/MGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDissertação Wesley Vieira Andrade.pdfDissertação Wesley Vieira Andrade.pdfapplication/pdf5134054https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33361/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Wesley%20Vieira%20Andrade.pdfed15f83d7ba8a0036bd77de08c42ae55MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33361/2/license_rdf00e5e6a57d5512d202d12cb48704dfd6MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33361/3/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD531843/333612020-05-07 11:12:42.709oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-05-07T14:12:42Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A comunicação entre gestores e equipes das Unidades de Pronto Atendimento 24h de Betim/MG |
title |
A comunicação entre gestores e equipes das Unidades de Pronto Atendimento 24h de Betim/MG |
spellingShingle |
A comunicação entre gestores e equipes das Unidades de Pronto Atendimento 24h de Betim/MG Wesley Vieira Andrade Comunicação Gestão em Saúde Serviços Médicos de Emergência Comunicação Gestão em Saúde Serviços Médicos de Emergência Relações Interprofissionais |
title_short |
A comunicação entre gestores e equipes das Unidades de Pronto Atendimento 24h de Betim/MG |
title_full |
A comunicação entre gestores e equipes das Unidades de Pronto Atendimento 24h de Betim/MG |
title_fullStr |
A comunicação entre gestores e equipes das Unidades de Pronto Atendimento 24h de Betim/MG |
title_full_unstemmed |
A comunicação entre gestores e equipes das Unidades de Pronto Atendimento 24h de Betim/MG |
title_sort |
A comunicação entre gestores e equipes das Unidades de Pronto Atendimento 24h de Betim/MG |
author |
Wesley Vieira Andrade |
author_facet |
Wesley Vieira Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Karla Rona da Silva |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2694344145688264 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Fátima Ferreira Roquete |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9936294331354584 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wesley Vieira Andrade |
contributor_str_mv |
Karla Rona da Silva Fátima Ferreira Roquete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Gestão em Saúde Serviços Médicos de Emergência |
topic |
Comunicação Gestão em Saúde Serviços Médicos de Emergência Comunicação Gestão em Saúde Serviços Médicos de Emergência Relações Interprofissionais |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Comunicação Gestão em Saúde Serviços Médicos de Emergência Relações Interprofissionais |
description |
A Organização Mundial da Saúde estabeleceu a melhoria da comunicação efetiva entre os profissionais de saúde como uma das Metas Internacionais de Segurança do Paciente. Nesse contexto, torna-se fundamental a comunicação verbal qualificada entre todos os envolvidos nos processos de trabalho das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h), uma vez que essas representam grande parte dos serviços de urgência e emergência distribuídos em todo o território nacional. Desse modo, este trabalho tem como objetivo geral descrever como a comunicação verbal ocorre entre os gestores e os membros das equipes das UPAs 24h, no Município de Betim/MG. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa. O estudo de caso foi utilizado como método, tendo como unidade de análise as três UPAs 24h do município em questão e como participantes da pesquisa, contou-se com nove profissionais que ocupavam função de gestão nessas unidades. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. O conteúdo das entrevistas foi analisado pela técnica de Análise de Conteúdo proposta por Minayo (2006). Esta pesquisa foi aprovada pelos Comitês de Ética em Pesquisa envolvidos. A partir da descrição e análise dos dados destacam-se os seguintes resultados: a) a maioria dos profissionais apresenta tempo de atuação na função de gestão em UPA 24h menor que três anos; b) dentre as formas de comunicação entre os gestores e equipe destaca-se o uso de aplicativo multiplataforma de mensagens para smartphones; c) frente às principais ações gerenciais para o desenvolvimento da comunicação com a equipe destacou-se a interação multiprofissional; d) no que tange os fatores facilitadores foi enfatizado a disponibilidade do gestor e para os dificultadores a falta de continuidade para a gestão; e e) a comunicação como instrumento de melhoria para a gestão na UPA 24h. Foram apresentados estratégias e métodos para o aprimoramento da comunicação e a aplicação futura do Ciclo PDCA para a construção do planejamento relacionado à comunicação efetiva nas UPAs 24h, utilizando, ainda, a ferramenta 5W2H. Como produto de contribuição imediata aos gestores, construiu-se um roteiro norteador com as consideradas tecnologias gerenciais para a comunicação nas UPAs 24h. Emergiu o significativo desafio da real disponibilidade dos gestores para a comunicação interpessoal sistematizada, instrumentalizada pela oralidade face a face, o que exige a reorganização administrativa e assistencial, para que os gestores tenham uma estrutura de apoio resolutiva. Os resultados desta pesquisa contribuem para o aprimoramento das competências dos gestores, possibilitam melhorias na comunicação em um tipo de serviço de saúde que funciona ininterruptamente, com demanda constante por atendimentos de urgência e emergência, superlotação e exigência da continuidade dos serviços. Este trabalho resultou nos seguintes produtos: Artigo Nota Prévia; coorientação do Trabalho de Conclusão de Curso de graduação; e roteiro norteador para gestores, com as consideradas tecnologias gerenciais para a comunicação nas UPAs 24h. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-05-07T14:12:42Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-05-07T14:12:42Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-02-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/33361 |
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-1907-6286 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/33361 https://orcid.org/0000-0003-1907-6286 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33361/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Wesley%20Vieira%20Andrade.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33361/2/license_rdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33361/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ed15f83d7ba8a0036bd77de08c42ae55 00e5e6a57d5512d202d12cb48704dfd6 34badce4be7e31e3adb4575ae96af679 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797971206954024960 |