Comunicação entre gestores e equipes das unidades de pronto atendimento 24h de um município do estado de Minas Gerais

Bibliographic Details
Main Author: Karla Rona da Silva
Publication Date: 2021
Other Authors: Wesley Vieira Andrade, Fátima Ferreira Roquete, Edna Andréa Pereira de Carvalho, Cristiano Inácio Martins, Adriane Vieira, Bruno César Ferreira Peixoto, Débora Luciana Aparecida Silva
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFMG
Download full: https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-255
http://hdl.handle.net/1843/53663
https://orcid.org/0000-0003-0495-789X
https://orcid.org/0000-0003-1907-6286
https://orcid.org/0000-0003-0515-380X
https://orcid.org/0000-0002-9423-8663
https://orcid.org/0000-0001-7082-1179
https://orcid.org/0000-0001-7552-5491
Summary: Objetivo: Descrever as formas de comunicação entre os gestores e os membros das equipes das Unidades de Pronto Atendimento de um município do Estado de Minas Gerais, na visão deles próprios. Método: Estudo de abordagem qualitativa, descritiva e uso de estudo de caso único. A coleta de dados foi feita por meio de entrevista semiestruturada, realizada entre os meses de agosto a outubro de 2019, utilizando um roteiro previamente validado. Os participantes totalizaram 09 gestores de UPAs 24h. Para a análise dos dados foi adotada a técnica de análise de conteúdo, proposta por Minayo (2006). Fundamentação Teórica: O referencial foi subsidiado por contextualizações no campo das “teorias da comunicação” e “processo comunicativo em saúde”. Resultados: As formas de comunicação utilizadas pelos gestores participantes foram: comunicação presencial; comunicação via aplicativo multiplataforma de mensagens para smartphones; comunicação verbal escrita e reunião de equipe. Considerações finais: Os gestores entendem a comunicação como um instrumento vital para a gestão. Foi possível sugerir outras formas de comunicação como “dedo de prosa” e “se vira nos 15”, Projeto Sol e Lua, e Daily Huddle.
id UFMG_f9ef2fb417fa0af1473d560b05ad96ad
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/53663
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2023-05-19T19:50:39Z2023-05-19T19:50:39Z2021-07-10776991869938https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-2552525-8761http://hdl.handle.net/1843/53663https://orcid.org/0000-0003-0495-789Xhttps://orcid.org/0000-0003-1907-6286https://orcid.org/0000-0003-0515-380Xhttps://orcid.org/0000-0002-9423-8663https://orcid.org/0000-0001-7082-1179https://orcid.org/0000-0001-7552-5491Objetivo: Descrever as formas de comunicação entre os gestores e os membros das equipes das Unidades de Pronto Atendimento de um município do Estado de Minas Gerais, na visão deles próprios. Método: Estudo de abordagem qualitativa, descritiva e uso de estudo de caso único. A coleta de dados foi feita por meio de entrevista semiestruturada, realizada entre os meses de agosto a outubro de 2019, utilizando um roteiro previamente validado. Os participantes totalizaram 09 gestores de UPAs 24h. Para a análise dos dados foi adotada a técnica de análise de conteúdo, proposta por Minayo (2006). Fundamentação Teórica: O referencial foi subsidiado por contextualizações no campo das “teorias da comunicação” e “processo comunicativo em saúde”. Resultados: As formas de comunicação utilizadas pelos gestores participantes foram: comunicação presencial; comunicação via aplicativo multiplataforma de mensagens para smartphones; comunicação verbal escrita e reunião de equipe. Considerações finais: Os gestores entendem a comunicação como um instrumento vital para a gestão. Foi possível sugerir outras formas de comunicação como “dedo de prosa” e “se vira nos 15”, Projeto Sol e Lua, e Daily Huddle.Objective: To describe the forms of communication between managers and team members at the Emergency Care Units of a municipality in the State of Minas Gerais, in their own view. Method: Study with a qualitative, descriptive approach and use of a single case study. Data collection was carried out through semi-structured interviews, carried out between the months of August and October 2019, using a previously validated script. Participants totaled 09 UPA managers 24h. For data analysis, the content analysis technique proposed by Minayo (2006) was adopted. Theoretical Foundation: The reference was supported by contextualizations in the field of “communication theories” and “communicative process in health”. Results: The forms of communication used by the participating managers were: face-to-face communication; communication via cross-platform messaging application for smartphones; written verbal communication and team meeting. Final considerations: Managers understand communication as a vital tool for management. It was possible to suggest otherforms of communication such as “prose finger” and “turn around at 15”, Projeto Sol e Lua, and Daily Huddle.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEMHCL - HOSPITAL DAS CLINICASBrazilian Journal of DevelopmentServiços médicos de emergênciaGestão em saúdeComunicaçãoCentros de saúdeMinas GeraisComunicaçãoGestão em saúdeServiços médicos e emergênciaComunicação entre gestores e equipes das unidades de pronto atendimento 24h de um município do estado de Minas GeraisCommunication between managers and teams of the 24h assistance units of a municipality in the state of Minas Geraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32740Karla Rona da SilvaWesley Vieira AndradeFátima Ferreira RoqueteEdna Andréa Pereira de CarvalhoCristiano Inácio MartinsAdriane VieiraBruno César Ferreira PeixotoDébora Luciana Aparecida Silvaapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/53663/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALComunicação entre gestores e equipes das unidades de pronto atendimento 24h de um município do Estado de Minas Gerais.pdfComunicação entre gestores e equipes das unidades de pronto atendimento 24h de um município do Estado de Minas Gerais.pdfapplication/pdf367729https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/53663/2/Comunica%c3%a7%c3%a3o%20entre%20gestores%20e%20equipes%20das%20unidades%20de%20pronto%20atendimento%2024h%20de%20um%20munic%c3%adpio%20do%20Estado%20de%20Minas%20Gerais.pdf0b00867c4a5ea02912efb8a10ef7d37cMD521843/536632023-05-19 16:50:39.316oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-05-19T19:50:39Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comunicação entre gestores e equipes das unidades de pronto atendimento 24h de um município do estado de Minas Gerais
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Communication between managers and teams of the 24h assistance units of a municipality in the state of Minas Gerais
title Comunicação entre gestores e equipes das unidades de pronto atendimento 24h de um município do estado de Minas Gerais
spellingShingle Comunicação entre gestores e equipes das unidades de pronto atendimento 24h de um município do estado de Minas Gerais
Karla Rona da Silva
Comunicação
Gestão em saúde
Serviços médicos e emergência
Serviços médicos de emergência
Gestão em saúde
Comunicação
Centros de saúde
Minas Gerais
title_short Comunicação entre gestores e equipes das unidades de pronto atendimento 24h de um município do estado de Minas Gerais
title_full Comunicação entre gestores e equipes das unidades de pronto atendimento 24h de um município do estado de Minas Gerais
title_fullStr Comunicação entre gestores e equipes das unidades de pronto atendimento 24h de um município do estado de Minas Gerais
title_full_unstemmed Comunicação entre gestores e equipes das unidades de pronto atendimento 24h de um município do estado de Minas Gerais
title_sort Comunicação entre gestores e equipes das unidades de pronto atendimento 24h de um município do estado de Minas Gerais
author Karla Rona da Silva
author_facet Karla Rona da Silva
Wesley Vieira Andrade
Fátima Ferreira Roquete
Edna Andréa Pereira de Carvalho
Cristiano Inácio Martins
Adriane Vieira
Bruno César Ferreira Peixoto
Débora Luciana Aparecida Silva
author_role author
author2 Wesley Vieira Andrade
Fátima Ferreira Roquete
Edna Andréa Pereira de Carvalho
Cristiano Inácio Martins
Adriane Vieira
Bruno César Ferreira Peixoto
Débora Luciana Aparecida Silva
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Karla Rona da Silva
Wesley Vieira Andrade
Fátima Ferreira Roquete
Edna Andréa Pereira de Carvalho
Cristiano Inácio Martins
Adriane Vieira
Bruno César Ferreira Peixoto
Débora Luciana Aparecida Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Gestão em saúde
Serviços médicos e emergência
topic Comunicação
Gestão em saúde
Serviços médicos e emergência
Serviços médicos de emergência
Gestão em saúde
Comunicação
Centros de saúde
Minas Gerais
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Serviços médicos de emergência
Gestão em saúde
Comunicação
Centros de saúde
Minas Gerais
description Objetivo: Descrever as formas de comunicação entre os gestores e os membros das equipes das Unidades de Pronto Atendimento de um município do Estado de Minas Gerais, na visão deles próprios. Método: Estudo de abordagem qualitativa, descritiva e uso de estudo de caso único. A coleta de dados foi feita por meio de entrevista semiestruturada, realizada entre os meses de agosto a outubro de 2019, utilizando um roteiro previamente validado. Os participantes totalizaram 09 gestores de UPAs 24h. Para a análise dos dados foi adotada a técnica de análise de conteúdo, proposta por Minayo (2006). Fundamentação Teórica: O referencial foi subsidiado por contextualizações no campo das “teorias da comunicação” e “processo comunicativo em saúde”. Resultados: As formas de comunicação utilizadas pelos gestores participantes foram: comunicação presencial; comunicação via aplicativo multiplataforma de mensagens para smartphones; comunicação verbal escrita e reunião de equipe. Considerações finais: Os gestores entendem a comunicação como um instrumento vital para a gestão. Foi possível sugerir outras formas de comunicação como “dedo de prosa” e “se vira nos 15”, Projeto Sol e Lua, e Daily Huddle.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-07-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-19T19:50:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-19T19:50:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/53663
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-255
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2525-8761
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-0495-789X
https://orcid.org/0000-0003-1907-6286
https://orcid.org/0000-0003-0515-380X
https://orcid.org/0000-0002-9423-8663
https://orcid.org/0000-0001-7082-1179
https://orcid.org/0000-0001-7552-5491
url https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-255
http://hdl.handle.net/1843/53663
https://orcid.org/0000-0003-0495-789X
https://orcid.org/0000-0003-1907-6286
https://orcid.org/0000-0003-0515-380X
https://orcid.org/0000-0002-9423-8663
https://orcid.org/0000-0001-7082-1179
https://orcid.org/0000-0001-7552-5491
identifier_str_mv 2525-8761
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Brazilian Journal of Development
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
HCL - HOSPITAL DAS CLINICAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/53663/1/License.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/53663/2/Comunica%c3%a7%c3%a3o%20entre%20gestores%20e%20equipes%20das%20unidades%20de%20pronto%20atendimento%2024h%20de%20um%20munic%c3%adpio%20do%20Estado%20de%20Minas%20Gerais.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
0b00867c4a5ea02912efb8a10ef7d37c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797971075824353280