As construções das representações sociais de gênero e raça na literatura infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luciana Catalão de Albuquerque
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADSKGE
Resumo: Neste trabalho são apresentadas reflexões sobre as temáticas gênero, raça e literatura infantil na educação escolar, a partir da realização do Plano de Ação desenvolvido na Escola Municipal Américo Rene Giannetti, com vinte e duas crianças do primeiro ano do primeiro ciclo com faixa etária de seis anos durante o segundo semestre de 2014. O objetivo do trabalho realizado foi refletir sobre as representações sociais que permeiam a literatura infantil e sua possível influência no processo de construção das identidades dos educandos e educandas, referentes a gênero e raça, e contribuir para construção de saberes emancipatórios sobre estes marcadores sociais. Para isso, realizaram-se intervenções pedagógicas decorrentes da leitura crítica do clássico infantil a Branca de Neve e do livro Meninas Negras, de Madu Costa. Como estratégia metodológica desenvolveu-se oficinas que incluíam contação de histórias, aulas dialogadas, exploração de revistas, recorte de gravuras e produção coletiva de cartazes. Após a intervenção e análises foi possível constatar que tanto as obras, quanto a cultura escolar e os demais elementos curriculares influenciam diretamente no processo de construção do conhecimento e desenvolvimento identitário das crianças. Verificou-se ainda a necessidade de posturas críticas ante aos conteúdos trabalhados na escola investigada. Mesmo considerando as limitações de tempo e recursos necessários para a realização do Plano de Ação, algumas crianças começaram a expor posturas mais críticas, questionando os padrões racistas, machistas e heteronormativos tão presentes na instituição investigada e nas demais relações que interferem na construção de suas identidades. Assim conclui-se que práticas pedagógicas cotidianas críticas contribuem para o processo da educação para a diversidade
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