Educação infantil e as relações étnico-raciais: estratégias utilizadas pelas professoras que trabalham com crianças de um ano de idade para o desenvolvimento da temática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AELLAY |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo investigar quais as estratégias utilizadas por professoras que trabalham com crianças de um ano de idade para o desenvolvimento da temática Relações Étnico-Raciais na educação infantil. Um dos fatores determinantes na escolha da temática foi a implementação da Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que em seu artigo 26-A ordenou a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas instituições de ensino fundamental e médio. Sendo a educação infantil primeira etapa da educação básica, faz-se necessário o desenvolvimento desta temática em seu cotidiano. A abordagem qualitativa foi escolhida como uma das principais ferramentas a ser utilizada. Através de entrevista e questionário buscou-se obter dados para as análises. Conclui-se que as entrevistadas compreendem a necessidade de se desenvolver a temática na sala de aula, porém, muitas consideram um desafio realizar tal tarefa com crianças de um ano de idade |
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Claudio Emanuel dos SantosVitoria Regia IzauEster Moreira de Souza2019-08-09T20:31:47Z2019-08-09T20:31:47Z2015-05-09http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AELLAYEste trabalho tem como objetivo investigar quais as estratégias utilizadas por professoras que trabalham com crianças de um ano de idade para o desenvolvimento da temática Relações Étnico-Raciais na educação infantil. Um dos fatores determinantes na escolha da temática foi a implementação da Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que em seu artigo 26-A ordenou a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas instituições de ensino fundamental e médio. Sendo a educação infantil primeira etapa da educação básica, faz-se necessário o desenvolvimento desta temática em seu cotidiano. A abordagem qualitativa foi escolhida como uma das principais ferramentas a ser utilizada. Através de entrevista e questionário buscou-se obter dados para as análises. Conclui-se que as entrevistadas compreendem a necessidade de se desenvolver a temática na sala de aula, porém, muitas consideram um desafio realizar tal tarefa com crianças de um ano de idadeUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGProfessores de ensino fundamental Formação Multiculturalismo Estudo e ensino (Ensino fundamental) Educação Relações de gênero Educação Relações etnicas Educação InfantilÉtnico-racialProfessoraCriançaEducação infantil e as relações étnico-raciais: estratégias utilizadas pelas professoras que trabalham com crianças de um ano de idade para o desenvolvimento da temáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALester_moreira_de_souza.pdfapplication/pdf2790057https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AELLAY/1/ester_moreira_de_souza.pdf8a23e459d91ae96d99aecd2a8a2b10f5MD51TEXTester_moreira_de_souza.pdf.txtester_moreira_de_souza.pdf.txtExtracted texttext/plain126792https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AELLAY/2/ester_moreira_de_souza.pdf.txteff691688e1736bfd9197378094dd936MD521843/BUBD-AELLAY2019-11-14 07:26:13.59oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AELLAYRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:26:13Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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