Educação infantil e as relações étnico-raciais: estratégias utilizadas pelas professoras que trabalham com crianças de um ano de idade para o desenvolvimento da temática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ester Moreira de Souza
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AELLAY
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar quais as estratégias utilizadas por professoras que trabalham com crianças de um ano de idade para o desenvolvimento da temática Relações Étnico-Raciais na educação infantil. Um dos fatores determinantes na escolha da temática foi a implementação da Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que em seu artigo 26-A ordenou a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas instituições de ensino fundamental e médio. Sendo a educação infantil primeira etapa da educação básica, faz-se necessário o desenvolvimento desta temática em seu cotidiano. A abordagem qualitativa foi escolhida como uma das principais ferramentas a ser utilizada. Através de entrevista e questionário buscou-se obter dados para as análises. Conclui-se que as entrevistadas compreendem a necessidade de se desenvolver a temática na sala de aula, porém, muitas consideram um desafio realizar tal tarefa com crianças de um ano de idade
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