Os impactos na vida dos educandos da educação de jovens e adultos a partir do acesso à informática na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Julio Cezar Matos Pereira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8MSNM6
Resumo: Esta pesquisa foi realizada com educandos da Educação de Jovens e Adultos de uma escola municipal de Belo Horizonte. Seu principal objetivo foi o de investigar se houve impactos positivos e negativos à vida deles depois que passaram a ter acesso às Tecnologias da Informação e Comunicação, por meio da prática pedagógica, em uma instituição escolar. Dessa forma, a investigação procurou observá-los e entrevistá-los para se tentar saber se as aulas de Informática na escola trazem alguma mudança em relação ao seu convívio social, às amizades, à família, à cultura, às questões profissionais ou educacionais etc. Os procedimentos metodológicos utilizados foram de cunho qualitativo. Foi feita uma revisão bibliográfica sobre temas como a Educação de Jovens e Adultos, alfabetização e letramento, inclusão digital, Tecnologias da Informação e Comunicação, ética e diversidade na escola, dentre outros. Para entender melhor a temática em foco, procurei estabelecer um diálogo com as contribuições de Paulo Freire, Pierre Lévy, Marc Prensky e outros autores. Os resultados apontam que, para alguns, foi na escola o seu primeiro contato com o computador. A maioria dos entrevistados que já usavam o equipamento informou que o acesso às tecnologias aumentou e melhorou de forma satisfatória, a partir do seu uso na instituição escolar. Foi possível concluir que, a partir do acesso à informática na escola, houve impactos positivos na vida dos educandos da Educação de Jovens e Adultos pesquisados.
id UFMG_c0b18ff1e551a9458216f1ac2962cbb3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-8MSNM6
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Leoncio Jose Gomes SoaresMaria Aparecida MouraNilma Lino GomesJulio Cezar Matos Pereira2019-08-14T05:18:36Z2019-08-14T05:18:36Z2011-08-26http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8MSNM6Esta pesquisa foi realizada com educandos da Educação de Jovens e Adultos de uma escola municipal de Belo Horizonte. Seu principal objetivo foi o de investigar se houve impactos positivos e negativos à vida deles depois que passaram a ter acesso às Tecnologias da Informação e Comunicação, por meio da prática pedagógica, em uma instituição escolar. Dessa forma, a investigação procurou observá-los e entrevistá-los para se tentar saber se as aulas de Informática na escola trazem alguma mudança em relação ao seu convívio social, às amizades, à família, à cultura, às questões profissionais ou educacionais etc. Os procedimentos metodológicos utilizados foram de cunho qualitativo. Foi feita uma revisão bibliográfica sobre temas como a Educação de Jovens e Adultos, alfabetização e letramento, inclusão digital, Tecnologias da Informação e Comunicação, ética e diversidade na escola, dentre outros. Para entender melhor a temática em foco, procurei estabelecer um diálogo com as contribuições de Paulo Freire, Pierre Lévy, Marc Prensky e outros autores. Os resultados apontam que, para alguns, foi na escola o seu primeiro contato com o computador. A maioria dos entrevistados que já usavam o equipamento informou que o acesso às tecnologias aumentou e melhorou de forma satisfatória, a partir do seu uso na instituição escolar. Foi possível concluir que, a partir do acesso à informática na escola, houve impactos positivos na vida dos educandos da Educação de Jovens e Adultos pesquisados.This research had made with students, Youth and Adults Education, at a public school of Belo Horizonte. Main objective would investigate if there were positive and negative impacts to their lives after they accessed Information Technologies and Communication, through practice at a school institution. Thus, the research interviews and observes them trying to see if the computer classes at school bring some change to their social life, friendship, family, culture, professional or educational issues etc. The methodological procedures used were of qualitative character. We conducted a review of the literature on topics such as Education of the Youth and Adult, literacy, digital inclusion, Information and Communication Technologies, ethics and diversity at school, among others. To better understand the subject in focus, I tried to establish a dialogue with the contributions of Paulo Freire, Pierre Lévy, Marc Prensky and others. The results showed that for some their first contact with the computer were at school. For the majority who has used the equipment, the access was growing up satisfactorily, from contact with the computer in the school. It was concluded that access to computers at school has brought positive impact in the lives of students.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGInformáticaInclusão digitalEducaçãoTecnologia educacionalEducação de adultosEducação de Jovens e Adultos (EJA)Tecnologias daInformação e Comunicação (TIC)letramento digitalescolainclusão digitalOs impactos na vida dos educandos da educação de jovens e adultos a partir do acesso à informática na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALos_impactos_na_vida_dos_educandos_da__educacao_de_jovens_e_adultos_a_partir_do_acesso_a_informatica_na_es.pdfapplication/pdf2481730https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8MSNM6/1/os_impactos_na_vida_dos_educandos_da__educacao_de_jovens_e_adultos_a_partir_do_acesso_a_informatica_na_es.pdf1776dfd557054b6da5646b4b85b587a7MD51TEXTos_impactos_na_vida_dos_educandos_da__educacao_de_jovens_e_adultos_a_partir_do_acesso_a_informatica_na_es.pdf.txtos_impactos_na_vida_dos_educandos_da__educacao_de_jovens_e_adultos_a_partir_do_acesso_a_informatica_na_es.pdf.txtExtracted texttext/plain552749https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8MSNM6/2/os_impactos_na_vida_dos_educandos_da__educacao_de_jovens_e_adultos_a_partir_do_acesso_a_informatica_na_es.pdf.txt91163bef7d83544dea743b9d02b70f8eMD521843/FAEC-8MSNM62019-11-14 17:16:39.093oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-8MSNM6Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:16:39Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os impactos na vida dos educandos da educação de jovens e adultos a partir do acesso à informática na escola
title Os impactos na vida dos educandos da educação de jovens e adultos a partir do acesso à informática na escola
spellingShingle Os impactos na vida dos educandos da educação de jovens e adultos a partir do acesso à informática na escola
Julio Cezar Matos Pereira
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Tecnologias da
Informação e Comunicação (TIC)
letramento digital
escola
inclusão digital
Informática
Inclusão digital
Educação
Tecnologia educacional
Educação de adultos
title_short Os impactos na vida dos educandos da educação de jovens e adultos a partir do acesso à informática na escola
title_full Os impactos na vida dos educandos da educação de jovens e adultos a partir do acesso à informática na escola
title_fullStr Os impactos na vida dos educandos da educação de jovens e adultos a partir do acesso à informática na escola
title_full_unstemmed Os impactos na vida dos educandos da educação de jovens e adultos a partir do acesso à informática na escola
title_sort Os impactos na vida dos educandos da educação de jovens e adultos a partir do acesso à informática na escola
author Julio Cezar Matos Pereira
author_facet Julio Cezar Matos Pereira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Leoncio Jose Gomes Soares
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria Aparecida Moura
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Nilma Lino Gomes
dc.contributor.author.fl_str_mv Julio Cezar Matos Pereira
contributor_str_mv Leoncio Jose Gomes Soares
Maria Aparecida Moura
Nilma Lino Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Tecnologias da
Informação e Comunicação (TIC)
letramento digital
escola
inclusão digital
topic Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Tecnologias da
Informação e Comunicação (TIC)
letramento digital
escola
inclusão digital
Informática
Inclusão digital
Educação
Tecnologia educacional
Educação de adultos
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Informática
Inclusão digital
Educação
Tecnologia educacional
Educação de adultos
description Esta pesquisa foi realizada com educandos da Educação de Jovens e Adultos de uma escola municipal de Belo Horizonte. Seu principal objetivo foi o de investigar se houve impactos positivos e negativos à vida deles depois que passaram a ter acesso às Tecnologias da Informação e Comunicação, por meio da prática pedagógica, em uma instituição escolar. Dessa forma, a investigação procurou observá-los e entrevistá-los para se tentar saber se as aulas de Informática na escola trazem alguma mudança em relação ao seu convívio social, às amizades, à família, à cultura, às questões profissionais ou educacionais etc. Os procedimentos metodológicos utilizados foram de cunho qualitativo. Foi feita uma revisão bibliográfica sobre temas como a Educação de Jovens e Adultos, alfabetização e letramento, inclusão digital, Tecnologias da Informação e Comunicação, ética e diversidade na escola, dentre outros. Para entender melhor a temática em foco, procurei estabelecer um diálogo com as contribuições de Paulo Freire, Pierre Lévy, Marc Prensky e outros autores. Os resultados apontam que, para alguns, foi na escola o seu primeiro contato com o computador. A maioria dos entrevistados que já usavam o equipamento informou que o acesso às tecnologias aumentou e melhorou de forma satisfatória, a partir do seu uso na instituição escolar. Foi possível concluir que, a partir do acesso à informática na escola, houve impactos positivos na vida dos educandos da Educação de Jovens e Adultos pesquisados.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-08-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T05:18:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T05:18:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8MSNM6
url http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8MSNM6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8MSNM6/1/os_impactos_na_vida_dos_educandos_da__educacao_de_jovens_e_adultos_a_partir_do_acesso_a_informatica_na_es.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8MSNM6/2/os_impactos_na_vida_dos_educandos_da__educacao_de_jovens_e_adultos_a_partir_do_acesso_a_informatica_na_es.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1776dfd557054b6da5646b4b85b587a7
91163bef7d83544dea743b9d02b70f8e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793890709503213568