Os impactos na vida dos educandos da educação de jovens e adultos a partir do acesso à informática na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8MSNM6 |
Resumo: | Esta pesquisa foi realizada com educandos da Educação de Jovens e Adultos de uma escola municipal de Belo Horizonte. Seu principal objetivo foi o de investigar se houve impactos positivos e negativos à vida deles depois que passaram a ter acesso às Tecnologias da Informação e Comunicação, por meio da prática pedagógica, em uma instituição escolar. Dessa forma, a investigação procurou observá-los e entrevistá-los para se tentar saber se as aulas de Informática na escola trazem alguma mudança em relação ao seu convívio social, às amizades, à família, à cultura, às questões profissionais ou educacionais etc. Os procedimentos metodológicos utilizados foram de cunho qualitativo. Foi feita uma revisão bibliográfica sobre temas como a Educação de Jovens e Adultos, alfabetização e letramento, inclusão digital, Tecnologias da Informação e Comunicação, ética e diversidade na escola, dentre outros. Para entender melhor a temática em foco, procurei estabelecer um diálogo com as contribuições de Paulo Freire, Pierre Lévy, Marc Prensky e outros autores. Os resultados apontam que, para alguns, foi na escola o seu primeiro contato com o computador. A maioria dos entrevistados que já usavam o equipamento informou que o acesso às tecnologias aumentou e melhorou de forma satisfatória, a partir do seu uso na instituição escolar. Foi possível concluir que, a partir do acesso à informática na escola, houve impactos positivos na vida dos educandos da Educação de Jovens e Adultos pesquisados. |
id |
UFMG_c0b18ff1e551a9458216f1ac2962cbb3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-8MSNM6 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Leoncio Jose Gomes SoaresMaria Aparecida MouraNilma Lino GomesJulio Cezar Matos Pereira2019-08-14T05:18:36Z2019-08-14T05:18:36Z2011-08-26http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8MSNM6Esta pesquisa foi realizada com educandos da Educação de Jovens e Adultos de uma escola municipal de Belo Horizonte. Seu principal objetivo foi o de investigar se houve impactos positivos e negativos à vida deles depois que passaram a ter acesso às Tecnologias da Informação e Comunicação, por meio da prática pedagógica, em uma instituição escolar. Dessa forma, a investigação procurou observá-los e entrevistá-los para se tentar saber se as aulas de Informática na escola trazem alguma mudança em relação ao seu convívio social, às amizades, à família, à cultura, às questões profissionais ou educacionais etc. Os procedimentos metodológicos utilizados foram de cunho qualitativo. Foi feita uma revisão bibliográfica sobre temas como a Educação de Jovens e Adultos, alfabetização e letramento, inclusão digital, Tecnologias da Informação e Comunicação, ética e diversidade na escola, dentre outros. Para entender melhor a temática em foco, procurei estabelecer um diálogo com as contribuições de Paulo Freire, Pierre Lévy, Marc Prensky e outros autores. Os resultados apontam que, para alguns, foi na escola o seu primeiro contato com o computador. A maioria dos entrevistados que já usavam o equipamento informou que o acesso às tecnologias aumentou e melhorou de forma satisfatória, a partir do seu uso na instituição escolar. Foi possível concluir que, a partir do acesso à informática na escola, houve impactos positivos na vida dos educandos da Educação de Jovens e Adultos pesquisados.This research had made with students, Youth and Adults Education, at a public school of Belo Horizonte. Main objective would investigate if there were positive and negative impacts to their lives after they accessed Information Technologies and Communication, through practice at a school institution. Thus, the research interviews and observes them trying to see if the computer classes at school bring some change to their social life, friendship, family, culture, professional or educational issues etc. The methodological procedures used were of qualitative character. We conducted a review of the literature on topics such as Education of the Youth and Adult, literacy, digital inclusion, Information and Communication Technologies, ethics and diversity at school, among others. To better understand the subject in focus, I tried to establish a dialogue with the contributions of Paulo Freire, Pierre Lévy, Marc Prensky and others. The results showed that for some their first contact with the computer were at school. For the majority who has used the equipment, the access was growing up satisfactorily, from contact with the computer in the school. It was concluded that access to computers at school has brought positive impact in the lives of students.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGInformáticaInclusão digitalEducaçãoTecnologia educacionalEducação de adultosEducação de Jovens e Adultos (EJA)Tecnologias daInformação e Comunicação (TIC)letramento digitalescolainclusão digitalOs impactos na vida dos educandos da educação de jovens e adultos a partir do acesso à informática na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALos_impactos_na_vida_dos_educandos_da__educacao_de_jovens_e_adultos_a_partir_do_acesso_a_informatica_na_es.pdfapplication/pdf2481730https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8MSNM6/1/os_impactos_na_vida_dos_educandos_da__educacao_de_jovens_e_adultos_a_partir_do_acesso_a_informatica_na_es.pdf1776dfd557054b6da5646b4b85b587a7MD51TEXTos_impactos_na_vida_dos_educandos_da__educacao_de_jovens_e_adultos_a_partir_do_acesso_a_informatica_na_es.pdf.txtos_impactos_na_vida_dos_educandos_da__educacao_de_jovens_e_adultos_a_partir_do_acesso_a_informatica_na_es.pdf.txtExtracted texttext/plain552749https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8MSNM6/2/os_impactos_na_vida_dos_educandos_da__educacao_de_jovens_e_adultos_a_partir_do_acesso_a_informatica_na_es.pdf.txt91163bef7d83544dea743b9d02b70f8eMD521843/FAEC-8MSNM62019-11-14 17:16:39.093oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-8MSNM6Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:16:39Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os impactos na vida dos educandos da educação de jovens e adultos a partir do acesso à informática na escola |
title |
Os impactos na vida dos educandos da educação de jovens e adultos a partir do acesso à informática na escola |
spellingShingle |
Os impactos na vida dos educandos da educação de jovens e adultos a partir do acesso à informática na escola Julio Cezar Matos Pereira Educação de Jovens e Adultos (EJA) Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) letramento digital escola inclusão digital Informática Inclusão digital Educação Tecnologia educacional Educação de adultos |
title_short |
Os impactos na vida dos educandos da educação de jovens e adultos a partir do acesso à informática na escola |
title_full |
Os impactos na vida dos educandos da educação de jovens e adultos a partir do acesso à informática na escola |
title_fullStr |
Os impactos na vida dos educandos da educação de jovens e adultos a partir do acesso à informática na escola |
title_full_unstemmed |
Os impactos na vida dos educandos da educação de jovens e adultos a partir do acesso à informática na escola |
title_sort |
Os impactos na vida dos educandos da educação de jovens e adultos a partir do acesso à informática na escola |
author |
Julio Cezar Matos Pereira |
author_facet |
Julio Cezar Matos Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Leoncio Jose Gomes Soares |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Maria Aparecida Moura |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Nilma Lino Gomes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Julio Cezar Matos Pereira |
contributor_str_mv |
Leoncio Jose Gomes Soares Maria Aparecida Moura Nilma Lino Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Jovens e Adultos (EJA) Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) letramento digital escola inclusão digital |
topic |
Educação de Jovens e Adultos (EJA) Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) letramento digital escola inclusão digital Informática Inclusão digital Educação Tecnologia educacional Educação de adultos |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Informática Inclusão digital Educação Tecnologia educacional Educação de adultos |
description |
Esta pesquisa foi realizada com educandos da Educação de Jovens e Adultos de uma escola municipal de Belo Horizonte. Seu principal objetivo foi o de investigar se houve impactos positivos e negativos à vida deles depois que passaram a ter acesso às Tecnologias da Informação e Comunicação, por meio da prática pedagógica, em uma instituição escolar. Dessa forma, a investigação procurou observá-los e entrevistá-los para se tentar saber se as aulas de Informática na escola trazem alguma mudança em relação ao seu convívio social, às amizades, à família, à cultura, às questões profissionais ou educacionais etc. Os procedimentos metodológicos utilizados foram de cunho qualitativo. Foi feita uma revisão bibliográfica sobre temas como a Educação de Jovens e Adultos, alfabetização e letramento, inclusão digital, Tecnologias da Informação e Comunicação, ética e diversidade na escola, dentre outros. Para entender melhor a temática em foco, procurei estabelecer um diálogo com as contribuições de Paulo Freire, Pierre Lévy, Marc Prensky e outros autores. Os resultados apontam que, para alguns, foi na escola o seu primeiro contato com o computador. A maioria dos entrevistados que já usavam o equipamento informou que o acesso às tecnologias aumentou e melhorou de forma satisfatória, a partir do seu uso na instituição escolar. Foi possível concluir que, a partir do acesso à informática na escola, houve impactos positivos na vida dos educandos da Educação de Jovens e Adultos pesquisados. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-08-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T05:18:36Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T05:18:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8MSNM6 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8MSNM6 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8MSNM6/1/os_impactos_na_vida_dos_educandos_da__educacao_de_jovens_e_adultos_a_partir_do_acesso_a_informatica_na_es.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8MSNM6/2/os_impactos_na_vida_dos_educandos_da__educacao_de_jovens_e_adultos_a_partir_do_acesso_a_informatica_na_es.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1776dfd557054b6da5646b4b85b587a7 91163bef7d83544dea743b9d02b70f8e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1793890709503213568 |