Para o que (e por que) atentar em aulas de Informática para adultos da EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Buratto, Denise Beatriz
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/32045
Resumo: O avanço tecnológico é um fenômeno recente e cada vez mais evidente. Entretanto, alguns grupos sociais encontram dificuldades em inserir-se digitalmente, seja por falta de oportunidades ou por falta de condições adequadas. Dentre esse grupo, destacam-se os alunos adultos maduros e idosos pertencentes às classes de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que nunca tiveram acesso ao computador ou apenas tiveram na escola de forma superficial. Em função disto, foi oferecido um curso de Introdução à Informática para alunos de uma escola municipal de EJA do município de Porto Alegre, a fim de iniciar o processo de inclusão digital desses sujeitos. A partir desse curso, foram coletados dados através da observação participante e de entrevistas feitas com os alunos, possibilitando a análise dos mesmos. Durante o curso pretendeu-se guiar a prática de forma que os alunos assimilassem e compreendessem de forma clara concepções acerca do computador e as suas funções, atentando para a permanência desses alunos no curso. Sendo assim, os resultados apontam os cuidados que todo professor, que pretende ensinar Informática para este grupo específico, deve ter, considerando as dificuldades, evidentes ou não, e as respostas de seus alunos. Com isso, busca-se a permanência dos alunos nas aulas, a manutenção da motivação e a consciência, por parte do professor, de suas intervenções, tornando possível a inserção digital desse grupo e a construção de sua autonomia digital.
id UFRGS-2_662aaf9c2c5e9cb9427b1c14f85ad6cd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32045
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Buratto, Denise BeatrizDoll, Johannes2011-09-27T01:17:07Z2011http://hdl.handle.net/10183/32045000786673O avanço tecnológico é um fenômeno recente e cada vez mais evidente. Entretanto, alguns grupos sociais encontram dificuldades em inserir-se digitalmente, seja por falta de oportunidades ou por falta de condições adequadas. Dentre esse grupo, destacam-se os alunos adultos maduros e idosos pertencentes às classes de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que nunca tiveram acesso ao computador ou apenas tiveram na escola de forma superficial. Em função disto, foi oferecido um curso de Introdução à Informática para alunos de uma escola municipal de EJA do município de Porto Alegre, a fim de iniciar o processo de inclusão digital desses sujeitos. A partir desse curso, foram coletados dados através da observação participante e de entrevistas feitas com os alunos, possibilitando a análise dos mesmos. Durante o curso pretendeu-se guiar a prática de forma que os alunos assimilassem e compreendessem de forma clara concepções acerca do computador e as suas funções, atentando para a permanência desses alunos no curso. Sendo assim, os resultados apontam os cuidados que todo professor, que pretende ensinar Informática para este grupo específico, deve ter, considerando as dificuldades, evidentes ou não, e as respostas de seus alunos. Com isso, busca-se a permanência dos alunos nas aulas, a manutenção da motivação e a consciência, por parte do professor, de suas intervenções, tornando possível a inserção digital desse grupo e a construção de sua autonomia digital.application/pdfporEducação de jovens e adultosInclusão digitalPara o que (e por que) atentar em aulas de Informática para adultos da EJAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000786673.pdf.txt000786673.pdf.txtExtracted Texttext/plain74979http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32045/2/000786673.pdf.txt76adb4eed085ede5f2799dd921d0b1c5MD52ORIGINAL000786673.pdf000786673.pdfTexto completoapplication/pdf821618http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32045/1/000786673.pdf641a0633971dd5048a03c17a8a6f03a4MD51THUMBNAIL000786673.pdf.jpg000786673.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg955http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32045/3/000786673.pdf.jpg59bed59d1db0ecd763b6c2d09962ff04MD5310183/320452022-06-12 04:41:11.036168oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32045Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-12T07:41:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Para o que (e por que) atentar em aulas de Informática para adultos da EJA
title Para o que (e por que) atentar em aulas de Informática para adultos da EJA
spellingShingle Para o que (e por que) atentar em aulas de Informática para adultos da EJA
Buratto, Denise Beatriz
Educação de jovens e adultos
Inclusão digital
title_short Para o que (e por que) atentar em aulas de Informática para adultos da EJA
title_full Para o que (e por que) atentar em aulas de Informática para adultos da EJA
title_fullStr Para o que (e por que) atentar em aulas de Informática para adultos da EJA
title_full_unstemmed Para o que (e por que) atentar em aulas de Informática para adultos da EJA
title_sort Para o que (e por que) atentar em aulas de Informática para adultos da EJA
author Buratto, Denise Beatriz
author_facet Buratto, Denise Beatriz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Buratto, Denise Beatriz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Doll, Johannes
contributor_str_mv Doll, Johannes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Inclusão digital
topic Educação de jovens e adultos
Inclusão digital
description O avanço tecnológico é um fenômeno recente e cada vez mais evidente. Entretanto, alguns grupos sociais encontram dificuldades em inserir-se digitalmente, seja por falta de oportunidades ou por falta de condições adequadas. Dentre esse grupo, destacam-se os alunos adultos maduros e idosos pertencentes às classes de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que nunca tiveram acesso ao computador ou apenas tiveram na escola de forma superficial. Em função disto, foi oferecido um curso de Introdução à Informática para alunos de uma escola municipal de EJA do município de Porto Alegre, a fim de iniciar o processo de inclusão digital desses sujeitos. A partir desse curso, foram coletados dados através da observação participante e de entrevistas feitas com os alunos, possibilitando a análise dos mesmos. Durante o curso pretendeu-se guiar a prática de forma que os alunos assimilassem e compreendessem de forma clara concepções acerca do computador e as suas funções, atentando para a permanência desses alunos no curso. Sendo assim, os resultados apontam os cuidados que todo professor, que pretende ensinar Informática para este grupo específico, deve ter, considerando as dificuldades, evidentes ou não, e as respostas de seus alunos. Com isso, busca-se a permanência dos alunos nas aulas, a manutenção da motivação e a consciência, por parte do professor, de suas intervenções, tornando possível a inserção digital desse grupo e a construção de sua autonomia digital.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-09-27T01:17:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/32045
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000786673
url http://hdl.handle.net/10183/32045
identifier_str_mv 000786673
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32045/2/000786673.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32045/1/000786673.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32045/3/000786673.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 76adb4eed085ede5f2799dd921d0b1c5
641a0633971dd5048a03c17a8a6f03a4
59bed59d1db0ecd763b6c2d09962ff04
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792789884510928896