A proposta estético-política em O guesa de Sousândrade e El pez de oro de Gamaliel Churata

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cesar Augusto López Nuñez
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AKYH73
Resumo: Em três capítulos, nossa pesquisa procura abordar dois autores importantes da tradição literária latino-americana que se encontram em um processo de resgate e reconhecimento. Referimo-nos a Sousândrade e Gamaliel Churata. Brasileiro, o primeiro; peruano, o segundo, escreveram obras de longo fôlego que tentam responder ao problema colonial do continente. Nesse sentido, abordam um amplo leque de fatores que implicariam o ser da América Latina com os seus vários dilemas. A obra do brasileiro, intitulada O Guesa, poema épico em treze cantos, narra a história sacrificial do Guesa ou o Errante que graças à aliança entre o mito e a poesia percorre grande parte do mundo para mostrar um horizonte estético e político no qual se dá ênfase na singularidade das terras de América do Sul sem esquecer o perfil crítico da criação. O peruano nos oferece El pez de oro, obra que discute, de vários pontos de vista, o problema do ser como questão chave para renovar a visão do mundo. Neste processo, a viagem que se desenvolve pertence ao delírio xamânico andino denominado Laykhakuy. Assim, só através desta pesquisa, de perfil andino, poder-se-ia dar um real sentido às relações de poder no nosso continente. A nossa proposta leva em conta a relevância do mito nas construções textuais de ambos escritores como exploração ontológica para construir uma estética (modo de sentir) e, em consequência, uma política ou modo de administrar o poder sobre a terra de modo adequado, partindo da especificidade da América Latina como um grande ponto de fuga e de perspectiva cósmica. Sem dúvida, os autores estudados apresentam limitações, dado que suas obras tentam responder à multiplicidade, porém, nesta ocasião, não nos aprofundaremos nos limites das suas propostas, mas nas suas possibilidades, já que ainda seguem sem ser atendidas no sentido prático ao qual, segundo nossa hipótese, os dois aspiraram. Para ser mais claros, a questão estética não é um limite para eles, senão, inclusive, a porta de ingresso para outras formas ver. E nessa espécie de epifania, as fronteiras dos dois se encontram no nível de tensão à qual levam as suas obras.
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A obra do brasileiro, intitulada O Guesa, poema épico em treze cantos, narra a história sacrificial do Guesa ou o Errante que graças à aliança entre o mito e a poesia percorre grande parte do mundo para mostrar um horizonte estético e político no qual se dá ênfase na singularidade das terras de América do Sul sem esquecer o perfil crítico da criação. O peruano nos oferece El pez de oro, obra que discute, de vários pontos de vista, o problema do ser como questão chave para renovar a visão do mundo. Neste processo, a viagem que se desenvolve pertence ao delírio xamânico andino denominado Laykhakuy. Assim, só através desta pesquisa, de perfil andino, poder-se-ia dar um real sentido às relações de poder no nosso continente. A nossa proposta leva em conta a relevância do mito nas construções textuais de ambos escritores como exploração ontológica para construir uma estética (modo de sentir) e, em consequência, uma política ou modo de administrar o poder sobre a terra de modo adequado, partindo da especificidade da América Latina como um grande ponto de fuga e de perspectiva cósmica. Sem dúvida, os autores estudados apresentam limitações, dado que suas obras tentam responder à multiplicidade, porém, nesta ocasião, não nos aprofundaremos nos limites das suas propostas, mas nas suas possibilidades, já que ainda seguem sem ser atendidas no sentido prático ao qual, segundo nossa hipótese, os dois aspiraram. Para ser mais claros, a questão estética não é um limite para eles, senão, inclusive, a porta de ingresso para outras formas ver. E nessa espécie de epifania, as fronteiras dos dois se encontram no nível de tensão à qual levam as suas obras.En tres capítulos, nuestra investigación busca abordar dos autores importantes de la tradición literaria latinoamericana que se encuentran en un proceso de rescate y reconocimiento. Nos referimos a Sousândrade y Gamaliel Churata. Brasileño, el primero; peruano, el segundo, escribieron obras de largo aliento que intentan responder al problema colonial del continente. En ese sentido, abordan un amplio abanico de factores que implicarían el ser de América Latina con sus varios dilemas. La obra del brasileño, titulada O Guesa, poema épico de trece cantos, narra la historia sacrificial del Guesa o Errante que gracias a la alianza entre mito y poesía recorre gran parte del mundo para mostrar un horizonte estético y político con énfasis en la singularidad de las tierras de América del Sur sin olvidar el perfil crítico de la creación. El peruano nos ofrece El pez de oro, obra que discute, desde varios puntos de vista, el problema del ser como cuestión clave para renovar la visión del mundo. En este proceso, el viaje que se desenvuelve pertenece al delirio chamánico andino denominado Laykhakuy. Así, solo a través de esta investigación otra, de perfil andino, se podría dar un real sentido a las relaciones de poder en nuestro continente. Nuestra propuesta tiene en cuenta la relevancia del mito en las construcciones textuales de ambos escritores como exploración ontológica para construir una estética (modo de sentir) y, en consecuencia, una política o modo de administrar el poder sobre la tierra de modo adecuado, que parte de la especificidad de América Latina como un gran punto de fuga y de perspectiva cósmica. Sin duda los autores estudiados presentan limitaciones, dado que sus obras intentan responder a la multiplicidad, pero, en esta ocasión, no profundizaremos en los límites de sus propuestas, sino en sus posibilidades, ya que aún siguen sin ser atendidas en el sentido práctico al cual los dos, según nuestra hipótesis, aspiraron. Para ser más claros, la cuestión estética no es un límite para ellos, sino, inclusive, la puerta de entrada a otras formas de ver. Y en esa especie de epifanía, las fronteras de los dos se encuentran en el nivel de tensión a la cual llevan sus obras.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSousândrade , 1833-1902 Guesa Crítica e interpretaçãoPolítica e literaturaLiteratura latino-americana História e críticaPoesia brasileira História e críticaLiteratura EstéticaLiteratura peruana História e críticaChurata, Gamaliel , 1897-1969 Pez de oro Crítica e interpretaçãoO GuesaMitoEl pez de oroGamaliel ChuratapolíticaestéticaSousândradeA proposta estético-política em O guesa de Sousândrade e El pez de oro de Gamaliel Churatainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_cesar_augusto_lopez_nunes.docx.pdfapplication/pdf2578215https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AKYH73/1/disserta__o_cesar_augusto_lopez_nunes.docx.pdf2c210a39c63e865ec528ae38a8432a10MD51TEXTdisserta__o_cesar_augusto_lopez_nunes.docx.pdf.txtdisserta__o_cesar_augusto_lopez_nunes.docx.pdf.txtExtracted texttext/plain617458https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AKYH73/2/disserta__o_cesar_augusto_lopez_nunes.docx.pdf.txt8e4024a4cd0084cbb0c20d0c162cdbdcMD521843/LETR-AKYH732019-11-14 21:21:47.975oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-AKYH73Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T00:21:47Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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