Práticas de letramento em uma escola do campo: uma análise na disciplina de língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elizabete Aparecida de Carvalho
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ARJG2E
Resumo: Esta dissertacao foi desenvolvida na Linha de Pesquisa Educacao do Campo e relaciona-se as Praticas de Letramento, a partir dos estudos sobre Letramentos Sociais de Brian Street e sua interlocucao com praticas escolares. A investigacao constitui-se como um estudo de caso e teve por objetivo descrever a pratica pedagogica da educadora de Lingua Portuguesa. A partir da metodologia qualitativa, a observacao participante foi a principal estrategia utilizada para a coleta de dados, com o registro de situacoes interativas entre a educadora e os estudantes em um diario de campo e atraves de um gravador de voz. Para melhor descrever as praticas de letramento desenvolvidas na sala de aula, foram realizadas entrevistas com ela e com os alunos. Ao longo do percurso, nas visitas a escola, nas observacoes das aulas, nas entrevistas, a intencao foi descrever as praticas que contribuem para a formacao de um sujeito letrado, que seja capaz de compreender nao somente o que envolve aspectos linguisticos, historicos, tecnologicos e outros, mas que compreenda e valorize tambem o meio onde vive, seus saberes e a cultura de seu povo. No que se refere as praticas de letramento, percebe-se que a pratica pedagogica da educadora foi fundamentada em distintas perspectivas, na psicogenese da lingua escrita, nos estudos sobre letramento, no contexto social onde vivem osestudantes, indicando a necessidade de diferentes metodologias para o ensino da leitura e da escrita para os estudantes do campo. Dentre as aulas observadas, evidenciou-se, sobretudo, a importancia da intervencao pedagogica explicita da educadora, no que se refere ao processo do letramento para possibilitar a aprendizagem dos alunos, partindo do conhecimento de cada um para chegar a forma convencional da leitura e da escrita, do letramento. Finalizadas as observacoes, foram selecionadas 20 aulas para analise. As unidades de descricao forameventos de letramento, constituidos pelos elementos oralidade, leitura e escrita. E, finalizando, compartilho as sequencias didaticas desenvolvidas pela educadora, referente ao trabalho desenvolvido com os generos textuais, que contribuiram para o processo de letramento dos estudantes do campo, levando-os a conhecerem a realidade do mundo que os cercam e sua propria realidade.
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Para melhor descrever as praticas de letramento desenvolvidas na sala de aula, foram realizadas entrevistas com ela e com os alunos. Ao longo do percurso, nas visitas a escola, nas observacoes das aulas, nas entrevistas, a intencao foi descrever as praticas que contribuem para a formacao de um sujeito letrado, que seja capaz de compreender nao somente o que envolve aspectos linguisticos, historicos, tecnologicos e outros, mas que compreenda e valorize tambem o meio onde vive, seus saberes e a cultura de seu povo. No que se refere as praticas de letramento, percebe-se que a pratica pedagogica da educadora foi fundamentada em distintas perspectivas, na psicogenese da lingua escrita, nos estudos sobre letramento, no contexto social onde vivem osestudantes, indicando a necessidade de diferentes metodologias para o ensino da leitura e da escrita para os estudantes do campo. Dentre as aulas observadas, evidenciou-se, sobretudo, a importancia da intervencao pedagogica explicita da educadora, no que se refere ao processo do letramento para possibilitar a aprendizagem dos alunos, partindo do conhecimento de cada um para chegar a forma convencional da leitura e da escrita, do letramento. Finalizadas as observacoes, foram selecionadas 20 aulas para analise. As unidades de descricao forameventos de letramento, constituidos pelos elementos oralidade, leitura e escrita. E, finalizando, compartilho as sequencias didaticas desenvolvidas pela educadora, referente ao trabalho desenvolvido com os generos textuais, que contribuiram para o processo de letramento dos estudantes do campo, levando-os a conhecerem a realidade do mundo que os cercam e sua propria realidade.This dissertation was developed in the Research Line "Education of the Field" and relates to the Letting Practices, from the studies on Social Writing of Brian Street and his interlocution with school practices. The research is a case study and had the purpose of describing the pedagogical practice of the educator of Portuguese Language. From the qualitative methodology, participant observation was the main strategy used for data collection, recording interactive situations between the educator and the students in a field diary and through a voice recorder. To better describe the literacy practices developed in the classroom, interviews were conducted with her and with the students. Throughout the course, in the visits to the school, in the observations of the classes, in the interviews, the intention was to describe the practices that contribute to the formation of a literate subject that is able to understand not only what involves linguistic, historical, technological aspects And others, but also to understand and value the environment in which he lives, his knowledge and the culture of his people. With regard to literacy practices, it can be seen that the pedagogical practice of the educator was based on different perspectives, on the psychogenesis of written language, on literacy studies, on the social context in which students live, indicating the need for different methodologies for The teaching of reading and writing for the students of the field. Among the classes observed, the importance of the explicit pedagogical intervention of the educator was evidenced, as far as the process of literacy is concerned, in order to enable students to learn, starting from the knowledge of each one to arrive at the conventional form of reading and Writing, literacy. After the observations, 20 classes were selected for analysis. The units of description were literacy events, constituted by the oral, reading and writing elements. And, finally, I share the didactic sequences developed by the educator, referring to the work developed with the textual genres, which contributed to the literacy process of the students of the field, leading them to know the reality of the world around them and their own reality.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProfessores alfabetizadores FormaçãoEducaçãoLetramentoAlfabetizaçãoLíngua portuguesa Estudo e ensinoEducação ruralPrática de ensinoPratica pedagógicaLetramentoEducação do CampoPráticas de letramento em uma escola do campo: uma análise na disciplina de língua portuguesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o___elizabete_aparecida_carvalho.pdfapplication/pdf1026786https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ARJG2E/1/disserta__o___elizabete_aparecida_carvalho.pdf7a223d17ee59e0f732a3b3e8cfe7e1c8MD51TEXTdisserta__o___elizabete_aparecida_carvalho.pdf.txtdisserta__o___elizabete_aparecida_carvalho.pdf.txtExtracted texttext/plain331585https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ARJG2E/2/disserta__o___elizabete_aparecida_carvalho.pdf.txt8b9d9f5c7163e0c80ac5a8722bf8b4f6MD521843/BUOS-ARJG2E2019-11-14 15:04:10.852oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ARJG2ERepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:04:10Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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