PRÁTICAS DE LETRAMENTOS, ALFABETIZAÇÃO E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poiésis (Tubarão. Online) |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/20109 |
Resumo: | Este texto traz uma discussão acerca das práticas de letramentos, da alfabetização e do ensino de Língua Portuguesa (LP). O objetivo é refletir sobre as concepções teóricas que norteiam as práticas de leitura e de escrita no contexto escolar. A construção teórica encontra-se fundamentada nos estudos de Soares (1998, 2003; 2004; 2020), de Street (1984; 2013; 2014), de Terra (2013) e de Kleiman (1995), dentre outros. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, a partir do qual se analisou eventos de letramentos durante as aulas de LP. As análises revelaram indícios da influência dos pressupostos do modelo autônomo de letramento nas práticas de letramentos conduzidas por uma professora alfabetizadora, que implicaram na forma como as atividades de leitura e de escrita e os textos e foram trabalhados em sala de aula, desvinculados dos diversos contextos sociais das práticas de letramentos e dos usos linguísticos. |
id |
UNISUL-4_188718baab5a0edeb9687ea63b7be386 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/20109 |
network_acronym_str |
UNISUL-4 |
network_name_str |
Poiésis (Tubarão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PRÁTICAS DE LETRAMENTOS, ALFABETIZAÇÃO E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESAPráticas de Letramentos; Alfabetização; Ensino de Língua Portuguesa.Este texto traz uma discussão acerca das práticas de letramentos, da alfabetização e do ensino de Língua Portuguesa (LP). O objetivo é refletir sobre as concepções teóricas que norteiam as práticas de leitura e de escrita no contexto escolar. A construção teórica encontra-se fundamentada nos estudos de Soares (1998, 2003; 2004; 2020), de Street (1984; 2013; 2014), de Terra (2013) e de Kleiman (1995), dentre outros. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, a partir do qual se analisou eventos de letramentos durante as aulas de LP. As análises revelaram indícios da influência dos pressupostos do modelo autônomo de letramento nas práticas de letramentos conduzidas por uma professora alfabetizadora, que implicaram na forma como as atividades de leitura e de escrita e os textos e foram trabalhados em sala de aula, desvinculados dos diversos contextos sociais das práticas de letramentos e dos usos linguísticos.Universidade do Sul de Santa Catarina2023-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/20109Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 17 n. 32 (2023): Dossiê – Alfabetização e Letramento ; 143-1592179-2534reponame:Poiésis (Tubarão. Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/20109/19071Copyright (c) 2023 Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva Feitosa, Aleph DanilloSoares Gomes, Yana LissCavalcanti dos Santos, Adriana2023-12-24T03:33:44Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/20109Revistahttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/PoiesisPRIhttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/oai||revistapoiesis@unisul.br2179-25342179-2534opendoar:2023-12-24T03:33:44Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRÁTICAS DE LETRAMENTOS, ALFABETIZAÇÃO E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA |
title |
PRÁTICAS DE LETRAMENTOS, ALFABETIZAÇÃO E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA |
spellingShingle |
PRÁTICAS DE LETRAMENTOS, ALFABETIZAÇÃO E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA Silva Feitosa, Aleph Danillo Práticas de Letramentos; Alfabetização; Ensino de Língua Portuguesa. |
title_short |
PRÁTICAS DE LETRAMENTOS, ALFABETIZAÇÃO E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA |
title_full |
PRÁTICAS DE LETRAMENTOS, ALFABETIZAÇÃO E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA |
title_fullStr |
PRÁTICAS DE LETRAMENTOS, ALFABETIZAÇÃO E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA |
title_full_unstemmed |
PRÁTICAS DE LETRAMENTOS, ALFABETIZAÇÃO E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA |
title_sort |
PRÁTICAS DE LETRAMENTOS, ALFABETIZAÇÃO E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA |
author |
Silva Feitosa, Aleph Danillo |
author_facet |
Silva Feitosa, Aleph Danillo Soares Gomes, Yana Liss Cavalcanti dos Santos, Adriana |
author_role |
author |
author2 |
Soares Gomes, Yana Liss Cavalcanti dos Santos, Adriana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Feitosa, Aleph Danillo Soares Gomes, Yana Liss Cavalcanti dos Santos, Adriana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas de Letramentos; Alfabetização; Ensino de Língua Portuguesa. |
topic |
Práticas de Letramentos; Alfabetização; Ensino de Língua Portuguesa. |
description |
Este texto traz uma discussão acerca das práticas de letramentos, da alfabetização e do ensino de Língua Portuguesa (LP). O objetivo é refletir sobre as concepções teóricas que norteiam as práticas de leitura e de escrita no contexto escolar. A construção teórica encontra-se fundamentada nos estudos de Soares (1998, 2003; 2004; 2020), de Street (1984; 2013; 2014), de Terra (2013) e de Kleiman (1995), dentre outros. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, a partir do qual se analisou eventos de letramentos durante as aulas de LP. As análises revelaram indícios da influência dos pressupostos do modelo autônomo de letramento nas práticas de letramentos conduzidas por uma professora alfabetizadora, que implicaram na forma como as atividades de leitura e de escrita e os textos e foram trabalhados em sala de aula, desvinculados dos diversos contextos sociais das práticas de letramentos e dos usos linguísticos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/20109 |
url |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/20109 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/20109/19071 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 17 n. 32 (2023): Dossiê – Alfabetização e Letramento ; 143-159 2179-2534 reponame:Poiésis (Tubarão. Online) instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) instacron:UNISUL |
instname_str |
Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) |
instacron_str |
UNISUL |
institution |
UNISUL |
reponame_str |
Poiésis (Tubarão. Online) |
collection |
Poiésis (Tubarão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistapoiesis@unisul.br |
_version_ |
1787894810136281088 |