PRÁTICAS DE LETRAMENTOS, ALFABETIZAÇÃO E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Feitosa, Aleph Danillo
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Soares Gomes, Yana Liss, Cavalcanti dos Santos, Adriana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poiésis (Tubarão. Online)
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/20109
Resumo: Este texto traz uma discussão acerca das práticas de letramentos, da alfabetização e do ensino de Língua Portuguesa (LP). O objetivo é refletir sobre as concepções teóricas que norteiam as práticas de leitura e de escrita no contexto escolar. A construção teórica encontra-se fundamentada nos estudos de Soares (1998, 2003; 2004; 2020), de Street (1984; 2013; 2014), de Terra (2013) e de Kleiman (1995), dentre outros. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, a partir do qual se analisou eventos de letramentos durante as aulas de LP. As análises revelaram indícios da influência dos pressupostos do modelo autônomo de letramento nas práticas de letramentos conduzidas por uma professora alfabetizadora, que implicaram na forma como as atividades de leitura e de escrita e os textos e foram trabalhados em sala de aula, desvinculados dos diversos contextos sociais das práticas de letramentos e dos usos linguísticos.
id UNISUL-4_188718baab5a0edeb9687ea63b7be386
oai_identifier_str oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/20109
network_acronym_str UNISUL-4
network_name_str Poiésis (Tubarão. Online)
repository_id_str
spelling PRÁTICAS DE LETRAMENTOS, ALFABETIZAÇÃO E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESAPráticas de Letramentos; Alfabetização; Ensino de Língua Portuguesa.Este texto traz uma discussão acerca das práticas de letramentos, da alfabetização e do ensino de Língua Portuguesa (LP). O objetivo é refletir sobre as concepções teóricas que norteiam as práticas de leitura e de escrita no contexto escolar. A construção teórica encontra-se fundamentada nos estudos de Soares (1998, 2003; 2004; 2020), de Street (1984; 2013; 2014), de Terra (2013) e de Kleiman (1995), dentre outros. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, a partir do qual se analisou eventos de letramentos durante as aulas de LP. As análises revelaram indícios da influência dos pressupostos do modelo autônomo de letramento nas práticas de letramentos conduzidas por uma professora alfabetizadora, que implicaram na forma como as atividades de leitura e de escrita e os textos e foram trabalhados em sala de aula, desvinculados dos diversos contextos sociais das práticas de letramentos e dos usos linguísticos.Universidade do Sul de Santa Catarina2023-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/20109Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 17 n. 32 (2023): Dossiê – Alfabetização e Letramento ; 143-1592179-2534reponame:Poiésis (Tubarão. Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/20109/19071Copyright (c) 2023 Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva Feitosa, Aleph DanilloSoares Gomes, Yana LissCavalcanti dos Santos, Adriana2023-12-24T03:33:44Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/20109Revistahttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/PoiesisPRIhttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/oai||revistapoiesis@unisul.br2179-25342179-2534opendoar:2023-12-24T03:33:44Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICAS DE LETRAMENTOS, ALFABETIZAÇÃO E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
title PRÁTICAS DE LETRAMENTOS, ALFABETIZAÇÃO E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
spellingShingle PRÁTICAS DE LETRAMENTOS, ALFABETIZAÇÃO E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Silva Feitosa, Aleph Danillo
Práticas de Letramentos; Alfabetização; Ensino de Língua Portuguesa.
title_short PRÁTICAS DE LETRAMENTOS, ALFABETIZAÇÃO E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
title_full PRÁTICAS DE LETRAMENTOS, ALFABETIZAÇÃO E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
title_fullStr PRÁTICAS DE LETRAMENTOS, ALFABETIZAÇÃO E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
title_full_unstemmed PRÁTICAS DE LETRAMENTOS, ALFABETIZAÇÃO E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
title_sort PRÁTICAS DE LETRAMENTOS, ALFABETIZAÇÃO E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
author Silva Feitosa, Aleph Danillo
author_facet Silva Feitosa, Aleph Danillo
Soares Gomes, Yana Liss
Cavalcanti dos Santos, Adriana
author_role author
author2 Soares Gomes, Yana Liss
Cavalcanti dos Santos, Adriana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Feitosa, Aleph Danillo
Soares Gomes, Yana Liss
Cavalcanti dos Santos, Adriana
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas de Letramentos; Alfabetização; Ensino de Língua Portuguesa.
topic Práticas de Letramentos; Alfabetização; Ensino de Língua Portuguesa.
description Este texto traz uma discussão acerca das práticas de letramentos, da alfabetização e do ensino de Língua Portuguesa (LP). O objetivo é refletir sobre as concepções teóricas que norteiam as práticas de leitura e de escrita no contexto escolar. A construção teórica encontra-se fundamentada nos estudos de Soares (1998, 2003; 2004; 2020), de Street (1984; 2013; 2014), de Terra (2013) e de Kleiman (1995), dentre outros. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, a partir do qual se analisou eventos de letramentos durante as aulas de LP. As análises revelaram indícios da influência dos pressupostos do modelo autônomo de letramento nas práticas de letramentos conduzidas por uma professora alfabetizadora, que implicaram na forma como as atividades de leitura e de escrita e os textos e foram trabalhados em sala de aula, desvinculados dos diversos contextos sociais das práticas de letramentos e dos usos linguísticos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/20109
url https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/20109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/20109/19071
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Sul de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Sul de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 17 n. 32 (2023): Dossiê – Alfabetização e Letramento ; 143-159
2179-2534
reponame:Poiésis (Tubarão. Online)
instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron:UNISUL
instname_str Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron_str UNISUL
institution UNISUL
reponame_str Poiésis (Tubarão. Online)
collection Poiésis (Tubarão. Online)
repository.name.fl_str_mv Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
repository.mail.fl_str_mv ||revistapoiesis@unisul.br
_version_ 1787894810136281088