Perfil do discente/enfermeiro do curso de especialização de formação pedagógica em educação profissional na área da saúde: enfermagem do pólo Uberaba, MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Walace Alan Araujo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DUGJN
Resumo: Introdução: O Curso de Especialização de Formação Pedagógica em Educação Profissional na Área da Saúde: Enfermagem (CEFPEPE) é constituído por momentos à distância onde o aluno utiliza a plataforma virtual para realizar as atividades. Nos momentos presenciais, os discentes têm a oportunidade de estabelecer relações dialógicas com seus pares e, desta forma refletir criticamente sobre seu fazer e seu papel como educador nos diversos contextos de saúde. Objetivo: investigar o perfil de alunos matriculados no CEFPEPE, modalidade educação à distância do pólo Uberaba. Metodologia: trata-se de um estudo com delineamento descritivo, transversal, com abordagem quantitativa. Resultados: Dos 17 discentes que compuseram a amostra a maioria (N=14; 82%) era do sexo feminino, na faixa etária de 20 a 30 anos (N=12; 70%). Havia predomínio dos que se denominavam solteiros ou casados (N= 14; 82%); dos que referiram possuir filhos, a maioria (N= 2; 29%) encontrava-se na faixa de 1 a 3 filhos. A maioria (N=10; 59%) referiu residir em imóvel próprio tendo a totalidade de amostra mencionado possuir recursos na residência tais como telefone celular, computador e televisão. A renda familiar da maioria da amostra (N=11; 65%) foi acima de seis salários mínimos. Com relação à opinião dos discentes sobre o curso CEFPEPE, a maioria (N=16; 94,4%) considerou o curso muito aproveitável sendo o cansaço físico o fator que mais atrapalhou a maioria dos alunos (N=11; 67%) durante o curso em sua opinião. As expectativas dos alunos ao final do curso são diversas, entretanto dizem respeito à possibilidade de atuação como docente. Para tanto, os alunos relatam terem adquirido no curso as ferramentas necessárias. Conclusão: Os dados analisados permitiram conhecer o perfil dos discentes/enfermeiros do CEFPEPE pólo Uberaba.
id UFMG_df911789a33411dad708ddd771c8644c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9DUGJN
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Raissa Silva SouzaValda da Penha CaldeiraWalace Alan Araujo2019-08-11T07:20:15Z2019-08-11T07:20:15Z2011-12-11http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DUGJNIntrodução: O Curso de Especialização de Formação Pedagógica em Educação Profissional na Área da Saúde: Enfermagem (CEFPEPE) é constituído por momentos à distância onde o aluno utiliza a plataforma virtual para realizar as atividades. Nos momentos presenciais, os discentes têm a oportunidade de estabelecer relações dialógicas com seus pares e, desta forma refletir criticamente sobre seu fazer e seu papel como educador nos diversos contextos de saúde. Objetivo: investigar o perfil de alunos matriculados no CEFPEPE, modalidade educação à distância do pólo Uberaba. Metodologia: trata-se de um estudo com delineamento descritivo, transversal, com abordagem quantitativa. Resultados: Dos 17 discentes que compuseram a amostra a maioria (N=14; 82%) era do sexo feminino, na faixa etária de 20 a 30 anos (N=12; 70%). Havia predomínio dos que se denominavam solteiros ou casados (N= 14; 82%); dos que referiram possuir filhos, a maioria (N= 2; 29%) encontrava-se na faixa de 1 a 3 filhos. A maioria (N=10; 59%) referiu residir em imóvel próprio tendo a totalidade de amostra mencionado possuir recursos na residência tais como telefone celular, computador e televisão. A renda familiar da maioria da amostra (N=11; 65%) foi acima de seis salários mínimos. Com relação à opinião dos discentes sobre o curso CEFPEPE, a maioria (N=16; 94,4%) considerou o curso muito aproveitável sendo o cansaço físico o fator que mais atrapalhou a maioria dos alunos (N=11; 67%) durante o curso em sua opinião. As expectativas dos alunos ao final do curso são diversas, entretanto dizem respeito à possibilidade de atuação como docente. Para tanto, os alunos relatam terem adquirido no curso as ferramentas necessárias. Conclusão: Os dados analisados permitiram conhecer o perfil dos discentes/enfermeiros do CEFPEPE pólo Uberaba.Introduction: Specialization Course in Vocational Educational Training in Healthcare: Nursing (CEFPEPE) consists of moments in the distance where the student uses the virtual platform to perform the activities. In the face moments, the students have the opportunity to establish dialogic relations with their peers and thus reflect critically on their make and their role as educators in various health settings. Objective: To investigate the profile of students enrolled in CEFPEPE, distance education mode pole Uberaba. Methodology: this is a design study with descriptive cross-sectional quantitative approach. Results: Of the 17 students who made up most of the sample (N = 14, 82%) were female, aged 20 to 30 years (N = 12, 70%). There was a predominance of those who called themselves married or single (N = 7, 41%) for both, those who reported having children, the majority (N = 2, 29%) were in the range 1 to 3 children. The majority (N = 10, 59%) reported living in their own homes with the entire sample mentioned the residence has resources such as mobile phone, computer and television. The family income of most of the sample (N = 11, 65%) was higher than six minimum wages. With respect to the opinions of students on the course CEFPEPE, the majority (N = 16, 94.4%) considered the course 'very usable' and the 'physical fatigue' the factor that prevented the majority of students (N = 11; 67%) during the course of his opinion. The expectations of students at the end of the course are different, however concern the possibility of acting as a teacher. To this end, students report having acquired the necessary tools in the course. Conclusion: The analyzed data allowed to identify the characteristics of students / nurses CEFPEPE pole Uberaba.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação profissionalEducação em enfermagemEducação à distânciaEducação de pós-graduação em enfermagemPerfil do discente/enfermeiro do curso de especialização de formação pedagógica em educação profissional na área da saúde: enfermagem do pólo Uberaba, MGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_w_lace_alan_araujo_cefpep.pdfapplication/pdf878479https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DUGJN/1/tcc_w_lace_alan_araujo_cefpep.pdfa92735390a9d5f5d2bfbe1ad9d7db2b5MD51TEXTtcc_w_lace_alan_araujo_cefpep.pdf.txttcc_w_lace_alan_araujo_cefpep.pdf.txtExtracted texttext/plain47930https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DUGJN/2/tcc_w_lace_alan_araujo_cefpep.pdf.txted0a7fdeb7265382aefc184682d62789MD521843/BUBD-9DUGJN2019-11-14 07:33:51.44oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9DUGJNRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:33:51Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Perfil do discente/enfermeiro do curso de especialização de formação pedagógica em educação profissional na área da saúde: enfermagem do pólo Uberaba, MG
title Perfil do discente/enfermeiro do curso de especialização de formação pedagógica em educação profissional na área da saúde: enfermagem do pólo Uberaba, MG
spellingShingle Perfil do discente/enfermeiro do curso de especialização de formação pedagógica em educação profissional na área da saúde: enfermagem do pólo Uberaba, MG
Walace Alan Araujo
Educação em enfermagem
Educação à distância
Educação de pós-graduação em enfermagem
Educação em enfermagem
Capacitação profissional
title_short Perfil do discente/enfermeiro do curso de especialização de formação pedagógica em educação profissional na área da saúde: enfermagem do pólo Uberaba, MG
title_full Perfil do discente/enfermeiro do curso de especialização de formação pedagógica em educação profissional na área da saúde: enfermagem do pólo Uberaba, MG
title_fullStr Perfil do discente/enfermeiro do curso de especialização de formação pedagógica em educação profissional na área da saúde: enfermagem do pólo Uberaba, MG
title_full_unstemmed Perfil do discente/enfermeiro do curso de especialização de formação pedagógica em educação profissional na área da saúde: enfermagem do pólo Uberaba, MG
title_sort Perfil do discente/enfermeiro do curso de especialização de formação pedagógica em educação profissional na área da saúde: enfermagem do pólo Uberaba, MG
author Walace Alan Araujo
author_facet Walace Alan Araujo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Raissa Silva Souza
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Valda da Penha Caldeira
dc.contributor.author.fl_str_mv Walace Alan Araujo
contributor_str_mv Raissa Silva Souza
Valda da Penha Caldeira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Educação à distância
Educação de pós-graduação em enfermagem
topic Educação em enfermagem
Educação à distância
Educação de pós-graduação em enfermagem
Educação em enfermagem
Capacitação profissional
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação em enfermagem
Capacitação profissional
description Introdução: O Curso de Especialização de Formação Pedagógica em Educação Profissional na Área da Saúde: Enfermagem (CEFPEPE) é constituído por momentos à distância onde o aluno utiliza a plataforma virtual para realizar as atividades. Nos momentos presenciais, os discentes têm a oportunidade de estabelecer relações dialógicas com seus pares e, desta forma refletir criticamente sobre seu fazer e seu papel como educador nos diversos contextos de saúde. Objetivo: investigar o perfil de alunos matriculados no CEFPEPE, modalidade educação à distância do pólo Uberaba. Metodologia: trata-se de um estudo com delineamento descritivo, transversal, com abordagem quantitativa. Resultados: Dos 17 discentes que compuseram a amostra a maioria (N=14; 82%) era do sexo feminino, na faixa etária de 20 a 30 anos (N=12; 70%). Havia predomínio dos que se denominavam solteiros ou casados (N= 14; 82%); dos que referiram possuir filhos, a maioria (N= 2; 29%) encontrava-se na faixa de 1 a 3 filhos. A maioria (N=10; 59%) referiu residir em imóvel próprio tendo a totalidade de amostra mencionado possuir recursos na residência tais como telefone celular, computador e televisão. A renda familiar da maioria da amostra (N=11; 65%) foi acima de seis salários mínimos. Com relação à opinião dos discentes sobre o curso CEFPEPE, a maioria (N=16; 94,4%) considerou o curso muito aproveitável sendo o cansaço físico o fator que mais atrapalhou a maioria dos alunos (N=11; 67%) durante o curso em sua opinião. As expectativas dos alunos ao final do curso são diversas, entretanto dizem respeito à possibilidade de atuação como docente. Para tanto, os alunos relatam terem adquirido no curso as ferramentas necessárias. Conclusão: Os dados analisados permitiram conhecer o perfil dos discentes/enfermeiros do CEFPEPE pólo Uberaba.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-12-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T07:20:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T07:20:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DUGJN
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DUGJN
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DUGJN/1/tcc_w_lace_alan_araujo_cefpep.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DUGJN/2/tcc_w_lace_alan_araujo_cefpep.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a92735390a9d5f5d2bfbe1ad9d7db2b5
ed0a7fdeb7265382aefc184682d62789
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676894207213568