O mundo em um "click": âncoras de carreiras e aspirações profissionais da geração Y

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Michelle de Souza Rocha
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9B7HZ7
Resumo: As mudanças no mundo trabalho resultaram, em parte, das inovações tecnológicas e da globalização. A denominada Geração Y, composta pelos nascidos entre o fim dos anos 70 e meados dos anos 90, traz consigo valores específicos quanto ao trabalho e carreira e acompanham com entusiasmo as novidades da tecnologia. Dentre as características associadas a essa geração podem-se destacar oimediatismo, a autoconfiança, o gosto pela liberdade e por desafios. Outra característica é a divisão nítida entre vida pessoal e profissional. A respeito de suas expectativas profissionais, a Geração Y deseja manter o controle sobre sua carreira, ascendendo rapidamente. O objetivo desse trabalho foi relacionar as características descritas na literatura a respeito da Geração Y às âncoras melhor pontuadas no Inventário criado por E. Schein (1978, 1993). Quanto à metodologia, segundo aclassificação adotada em Vergara (2004), em relação aos fins, tratou-se de uma pesquisa descritiva e explicativa. Em relação aos meios de investigação, tratou-se de um estudo de caso. Para análise de dados, utilizou-se o método da análise de cluster sobre o resultado do inventário aplicado a 333 jovens da faixa entre os 20 e 30 anos. As âncoras Puro Desafio (PD), Criatividade Empreendedora (CE) e Estilode Vida (EV) foram as três âncoras melhor pontuadas entre os participantes. A partir dos dados obtidos, conclui-se o uso do inventário confirma a forte busca desses jovens por desafios, a possibilidade de desenvolver uma atividade inovadora e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, características descritas pela literatura. Considerando a convivência de mais de uma geração nas empresas, é importanteatentar-se as características da Geração Y ao definir as políticas de Recursos Humanos, de forma a atrair e manter esses jovens talentos interessados e dedicados ao desenvolvimento profissional e crescimento da empresa.
id UFMG_ebb65e6aaf670aee587a9fb8731cb4ce
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9B7HZ7
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Antonio Del Maestro FilhoBernardete Oliveira S. Viana DiasMichelle de Souza Rocha2019-08-13T05:52:06Z2019-08-13T05:52:06Z2011-03-02http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9B7HZ7As mudanças no mundo trabalho resultaram, em parte, das inovações tecnológicas e da globalização. A denominada Geração Y, composta pelos nascidos entre o fim dos anos 70 e meados dos anos 90, traz consigo valores específicos quanto ao trabalho e carreira e acompanham com entusiasmo as novidades da tecnologia. Dentre as características associadas a essa geração podem-se destacar oimediatismo, a autoconfiança, o gosto pela liberdade e por desafios. Outra característica é a divisão nítida entre vida pessoal e profissional. A respeito de suas expectativas profissionais, a Geração Y deseja manter o controle sobre sua carreira, ascendendo rapidamente. O objetivo desse trabalho foi relacionar as características descritas na literatura a respeito da Geração Y às âncoras melhor pontuadas no Inventário criado por E. Schein (1978, 1993). Quanto à metodologia, segundo aclassificação adotada em Vergara (2004), em relação aos fins, tratou-se de uma pesquisa descritiva e explicativa. Em relação aos meios de investigação, tratou-se de um estudo de caso. Para análise de dados, utilizou-se o método da análise de cluster sobre o resultado do inventário aplicado a 333 jovens da faixa entre os 20 e 30 anos. As âncoras Puro Desafio (PD), Criatividade Empreendedora (CE) e Estilode Vida (EV) foram as três âncoras melhor pontuadas entre os participantes. A partir dos dados obtidos, conclui-se o uso do inventário confirma a forte busca desses jovens por desafios, a possibilidade de desenvolver uma atividade inovadora e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, características descritas pela literatura. Considerando a convivência de mais de uma geração nas empresas, é importanteatentar-se as características da Geração Y ao definir as políticas de Recursos Humanos, de forma a atrair e manter esses jovens talentos interessados e dedicados ao desenvolvimento profissional e crescimento da empresa.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAdministraçãoGeração YÂncoras de carreiraCarreiraO mundo em um "click": âncoras de carreiras e aspirações profissionais da geração Yinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_michelle_s_rocha__cege_2011.pdfapplication/pdf8633677https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9B7HZ7/1/monografia_michelle_s_rocha__cege_2011.pdf7c49a79f75a35d3ebca6f4525a9b44dcMD51TEXTmonografia_michelle_s_rocha__cege_2011.pdf.txtmonografia_michelle_s_rocha__cege_2011.pdf.txtExtracted texttext/plain131715https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9B7HZ7/2/monografia_michelle_s_rocha__cege_2011.pdf.txt564103dd1db316776a2f3e7dfb7790a6MD521843/BUOS-9B7HZ72019-11-14 21:24:26.866oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9B7HZ7Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T00:24:26Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O mundo em um "click": âncoras de carreiras e aspirações profissionais da geração Y
title O mundo em um "click": âncoras de carreiras e aspirações profissionais da geração Y
spellingShingle O mundo em um "click": âncoras de carreiras e aspirações profissionais da geração Y
Michelle de Souza Rocha
Geração Y
Âncoras de carreira
Carreira
Administração
title_short O mundo em um "click": âncoras de carreiras e aspirações profissionais da geração Y
title_full O mundo em um "click": âncoras de carreiras e aspirações profissionais da geração Y
title_fullStr O mundo em um "click": âncoras de carreiras e aspirações profissionais da geração Y
title_full_unstemmed O mundo em um "click": âncoras de carreiras e aspirações profissionais da geração Y
title_sort O mundo em um "click": âncoras de carreiras e aspirações profissionais da geração Y
author Michelle de Souza Rocha
author_facet Michelle de Souza Rocha
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Antonio Del Maestro Filho
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Bernardete Oliveira S. Viana Dias
dc.contributor.author.fl_str_mv Michelle de Souza Rocha
contributor_str_mv Antonio Del Maestro Filho
Bernardete Oliveira S. Viana Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Geração Y
Âncoras de carreira
Carreira
topic Geração Y
Âncoras de carreira
Carreira
Administração
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Administração
description As mudanças no mundo trabalho resultaram, em parte, das inovações tecnológicas e da globalização. A denominada Geração Y, composta pelos nascidos entre o fim dos anos 70 e meados dos anos 90, traz consigo valores específicos quanto ao trabalho e carreira e acompanham com entusiasmo as novidades da tecnologia. Dentre as características associadas a essa geração podem-se destacar oimediatismo, a autoconfiança, o gosto pela liberdade e por desafios. Outra característica é a divisão nítida entre vida pessoal e profissional. A respeito de suas expectativas profissionais, a Geração Y deseja manter o controle sobre sua carreira, ascendendo rapidamente. O objetivo desse trabalho foi relacionar as características descritas na literatura a respeito da Geração Y às âncoras melhor pontuadas no Inventário criado por E. Schein (1978, 1993). Quanto à metodologia, segundo aclassificação adotada em Vergara (2004), em relação aos fins, tratou-se de uma pesquisa descritiva e explicativa. Em relação aos meios de investigação, tratou-se de um estudo de caso. Para análise de dados, utilizou-se o método da análise de cluster sobre o resultado do inventário aplicado a 333 jovens da faixa entre os 20 e 30 anos. As âncoras Puro Desafio (PD), Criatividade Empreendedora (CE) e Estilode Vida (EV) foram as três âncoras melhor pontuadas entre os participantes. A partir dos dados obtidos, conclui-se o uso do inventário confirma a forte busca desses jovens por desafios, a possibilidade de desenvolver uma atividade inovadora e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, características descritas pela literatura. Considerando a convivência de mais de uma geração nas empresas, é importanteatentar-se as características da Geração Y ao definir as políticas de Recursos Humanos, de forma a atrair e manter esses jovens talentos interessados e dedicados ao desenvolvimento profissional e crescimento da empresa.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-03-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T05:52:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T05:52:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9B7HZ7
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9B7HZ7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9B7HZ7/1/monografia_michelle_s_rocha__cege_2011.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9B7HZ7/2/monografia_michelle_s_rocha__cege_2011.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7c49a79f75a35d3ebca6f4525a9b44dc
564103dd1db316776a2f3e7dfb7790a6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793890632169684992